Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 06/11/2020. | Atualizado em 03/11/2020


O cansaço mental é um grande inimigo de quem vive do trabalho freelancer, mas pode e deve ser combatido com boas atitudes. Veja quais são elas!

Você já pensou em abandonar a função de redator? Ou acordou com a sensação de que a vida não tem sentido algum? Já apertou a função soneca do celular e só levantou da cama horas após o previsto para o despertar?

Esses são alguns sinais do cansaço mental e físico que podem atingir quem vive do trabalho freelancer, principalmente após horas e horas de produção ao longo de muitos meses ou anos.

Com as incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus e inúmeras reviravoltas no mercado, muita gente está sofrendo com a saúde mental, deixando brechas para depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo desistência da atividade profissional.

No entanto, apesar de toda a instabilidade do momento, é possível investir no seu bem-estar, criando sentidos para a vida tanto profissional quanto pessoal.

Quer dar um up em sua rotina no home office? Então veja as seis dicas que selecionei especialmente para você!

Descubra como o home office pode aumentar o cansaço mental

Ao contrário de um trabalho CLT, quem vive da função de freelancer não tem a segurança de um valor X no final de cada mês. Há períodos de escassez, outros de abundância ou até mesmo somente de meros pingados.

Assim, é quase impossível não se preocupar com o vencimento dos boletos, observando a falta de trampos ou até mesmo as desistências de clientes fixos ou esporádicos.

Com isso, a mente começa a criar situações que ainda nem aconteceram, abrindo espaço para a tão temida ansiedade. A insônia pode bater à porta, assim como o sono por longas horas. É como uma montanha-russa de sentimentos. Altos e baixos.

Cientes das incertezas da rotina de freela, muitas pessoas trabalham bem mais em comparação a um emprego formal, ou seja, a mente se sobrecarrega, fazendo com que o foco diminua tão quanto a produção. Afinal, sem concentração, fica quase impossível manter uma boa rentabilidade ao longo dos dias.

Apesar de a situação ser tensa nesse sentido, há alternativas para evitar tais problemas, como mostrarei a partir de agora!

1. Desligue-se das redes sociais

A primeira dica é básica, mas extremamente importante. Muita gente perde horas por dia após entrar nas redes sociais. Isso porque sempre tem algum colega puxando assunto, um artigo interessante para ler ou até uma postagem que cause indignação.

Há quem goste de entrar em debates políticos, ideológicos e também referentes às polêmicas que semanalmente surgem no noticiário.

Incrivelmente, uma simples entradinha em determinada rede social pode consumir mais de uma hora do seu dia. E o pior: o hábito vicia e afeta negativamente a sua produção.

Portanto, crie uma meta para entrar somente após a conclusão dos seus trabalhos ou, caso você pegue trabalhos em determinados grupos, que a conexão se restrinja a isso.

2. Avalie seus relacionamentos

Existem pessoas que podem minar a sua produção, principalmente quando há relacionamentos doentios.

Por isso, vale a pena evitar pessoas tóxicas, que sempre têm pensamentos negativos ou até mesmo contrários a sua evolução.

Nesse quesito, é importante avaliar os relacionamentos para evitar problemas em sua produção diária.

Afinal, ao se preocupar com necessidades alheias, geralmente há uma perca de foco, trazendo sérios prejuízos.

3. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas ajuda a liberar dopamina, uma substância que dá prazer e melhora o bem-estar, aumentando a motivação.

Além disso, contribui para a qualidade do sono e também para a qualidade de vida, ou seja, o cansaço mental será devidamente combatido, principalmente aquele que deixa muita gente estática na cama.

Com o corpo devidamente ativo, a mente trabalha com mais rapidez, trazendo agilidade e pensamentos mais otimistas. Assim, vale a pena investir em caminhadas, corrida, bike, musculação, entre infindáveis atividades.

Escolha uma que esteja de acordo com o seu estilo de vida e conte sempre com uma orientação de um educador físico.

4. Medite

A meditação acontece quando você investe no poder do foco. Ela pode vir por meio de uma canção tranquila ou de movimentos de ioga, por exemplo.

Há quem medite em contato com a natureza ou lendo um bom livro. Cada pessoa tem hábitos diferenciados. Procure se conhecer profundamente e observe situações que contribuem para acalmar a sua mente.

Praticando a meditação, certamente o cansaço mental se manterá afastado do seu dia a dia.

5. Tenha uma alimentação saudável

A quinta dica pode ser bem difícil de ser seguida pelas pessoas que vivem do home office. Afinal, há tentações na geladeira, na gaveta da mesa do notebook etc.

No entanto, quem come mal pode sofrer com a produção, pois o corpo fala e dá sinais de cansaço, seja mental ou físico.

Por exemplo, o café em excesso aumenta a ansiedade e causa insônia. Já os chocolates podem elevar o peso, e bebidas alcoólicas enfraquecem o sistema imunológico, trazendo desânimo e maus sentimentos.

Assim, faça um esforço para inserir mais frutas, verduras, legumes, sucos naturais e alimentos ricos em proteínas e fibras em sua alimentação. E, claro, beba muita água!

6. Faça atividades prazerosas

Independentemente de quanto você produza ao longo de uma semana, é extremamente importante reservar pelo menos um dia para o descanso e para atividades prazerosas voltadas aos hábitos saudáveis.

Aliás, quem mantém o equilíbrio diário na produção consegue ter mais concentração e produz mais, evitando o cansaço mental.

Por isso, se você gosta de assistir a séries, jogar videogame, RPG, tomar um bom banho de cachoeira, fazer trabalho voluntário ou cuidar de plantas, reserve tempo para o seu hobby ou novas habilidades profissionais.

Isso porque o ser humano precisa encontrar atividades que vão além do trabalho para dar sentido à vida. Há quem se encontre em determinada espiritualidade ou em um curso sobre artesanato.

O importante é sempre investir no que faz você se sentir melhor como ser humano. Assim, certamente o cansaço mental se manterá afastado do seu dia a dia, abrindo espaço para o seu sucesso profissional!

Que tal se desconectar um pouquinho com esta playlist que preparamos para você?

Foca no Freela: a playlist de produtividade da Comunidade Rock ContentPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *