A importância de buscar uma boa formação profissional

A importância de buscar uma boa formação profissional

No conteúdo de hoje, confira uma reflexão sobre a importância de buscar uma boa formação profissional!

Dependendo da sua idade você é da época em que ter um diploma de graduação era uma das conquistas mais importantes da vida de alguém. Não que ainda não seja: a educação sempre deve ser valorizada e buscada incessantemente. Mas é que, até pouco tempo atrás, era o diploma que garantia um bom emprego em uma boa empresa.

Não precisamos ir longe: há dez anos, até o nome da instituição de ensino em que a pessoa se formava era crucial para que ela conseguisse boas oportunidades de trabalho. Hoje, embora a formação profissional ainda seja muito importante, ela não está mais atrelada apenas ao diploma. Ele faz muita diferença, é claro, principalmente nas profissões mais tradicionais, como nas áreas de medicina, direito e engenharia. Mas a formação profissional de fato pode – e deve – ir muito além das paredes da sala de aula.

O primeiro passo para buscar uma boa formação profissional ainda é a academia. Seja lá o que você quer fazer da sua vida, será muito melhor se for feito através da dinâmica do professor-aluno e, preferencialmente, através da convivência diária com colegas. Se você pode ter uma formação acadêmica, busque por ela. Os anos de faculdade geralmente são os mais divertidos da vida adulta.

Mas esse é apenas o primeiro passo. O segundo passo é se informar dentro da área em que você escolhe trabalhar. Ser redator web, por exemplo: alguém que faz jornalismo ou letras vai ter mais facilidade para desenvolver uma redação, mas fazer isso como ferramenta de marketing digital e de conteúdo só será possível se a pessoa em questão for atrás de novos conhecimentos.

Nesse exemplo específico temos inúmeras formas de aprender – inclusive gratuitamente, como no caso da Universidade Rock Content. Eu também faço minha parte, sugerindo insights de escrita criativa lá no Literama. Quem quer cursos mais aprofundados e focados em marketing digital ou qualquer outra área do conhecimento pode buscar as aulas online disponíveis em plataformas como Hotmart, Coursera e Udemy, que ofertam uma infinidade de cursos pagos.

O terceiro passo para buscar uma formação profissional sólida é praticando aquilo que você aprende. Não dá pra ficar só no gogó. Falar que fez curso e não saber desempenhar a atividade, de fato, é o que custa a muita gente a melhor oportunidade da vida. O diploma não é mais o item mais visado do currículo em inúmeras áreas de atividade: o que mais importa às empresas é a experiência do candidato e a vontade de aprender novas coisas.

E qual é, afinal, a importância disso tudo?

Bom, você já deve ter reparado que achar um emprego não é, pra muita gente, a coisa mais fácil do mundo. As pessoas estão envelhecendo mais, o que as faz trabalhar mais, o que estrangula mais o mercado de trabalho, o que faz com que os empregos fiquem escassos. Esse é um lado da moeda. O outro lado é a falta de mão de obra qualificada para desempenhar inúmeras funções que estão sempre com vagas abertas, mas sem ter quem as preencha.

A formação profissional conquistada com muito estudo e dedicação resolve boa parte desses dois problemas, dando mão de obra extremamente qualificada a mercados que precisam disso e querem pagar por isso. Em teoria, quanto melhor a qualificação do profissional, maior é seu salário.

Sabe aquela história de que há oportunidade de emprego para todo mundo que é bom, mesmo em tempos de crise? Pois adicione à frase a parte do: “e também dá pra ganhar muito dinheiro, ainda que na recessão”. Basta ser excelente naquilo que você faz.

Por isso, se você ainda não começou a sua formação profissional, ou se sente que parou no tempo e está muito desatualizado, retome os estudos, busque informações, visite mais o ambiente acadêmico, a biblioteca, os bons sites que vão te ajudar a melhorar seu posicionamento na sua área.

Se olharmos para o cenário que se forma a nossa frente, vamos viver muito tempo e precisamos gerar uma renda que nos permita conforto durante todo o percurso. Não se engane com fórmulas fáceis de sucesso para fazer o seu dinheiro: a menos que você ganhe uma bolada na loteria, apenas a formação profissional te dá chances de construir patrimônio.

Ela vem da educação, da informação, da leitura e da prática constante de novas atividades. Se você tiver esses quatro elementos na sua formação, está mais do que preparado/a para dominar o mundo. 😉

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do Literama.

Curso de Produção de Conteúdo para WebPowered by Rock Convert