Por Thiers Ferreira
Capixaba com cidadania mineira, é designer gráfico por paixão e mochileiro por vocação.
Publicado em 27/06/2017. | Atualizado em 27/06/2017
Você sabia que, além de encontrar imagens incríveis no DepositPhotos, você também pode usá-lo para vender as suas ilustrações e fotografias na web? Aprenda como usar e obter o melhor (inclusive peças gratuitas!) desse banco de imagens!
Que uma imagem vale mais do que mil palavras você já sabe, não é mesmo? Afinal de contas, essa expressão não é um clássico à toa.
Nesse contexto, utilizar um banco de imagens profissional para ter acesso aos melhores recursos audiovisuais é indispensável, sobretudo quando falamos em estratégias de Marketing de Conteúdo.
Aqui na Rock Content, levamos esse pensamento muito a sério, por isso, utilizamos o Depositphotos como nosso banco de imagens principal.
Quer entender a fundo como funciona o Deposit e otimizar sua busca de imagens de uma vez por todas? Então fique ligado no post de hoje!
Fundado por Dmitry Sergeev, em 2009, o Depositphotos é um dos bancos de imagens mais populares da atualidade. E isso não é pra menos! Afinal, seus números impressionam, veja:
Além disso, um diferencial importante do DepositPhotos é o seu marketplace. Lá você poder disponibilizar para venda as suas fotografias ou ilustrações e ganhar dinheiro com isso. Bom demais, não é mesmo?
Assim como qualquer outro banco, o Deposit disponibiliza diversas funcionalidades para deixar sua busca de imagens ainda mais precisa e te ajudar a não perder tempo.
Está curioso para saber quais são? Então vamos lá!
Ao digitar a palavra-chave no campo de busca, é ideal que você selecione o tipo de arquivo (1) que deseja: fotografia, vetor ou vídeo. Dessa forma, você já consegue evitar perder tempo olhando vetores quando o e-book que você está diagramando pede apenas fotografias.
Além disso, você pode agrupar (2) os resultados em 4 tipos de categorias:
Caso não esteja tão certo do que está procurando, você pode clicar no ícone (3) bem ao lado do campo de busca e carregar uma imagem como referência. O Deposit vai ler esse arquivo e te mostrar resultados similares.
No menu lateral esquerdo você encontra os seguintes filtros:
De um lado imagens com maior relevância, de outro com maior qualidade. Movimente a bolinha para o lado que mais se encaixa no perfil da sua busca.
Se estiver diagramando um e-book sobre administração, a categoria “business and finances” é a ideal; caso seja um infográfico sobre alimentação, “food and drink” é a mais aconselhável. Utilize essa lógica e voilá!
Quando trabalhamos com banco de imagens é normal termos fotógrafos preferidos, não é mesmo? Por isso, se estiver buscando por imagens com qualidade comprovada por você, é só adicionar o nome desses profissionais no filtro.
Em uma busca de imagens, é comum aparecer opções que vão contra o que estamos procurando. Sendo assim, utilize esse filtro para excluir os resultados indesejados adicionando determinadas palavras-chave.
Precisando cobrir um espaço vertical no e-book? Ou de uma foto bem horizontalizada para a capa? Bom, esse filtro é para esses exatos momentos.
Deseja fotos com direitos de uso totalmente liberados? Então marque essa opção. Caso contrário, é só clicar em “exclude editorial”. Geralmente, imagens editoriais têm os direitos de uso mais restritos.
Precisando de uma imagem de uma mulher, negra, com cerca de 30 anos? Ou um homem, asiático, de meia idade? Então esse é o filtro certo para você.
Seja pixels, polegadas ou centímetros, neste filtro você consegue buscar o tamanho de imagem ideal para o seu projeto.
Lembra das propagandas do Itaú que usam e abusam das cores da marca? Quando você precisar diagramar um e-book utilizando esse mesmo conceito, essa é a opção que você deve usar uma vez que ela filtra imagens que possuem o tom selecionado em sua composição.
Sabe quando você acessa um banco de imagens e tem aquele sentimento que já viu de tudo? Pensando exatamente nisso, o Deposit disponibiliza as última coleções hospedadas no site, com aquelas imagens que acabaram de sair do forno.
O recurso é dividido em 12 categorias que variam de acordo com a época. Ao mesmo tempo, opções como “business”, “family time” ou “sport & fitness”, sempre estarão por lá.
Utilizando o mesmo pensamento do tópico anterior, esse é um espaço que o site também disponibiliza aqueles arquivos que foram hospedados recentemente.
Ainda assim, ao contrário das últimas coleções, aqui são mostradas apenas uma única imagem, sem categorias definidas.
A dica é: gostou de alguma delas? Acesse o fotógrafo e confira mais seu trabalho. Quem sabe não é lá que você vai achar a capa do seu e-book.
Sua cota de imagens acabou? Seu limite expirou? Seu contrato ainda não foi renovado? Não se preocupe!
Periodicamente, o Deposit disponibiliza uma série de arquivos gratuitos. Isso mesmo, de graça! E não pense que são apenas fotografias. Aqui você tem acesso a vetores e vídeos também.
Muitas vezes, buscando uma imagem específica, nos deparamos com uma outro fotografia que no momento nem realizamos que iremos precisar. Mas, quando o tal momento chega, você se pergunta: cadê aquela foto?
Para te ajudar nessa situação, no menu lateral do site, você encontra as buscas mais recentes, onde você consegue visualizar as últimas palavras-chave pesquisadas e, consequentemente, achar o caminho para aquela imagem que não passou despercebida mas também não foi salva.
Se pararmos para pensar, conseguimos apontar pelo menos uma data comemorativa por mês, concorda?
Essas datas são peças-chave em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, são nessas épocas que aproveitamos para divulgar determinados materiais.
Nesse contexto, é muito comum termos que diagramar um e-book sobre empoderamento feminino para o Dia Internacional da Mulher ou educação financeira infantil para o Dia das Crianças.
Para ajudar a busca de imagens desses temas, nada melhor que coleção de feriados.
Gosta por demais de fotografia e quer ficar por dentro de tudo que acontece neste mundo? Com curadoria do Depositphotos, o Birds in Flight é uma revista digital sobre fotografia e cultura visual.
Mas, se você além de gostar de fotografia, também curte design, vídeo, tecnologia, negócios, entre outras cositas mas, o blog do Deposit é o seu lugar!
Lembre-se: conhecimento nunca é demais! E ele pode ajudar – e muito – a desenvolver seu trabalho!
E aí, conhece alguma funcionalidade que não foi citada? Tem uma dica quentinha sobre como otimizar a busca de imagens no Depositphotos? Então deixe sua contribuição nos comentários!
Deixe uma resposta