Por Talita

Formada em Comunicação pela PUC Minas, viciada em chocolate, apaixonada por sapatos, futebol e cachorrinhos, Rock Content it girl e miniBeyoncé!

Publicado em 03/11/2014. | Atualizado em 16/06/2017


Powered by Rock ConvertQuem se aventura no mundo das palavras e tem habilidade para organizá-las de forma coerente, tem em mãos uma grande oportunidade de se tornar um redator freelancer de sucesso. Vale lembrar que esse mercado está super em alta, uma vez que o marketing de conteúdo, os blogs e toda a comunicação digital […]

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Quem se aventura no mundo das palavras e tem habilidade para organizá-las de forma coerente, tem em mãos uma grande oportunidade de se tornar um redator freelancer de sucesso. Vale lembrar que esse mercado está super em alta, uma vez que o marketing de conteúdo, os blogs e toda a comunicação digital estão bombando.

Contudo, não basta querer escrever para a web. É preciso ficar atento a algumas questões que dizem respeito a esse fantástico mundo do redator freela. Se você se interessou, mas ainda não sabe como se tornar um redator dos bons, confira nosso post e saiba o que pode te diferenciar dos demais como um redator top de linha!

Planeje-se

Antes de qualquer coisa lembre-se de que é essencial organizar a sua rotina. Tenha em mente que quanto mais você produzir, mais demandas terá e, por isso, é importantíssimo ser muito organizado. Para isso, anote tudo que tem para fazer, os prazos, as especificidades de cada projeto, cliente ou tema que precisa produzir. E não vá engavetar seu planejamento, ok?!

Use-o como um guia e cumpra-o para não se embolar nas suas demandas. Tenha em mente que o seu contratante está contando com você, e deixá-lo na mão por falta de organização pega muito mal.

Cumpra prazos

Uma das regras para qualquer profissional freelancer é respeitar os prazos. O tal do deadline dá muita dor de cabeça, tanto para quem contrata quanto para quem executa as demandas. A melhor forma de evitar sofrer com essa palavra que assombra muita gente é cumprir o planejamento e se organizar para não encavalar seus prazos, não conseguir cumpri-los e ainda deixar seu cliente na mão.

Se você tiver problemas com algum prazo, avise com antecedência. Seja transparente, ético e sincero. Saiba que até mesmo recusar uma demanda é muito mais profissional do que pegar tudo que lhe for proposto e não conseguir atender. Pense nisso antes de sair topando qualquer serviço!

Estabeleça limites

Para não se embolar no que você precisa entregar é importante também que você pratique diariamente o exercício do autoconhecimento. Quantos textos você consegue produzir diariamente com qualidade? Assuma compromissos dentro do seu limite.

Tenha sempre em mente que é melhor produzir menos, mas manter a qualidade, do que produzir textos e mais textos com uma qualidade apenas aceitável. Lembre-se também de que nesse mercado é preciso construir a própria reputação. Para isso, alie qualidade e compromisso e você nunca ficará sem o seu freela de cada dia.

Outra dica é: se você não domina um assunto, não diga que consegue produzir. É melhor mandar muito bem em poucos assuntos — você poderá até ser considerado um especialista — do que mandar mal em vários temas. Sair da zona de conforto é bom, mas não deslize para muito longe.

Não fuja das orientações

Regra inflexível para o redator freela: cumpra exatamente o que lhe for solicitado. Pauta, resumo de demanda, links de referência, se isso lhe foi enviado, produza dentro dessas diretrizes. Se as informações passadas não forem suficientes, peça ajuda, pois é importante estar alinhado às expectativas de quem vai receber seu texto. Portanto, é melhor perguntar tudo, tirar todas as dúvidas do que escrever da sua cabeça e depois ter o trabalho da refação.

Além disso, se o seu contratante te enviar um briefing, nada de pensar que ele é apenas um enfeite. Leia-o e estude-o. Se for falar de um cliente, por exemplo, leia o site dele, pelo menos para evitar falar coisas que vão contra a filosofia dele.

Capriche e não tenha preguiça

Voltando à reputação, não vá se queimar por deslizes bobos. Por isso, não economize produção dos textos que assumir. Nunca, jamais, em hipótese nenhuma, copie textos prontos. Se precisar fazer isso, faça-o mencionando a fonte, colocando entre aspas e use esse recurso só se for extremamente necessário. Cópia e cola deixam claras a preguiça e a falta de dedicação.

Lembre-se de que se fizer bem feito, você evitará o retrabalho, economizará seu tempo e, consequentemente, terá mais tempo para pegar novas demandas. E convenhamos que tempo é dinheiro, principalmente quando se é um redator freelancer, não é mesmo? Então, foco total e muito esmero.

Revise seu texto antes de enviar

Se você escreveu um texto caprichado, não copiou nenhum trecho e ainda seguiu direitinho as orientações da pauta, significa que o texto está perfeito, certo? Errado! É essencial que você revise seu texto antes de enviar a versão final. Não vá cair na tentação de revisar imediatamente após a produção do conteúdo.

Separe um tempo para “descansar” a sua visão, seja lendo outras coisas ou mesmo dando uma volta na cozinha. Volte ao texto depois de um tempo e você verá que o seu olhar estava viciado e deixou passar coisas que você consegue ver depois dessa pausa. Vai por mim, essa dica é muito valiosa e funciona mesmo!

Peça feedbacks (e aprenda com eles)

Ainda no que diz respeito à qualidade do seu texto, não deixe de pedir feedback e sempre tomá-los como referência para o que você tem a melhorar — assim como para o que deve ser mantido. Se cometeu um erro e foi avisado, não vá cometê-lo novamente, hein?!

Aprenda com ele e mostre o quão atento você está ao que lhe é ensinado. Melhoria contínua: coloque essa ideia em prática diariamente e você verá que se tornará um redator cada dia melhor.

Leia muito (muito mesmo!)

Quem lê muito, escreve muito melhor. Ok, essa frase é um clichêzinho bem batido, não é mesmo? Mas olha só… é a mais pura verdade! Nesse ponto vale lembrar que não é ler somente aqueles livros clássicos de literatura, mas tudo que der na telha!

Se você adora HQs, leia ainda mais! Gosta de revista de moda, daquelas que oferecem até mesmo do horóscopo diário? Leia! O importante é nunca deixar de ler.

Leia notícias também, elas são essenciais para que você se mantenha atualizado. Pense que você está tomando sua dose diária de referências — e conhecimento de mundo é essencial para ser criativo e escrever melhor.

Ainda sobre a criatividade, se você já tem tino para criar, para dar boas dicas e ter boas ideias, seja de texto, de melhorias ou do que você faz que costuma dar certo, seja proativo. Que tal enviar para quem te delegou aquela tarefa? Mostra serviço e ainda contribui com suas ideias.

Enfim, ser um redator freelancer requer muita dedicação, respeito ao contratante e, principalmente, autoconhecimento. Em sua experiência, o que te ajuda no dia a dia? Conte pra gente e complete nossa lista!

ebook-grande

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *