Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 15/01/2020. | Atualizado em 05/06/2020


Você sabe quais são as boas práticas para o profissional freelancer se promover? A principal delas é o networking. Assim, é interessante começar ajustando as suas redes sociais com uma boa foto de capa para Facebook e, assim, atrair novos clientes.

Afinal, o Facebook ainda lidera o ranking das redes sociais mais acessadas e pode servir como um excelente local para a divulgação do seu trabalho, desde que usado da forma mais adequada.

Quando você vai a um evento, um novo amigo o adiciona ou recebe alguma indicação, é por meio dos seus perfis que chegará o primeiro contato. Portanto, o seu lado profissional deve estar em evidência, certo? Então, agora você já sabe a importância deste conteúdo.

Se quer saber como criar fotos de capa adequadas, continue a leitura deste artigo e confira um material completo!

O poder da imagem no marketing visual

Antes de começarmos a passar as dicas, é preciso falar um pouquinho do poder que o marketing visual tem diante dos consumidores e mostrar como usá-lo da maneira adequada pode contribuir para atrair clientes.

Primeiramente, você deve usar a capa para Facebook a fim de chamar a atenção do seu potencial cliente logo de cara, basta lembrar do ditado “a primeira impressão é a que fica” e tornar esse momento memorável. Uma foto de produção própria ou não pode ser usada nesse espaço da rede social para explorar o marketing visual.

Uma pesquisa reportada pela Brain Rules mostra que 65% das pessoas tendem a se lembrar de informações que lhes foram apresentadas por meio de uma imagem. Assim, você pode combinar essa tendência com a escolha certa de cores e criar uma capa para Facebook perfeita e altamente profissional para a divulgação do seu trabalho.

Agora, vamos finalmente às dicas para criar fotos de capa profissionais! Confira abaixo.

1. Conheça as dimensões

A primeira dica sobre como criar uma capa para Facebook é compreender as suas dimensões específicas. É preciso ficar atento a elas e, assim, obter o melhor resultado visual possível. Dessa forma, você não corre o risco de perder algo que pode ter ficado cortado, por exemplo.

Utilizamos os pixels como medida das imagens digitais. Para um bom resultado, uma capa de Facebook precisa ter, pelo menos, 851px de largura e 315px de altura. Outro desafio é garantir que elas estejam no tamanho (em bytes) ideal para a utilização, que é de 100KB.

Evite escolher uma foto que seja menor ou muito maior do que essas especificações, pois ela perderá o impacto visual, já que na maioria das vezes sua resolução será comprometida.

Frisamos que as imagens desse espaço devem ser salvas em JPG, e não em PNG, embora o segundo formato seja mais popular nas imagens para a web. A rede também dá preferência ao JPG com perfil de cores RGB.

Além disso, lembre-se dos dispositivos móveis quando for criar a sua capa, já que não é possível fazer upload de duas imagens diferentes para computador ou celular. Uma capa para Facebook com 640px de altura por 360px de largura já fica em boas condições para celulares.

2. Tenha em mente sua buyer persona

Agora que você já sabe o tamanho ideal, é preciso pensar no que você vai colocar na sua capa. Por isso, é necessário ter em mente a sua buyer persona.

Conhecer os seus potenciais clientes é essencial para conseguir elaborar algo que tenha relação com o seu trabalho e, ao mesmo tempo, atingir as pessoas certas. Se você ainda não tem conhecimento sobre o assunto, sugiro que acesse o nosso Fantástico Gerador de Personas.

Aqui, destacamos também que uma capa para Facebook não deve conter informações demais. Lembre-se de que ela é um recurso visual e que o excesso de itens impacta a receptividade dela. Crie algo que você gostaria de visualizar.

Além disso, uma grande quantidade de informações removeria a utilidade de outras funções da página, como os espaços designados para a inserção de CTAs, e-mails de contato, website e telefone. Portanto, a foto ideal deve ser simples e concisa.

3. Pense no que você quer comunicar

Uma dica muito importante na hora de criar uma capa para Facebook é pensar na mensagem que você vai passar por meio dela. Isso não significa que ela deva ser uma só, já que você pode trocar de imagem sempre que quiser.

Você pode usar esse espaço para falar sobre um evento, um lançamento de produto ou uma nova campanha. Também é possível usar filtros em datas comemorativas.

Além disso, há a possibilidade de criar alguma ilustração mostrando o que a sua marca faz, contar uma história relevante ou até mesmo explicar a trajetória da sua empresa. Use a criatividade nesse momento, mas não se esqueça de ser claro, objetivo e de evitar muitos textos.

4. Explore bancos de imagens

Não é novidade que os conteúdos visuais estão por toda parte, em vídeos, ilustrações ou imagens. Basta analisar as redes sociais, como o próprio Facebook, o Instagram e o YouTube.

As cores e as imagens chamam a atenção de qualquer pessoa, pois o cérebro é atraído por elas primeiro. Para ajudar a escolher as imagens mais adequadas para sua capa de Facebook, você pode apostar em bancos de imagens gratuitos, como:

  • Pixabay;
  • Unsplash;
  • Libreshot;
  • Pexels.

É possível escolher uma infinidade de imagens e montar a sua da melhor forma.

5. Escolha um software de edição

Mesmo que você encontre uma imagem perfeita, é provável que ela precise de algum tipo de edição. Estamos falando da inclusão de um logo, filtro ou até de informações.

Devemos lembrar que algumas coisas são proibidas no layout da capa de Facebook, como links, endereços e miniaturas de outras redes sociais.

Ao inserir esse tipo de informação, o site poderá remover a imagem, fazendo com que seja necessário desenvolver um novo layout.

Para uma boa edição, recomendamos o uso de algumas ferramentas, como:

  • Photoshop;
  • Illustrator;
  • Canva;
  • GIMP;
  • Inkscape;
  • Picmonkey.

Entre essas opções, as únicas ferramentas pagas são aquelas da família Adobe, sendo as demais completamente gratuitas.

6. Aposte na psicologia das cores

Uma excelente opção para criar imagens incríveis é apostar na psicologia das cores. Você sabe o que ela significa?

Trata-se de um estudo que mostra quais sentimentos ou emoções cada uma das cores representa para as pessoas a partir da identificação cerebral.

De acordo com diversas pesquisas, a cor azul representa a calma, o vermelho o amor ou a agressividade, o amarelo a criatividade ou a felicidade, por exemplo.

Inclusive, é possível consultar sites, como o Adobe Color, para escolher as combinações mais harmônicas.

As práticas que devem ser evitadas ao criar uma capa para Facebook

Além de todas essas dicas para ter uma página profissional, é preciso fugir de alguns aspectos na hora de criar sua capa para Facebook. Por isso, trouxemos algumas boas práticas para ajudá-lo ainda mais. Confira.

Evite imagens inapropriadas

Essa pode ser uma questão básica, mas é sempre importante ficar atento ao que é permitido pela rede social. Por lá, o usuário encontra o que pode ou não servir.

Fique longe dos clichês

Evite usar apenas a fotografia para ilustrar o espaço, aposte em efeitos visuais ou até mesmo em um pouco de texto. Seja destaque, em vez de ser confundido pelo comum.

Não exagere nos elementos

Essa dica vale para tudo o que você for usar, sejam textos ou elementos. Utilize-os com cautela para não poluir o visual.

Escolha um botão de CTA adequado

Aproveite a rede social para atrair leads. Portanto, comunique algo e aposte na chamada para ação certa. Você pode usar um “ligue agora” ou “envie um e-mail”, por exemplo, a fim de complementar o conteúdo da capa.

Como você pôde perceber, é possível criar mais de uma capa para Facebook e usá-la em diferentes momentos, o que é ótimo para quem quer um ambiente a mais para a divulgação do perfil.

Use essa rede social como uma grande aliada na construção de novos contatos para o seu trabalho e chame a atenção logo de cara, mostrando a sua qualidade e seriedade como profissional.

Gostou do texto? Que tal agora aprender a usar o networking a seu favor? Baixe o nosso guia completo sobre o tema e alavanque a sua carreira de freelancer!

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto