Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 29/04/2017. | Atualizado em 08/01/2020


Já reparou o quanto o café da manhã é importante para um dia produtivo? Conheça os alimentos que vão potencializar a sua produtividade todas as manhãs!

A correria cotidiana frequentemente faz com que a gente pule algumas tarefas pessoais ao longo do dia. Uma delas, talvez a mais importante, é o café da manhã. Na maioria das vezes, deixamos de nos sentar à mesa e apreciar este momento porque vamos nos atrasar para o trabalho ou simplesmente porque acordamos sem fome.

Porém, ignorar o café da manhã influencia diretamente no seu rendimento, na disposição e, claro, na saúde. Também afeta o desempenho cerebral, devido à falta de glicose. Sem ela, você pode ter fadiga mental.

Além de se alimentar bem, é preciso escolher o alimento certo, pois alguns deles têm o poder de aumentar ainda mais o seu rendimento.

Ou seja: um redator de webque deixa de tomar um café da manhã adequado tem grandes chances de ter a criatividade prejudicada. Para conseguir se concentrar e ter bons insights para desenvolver seu trabalho, é essencial mudar os hábitos.

Para além do trabalho, ter uma refeição rica em vitaminas e antioxidantes ainda ajudam a melhorar sua memória e também a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Se você quer começar a comer corretamente, mas não tem tempo e não sabe como, não se preocupe. Vamos te mostrar quais são os alimentos que não podem faltar no seu café da manhã e alguns que podem ser evitados. Preparamos uma lista de refeição ideal, incluindo bebidas, frutas e outros itens que ajudam em um melhor desempenho. Confira:

Quais alimentos não podem faltar no café da manhã

Café preto e leite

O leite tem fósforo, mineral fundamental para o funcionamento do cérebro. O nutriente ajuda a evitar a sobrecarga provocada pelas atividades mentais.

Já o café, uma das bebidas mais consumidas do Brasil, aumenta a atividade cerebral e ajuda a melhorar a memória. O ideal é a ingestão de 2 xícaras da bebida por dia, segundo uma pesquisa de uma universidade austríaca.

Porém, ele não é nada nutritivo, por isso é preciso que você consuma algo complementar. Não tome apenas o café puro nem em excesso, pois muita cafeína pode afetar seu rendimento, causar insônia, irritabilidade, dor de cabeça e ansiedade. E nada disso é bom para quem precisa estar bem e com mente cheias de ideias!

Frutas

As frutas são ricas em glicose, que é essencial para o funcionamento dos neurônios cerebrais. A falta de glicose, chamada de hipoglicemia, pode comprometer o raciocínio, a atenção e a concentração.

Pêssegos, kiwi, uva, maçãs, e principalmente morangos são ricos em fisetina, substância que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

Sucos naturais

Os sucos naturais, principalmente de frutas cítricas (como laranja, acerola, limão, tangerina e kiwi), são ricos em vitamina C. Também são antioxidantes e ajudam na atividade química dos neurônios, melhorando a memória e a concentração.

A água de coco também é uma boa pedida, já que ela é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas

Faça um mix de grãos com castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas. As nozes ajudam no raciocínio, já que contêm alto teor de antioxidantes e, por isso, combatem, os danos causados pelos radicais livres no DNA das células cerebrais.

As castanhas são fonte de gorduras boas, de vitaminas E e complexo B e têm selênio, que atua contra os efeitos dos radicais livres. As amêndoas também contêm vitamina E, que é fundamental para combater os efeitos do envelhecimento no cérebro, e ainda ajudam na cognição, que inclui atenção, memória, aprendizado e outras funções cerebrais.

Já as frutas secas podem ter até mais vitaminas que as frutas in natura.

Iogurte natural

O cálcio existente no iogurte natural ajuda as funções nervosas. Ele oferece ao cérebro a tirosina, uma substância que contribui para a produção de neurotransmissores, como a noradrenalina, que influencia no humor e na ansiedade.

O iogurte também é rico em dopamina, que auxilia no controle de movimentos, no aprendizado, nas emoções, na cognição, na memória e também no humor.

Cereais

Os cereais são ideais para o café da manhã, pois são ricos em vitamina E. A falta desse nutriente antioxidante pode causar danos nas fibras nervosas e provocar alterações neurológicas como diminuição dos reflexos e da sensibilidade vibratória.

Tudo isso atrapalha a concentração, essencial para o redator web.

Linhaça

A linhaça tem ômega 3, lipídio que tem propriedade anti-inflamatória e antioxidante e que combate os radicais livres do organismo. Além disso, melhora o sistema imunológico e o funcionamento cerebral, o que deixa a mente funcionando melhor e com mais rapidez.

Mexido de ovo

O ovo é uma ótima fonte de acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para a memória e para o aprendizado. Ele ajuda na formação dos neurônios e reparação das células cerebrais danificadas.

O ovo também é uma fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam a comunicação entre os neurônios. Tem zinco, que age como anti-inflamatório e protege os neurônios contra os radicais livres; ácido fólico, ferro, proteína, manganês, fósforo e potássio.

Além disso, ajuda a prevenir a depressão.

Quais alimentos devem ser deixados de fora da mesa do café da manhã

Sucos industrializados

Os sucos adoçados, conhecidos como néctares de frutas, devem ser retirados da sua mesa e da sua vida. Isso porque eles são industrializados, quase não têm frutas e têm uma quantidade absurda de açúcar. Dê preferência para os sucos naturais, que você faz na hora.

Manteiga

Um café da manhã com manteiga é muito gostoso e todos nós sabemos disso. Porém, não é uma opção muito saudável. Se você quer ter saúde mental e também física, substitua a manteiga por queijo branco. Ele tem mais nutriente e menos gordura.

Pão branco

Outra dica importante é substituir o tradicional pãozinho branco por um integral, que é rico em fibras. Elas ajudam na digestão e auxiliam o funcionamento intestinal, evitando barriga inchada, gases e prisão de ventre.

A torrada integral também é uma boa alternativa para o seu café da manhã. Os produtos de trigo integral têm vitamina B3 (Niacina) e ajudam a desenvolver a memória, a concentração e a combater estresse.

Gostou das dicas que preparamos para você? Então já vá adaptando o seu café da manhã e aproveite para descobrir como criar e cultivar novos hábitos!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *