Os segredos para começar um canal de sucesso no YouTube

Os segredos para começar um canal de sucesso no YouTube

O YouTube já é a segunda maior ferramenta de buscas da internet e, portanto, uma oportunidade incrível para produzir conteúdo. Quer aprender como criar um canal de sucesso? Confira as dicas dos nossos parceiros especialistas no assunto da Vidmonsters.

O YouTube já é uma das principais ferramentas de comunicação que as empresas utilizam. E cada vez mais pessoas procuram se informar através dos vídeos. Dados do relatório do YouTube Insights 2018 mostram que, em 4 anos, o consumo de vídeos dentro da plataforma cresceu em 135%.

Se você ainda não possui um canal no YouTube, está mais do que na hora de pensar em criar um.

Mas assim como em qualquer canal de uma estratégia de marketing de conteúdo, existem boas práticas que podem determinar o sucesso ou não dos esforços investidos.

Por isso, compilamos os segredos que nenhum YouTuber milionário te conta, mas você precisa ter em mãos. para acertar em cheio ao criar e desenvolver seu canal.

Antes de tudo: determine o que é sucesso para você

O que você espera conquistar com a criação do seu canal no YouTube? A resposta para essa pergunta é a sua definição de sucesso.

Monetização dentro da própria plataforma? Atração e engajamento dos potenciais clientes para a sua empresa? Criação de um novo canal de aquisição de leads?

Seja qual for a sua razão para iniciar um canal, mapear claramente suas expectativas é a principal diretriz para determinar todas as suas ações e conteúdos que serão desenvolvidos.

Há ainda outro ponto de suma importância neste aspecto. Só é possível determinar os indicadores de que você está no caminho certo, ou seja, os KPIs da sua estratégia, se você tiver, de forma muito clara e palpável, a tradução de sucesso no YouTube para você.

Características de um canal de sucesso no YouTube

É fato que, independente do seu objetivo, há certas características que fazem parte da composição do sucesso de um canal no YouTube.

Não existe fórmula mágica quando se fala em canais na plataforma. Mas sim em pontos em comum que você deve estudar e replicar no seu. São eles:

Atende à um nicho específico

Não adianta tentar agradar a gregos e troianos.

Uma das características mais marcantes dos canais de sucesso no YouTube é que eles abordam  um nicho específico. Este é um dos fatores principais na hora de garantir uma legião de fãs altamente engajada.

Na hora que estiver criando o seu canal no YouTube, lembre-se da sua persona. Por exemplo, você pode ter um canal sobre finanças e o nicho são pessoas que estão procurando informações sobre investimentos.

Junto a isto, também deve ser definido o tipo de abordagem do canal. Para tal, estude canais de nichos parecidos com o seu e veja quais são os tipos de vídeos com mais visualizações e com mais engajamento. Identifique ainda o tom de linguagem, o tempo de duração dos vídeos e tudo que pode ser útil para guiá-lo nos primeiros passos.

Esses padrões irão ajudar e muito a mostrar o caminho para o seu sucesso.

Tem um calendário editorial

O calendário editorial é um cronograma de postagem de conteúdo. Tê-lo é uma das  principais regras para os canais de sucesso no YouTube. Afinal, ele será o responsável por ditar e manter a periodicidade dos vídeos.

Alguns canais postam vídeos somente alguns dias por semana, outros chegam a postar todos os dias. Mas todos os canais de sucesso seguem um calendário editorial.

Essa ferramenta é de suma importância, já que ajuda a organizar, segmentar e planejar as melhores datas, horários e momentos para seus vídeos irem ao ar.

Com ele, você irá conseguir manter o canal atualizado e ainda planejar a divulgação dos vídeos sem deixar a audiência na mão. Além da frequência também causar impacto positivo no SEO.

É personalizado

Os canais de sucesso no YouTube são conhecidos, também, por terem uma identidade própria. E o seu canal também deve ter uma personalização única, seguindo o padrão visual da sua marca.

Apesar de parecer algo pequeno, esse cuidado faz toda a diferença, e é por isso que você deve apostar em banners e thumbnails poderosos.

O banner do seu canal deve ser uma imagem atrativa, combinando as cores com a ideia do seu canal como um todo. Lembre-se de utilizar o banner para enviar uma mensagem forte para quem chegar até você na plataforma.

As thumbnails, que são as capas dos vídeos, também devem ter uma atenção especial. Canais de sucesso apostam em thumbnails bem produzidas pois sabem que elas são uma fonte de atração para o vídeo, e consequentemente, geram mais visualizações.

Só não vale criar imagens falsas e/ou que não tenham a ver com o conteúdo do vídeo, propriamente dito. Apesar de ser uma tática que pode aumentar o número de clicks, em contrapartida irá prejudicar um fator ainda mais importante para seu desempenho: o tempo de permanência da audiência dentro do vídeo.

Mantêm um relacionamento próximo com o público

Por muitos anos, a TV e o rádio eram as únicas formas de comunicação, sendo uma via de mão única. Com as redes sociais e o YouTube, a comunicação se tornou uma via de mão dupla entre o público e o produtor de conteúdo.

Uma parte essencial do sucesso do seu canal no YouTube será a comunicação entre você e o seu público.

As pessoas terão total liberdade para comentar, elogiar, fazer críticas e sugestões em seus vídeos. É seu papel responder o máximo de comentários possíveis e dar atenção especial ao seu público.

Inclusive, fique de olho nas sugestões de conteúdos e possíveis dúvidas que surgirem por parte do público. Você pode tirar insights valiosos para gravar novos vídeos a partir deles.

Como divulgar seu canal e alcançar bons resultados

Não basta somente replicar as características de sucesso de um canal no YouTube.

Há outros diversos fatores que contribuem para o alcance de bons resultados dentro da plataforma. Além da produção de vídeos de qualidade, é essencial divulgar o canal em outras mídias e também adotar estratégias para o conteúdo nos vídeos.

Para alcançar bons resultados no YouTube, anote e coloque em prática as seguintes ações:

Alie-se às outras redes sociais

As redes sociais serão a sua arma mais poderosa para a divulgação dos seus vídeos.

É muito importante estudar a sua persona e entender em quais redes o seu público está presente. De nada adiantará postar no Instagram se o seu público está apenas no LinkedIn ou no Facebook, não é mesmo?

Ao postar nas redes sociais, convide as pessoas para assistir o seu vídeo e também a interagirem com ele. Ainda, é válido postar teasers, mostrando o que o conteúdo irá tratar.

Quando se trata de divulgações em redes sociais, sua criatividade é a sua melhor ferramenta.

SEO é fundamental

Não cometa o erro de ignorar as boas práticas de SEO para YouTube.

Muitos ainda não sabem, mas o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas no próprio Google. Isso quer dizer que a plataforma possui seu próprio sistema de classificação e ranqueamento, através de algoritmos.

Faça uma pequena busca com uma palavra-chave no YouTube e irá aparecer um milhão de resultados, mas somente aqueles que estão no topo é que terão mais chances de serem assistidos. Como eles chegaram lá?

O YouTube leva em considerações diversos critérios para ranquear um vídeo, os principais são:

  • Informações no título;
  • Palavras-chave no título e na descrição;
  • Tags;
  • Duração dos vídeos;
  • Número de plays;
  • Tempo de permanência da audiência dentro do vídeo.
  • Likes e deslikes

Fique de olho em cada um destes ítens e invista sempre nas otimizações.

Como escrever para SEO

Aposte nas Collabs

Outra estratégia para seu canal no YouTube crescer e ser um sucesso é apostar em collabs com outras empresas, pessoas ou influenciadores digitais.

Essa é uma ótima forma de conseguir visibilidade para o canal a curto/médio prazo, já que as colaborações trazem um público novo para você

É importante que, ao convidar alguém para uma collab, o perfil trabalhe com um nicho parecido com o seu. Caso contrário, há poucas chances do público se interessar pelo seu conteúdo.

Aperte o play

Não deixe se intimidar pela quantidade de informação para dar o play na estratégia.

Pois apostar na plataforma é uma das melhores maneiras de divulgar seu negócio, principalmente com o vídeo marketing em franco crescimento. O mais importante, inicialmente, é não ficar parado e lançar mão na criação de peças audiovisuais que deem o start que você precisa.

Em curto tempo e seguindo essas dicas, você já estará pronto para ter um canal de sucesso no YouTube.

Nota do editor:
Se você é fã de conteúdos em vídeo, assim como a gente e a equipe da Vidmonsters, aproveite para conferir o Freela Talks, nossa série exclusiva de videoaulas. Já são mais de 20 conteúdos gratuitos e nos mais diversos temas!

Freela Talks