Por Nicolle Gonçalves

Publicado em 13/02/2019. | Atualizado em 24/01/2019


Conteúdo e imagem possuem uma espécie de elo que não pode ser quebrado. Um depende do outro para conseguir cumprir sua missão: atrair o máximo de usuários para o blog e fazer com que queiram ler o conteúdo.

Imagine que diante de você há uma estante cheia de livros. Você bate o olho em alguns deles e é atraído pelo título que sinaliza para algum assunto que gosta. Eu poderia apostar que logo depois do título, o que te instigará a escolher um dos livros (nem que seja para dar uma olhadinha na sinopse) será a capa.

É assim também quando estamos na Internet, não é mesmo?

A estante cheia de livros se transforma em uma rede conectada e infinita de posts dos mais variados assuntos. É claro que, assim como acontece com os livros, o que primeiro chama nossa atenção são os temas das publicações.

Grande parte das pessoas está na Internet procurando por conteúdos de qualidade que possam atender, de alguma forma, às dores que sentem. Mas as imagens também ocupam um papel fundamental no processo de atração do usuário.

Qual a importância do conteúdo visual em uma estratégia de marketing digital?

Conteúdo e imagem possuem uma espécie de elo que não pode ser quebrado. Um depende do outro para conseguir cumprir sua missão: atrair o máximo de usuários para o blog e fazer com que queiram ler o conteúdo.

É a junção de todas as estratégias de marketing digital que fazem com que um blog se torne autoridade e tenha credibilidade na internet (e fora dela!).

Jeff Bullas, especialista em marketing de conteúdo, ousa dizer que estamos na era da cultura visual, fato que explica o crescimento exponencial de redes sociais que centralizam a imagem. Segundo ele, posts no Facebook que possuem uma imagem conseguem engajar o usuário mais do que qualquer outro tipo de publicação.

Além disso, ao ler um conteúdo, as pessoas retêm melhor e muito mais rápido as informações visuais.

Conseguiu ter ideia da importância de se escolher boas imagens para ilustrar um conteúdo?

Pensando nisso, listamos os 6 melhores blogs de conteúdo visual e fotografia que vão te inspirar e ajudar a escolher as melhores imagens para o conteúdo visual da sua página.

Vamos lá?

6 blogs de conteúdo visual e fotografia que você precisa conhecer!

1. Blog do DepositPhotos

Blog do DepositPhotos

O Depositphotos é um famoso banco de imagens que oferece fotografias e ilustrações vetoriais a seus clientes. Mas, o que muita gente não sabe, é que a ferramenta também possui um blog: o Depositphotos Blog, que pode ser uma grande inspiração para aqueles que procuram dicas de conteúdo visual.

Apesar de ser um blog relativamente novo — a primeira publicação foi feita em maio —, ele é abastecido mensalmente e conta com conteúdos diversos e muito bacanas.

Os temas variam entre fotografia, entrevistas com artistas, redes sociais e dicas para fotógrafos, todos ilustrados com imagens de alta qualidade que ajudam a atrair o usuário para ler a publicação.

Para os assinantes do banco, o blog produz regularmente listas indicando as melhores imagens da estação, como, por exemplo, o conteúdo que mostra as melhores coleções de fotografias divididas por temas de A a Z.

2. Zupi

Zupi

Presente na Internet e fora dela, já que também possui uma revista própria, a Zupi tem uma proposta artística contemporânea, mesclando arte e design de uma forma diferente e muito interessante.

Quando entramos no blog, nos deparamos com ilustrações coloridas, cheias de vida e de muito bom gosto. É como se estivéssemos dentro de um museu de arte contemporânea!

Perfeita para inspirar aqueles que apreciam arte e fotografia urbana, a Zupi faz suas publicações se destacarem ao apostar em imagens artísticas e com tons pastéis para ilustrá-las.

3. Des1gnon

Des1gnon

Há quase 10 anos, surgia o Des1gnON, um blog voltado para o mundo e os interesses de designers e fotógrafos.

Com o objetivo de suprir às demandas que notava nas universidades, a fundadora Agata Yamashiro viu no blog uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e tendências sobre design gráfico, web design, fotografia e afins.

As publicações ainda seguem o objetivo inicial do blog, sempre relacionadas ao design e buscando atualizar os leitores sobre as novidades.

Além dos temas, as imagens escolhidas para ilustrar os posts também são inspiradoras. Variando entre ilustrações vetoriais e fotografias, o Des1gnON é outro blog de conteúdo visual que vai inspirar você!

4. Blog do Shutterstock

Blog do Shutterstock

O Shutterstock, um dos mais famosos bancos de imagens da atualidade, também possui um blog incrível que você precisa acompanhar.

As imagens de altíssima qualidade ilustram os mais variados temas, tendo (quase) sempre a fotografia como foco, como podemos notar na publicação “15 ruínas imponentes imortalizadas em fotos”, e “Lindas fotos da Lua e suas diferentes tonalidades”.

É preciso somente uma escaneada básica no blog para despertar a vontade de ler todos os conteúdos!

As imagens usadas para ilustrar os artigos são tão bonitas e combinam tão bem com os temas, que conseguem cumprir seu papel de atrair o usuário para dentro da publicação.

5. Amigo Fotógrafo

Amigo Fotógrafo

O Amigo Fotógrafo é um espaço totalmente voltado para o mundo da fotografia. Um fato interessante é que os leitores podem enviar suas próprias fotos e têm a chance de expor o trabalho no blog.

Os conteúdos abordam tendências sobre fotografia e dão dicas para os fotógrafos de plantão, sejam eles amadores ou profissionais.

Publicações como “8 Efeitos fotográficos que todo fotógrafo precisa conhecer” e “Guia completo de Composições para fotógrafos iniciantes” mostram um pouco a linha que o blog segue, buscando sempre atualizar e compartilhar informações úteis para a persona.

Todos os post são muito inspiradores, com imagens de alta resolução que, na maioria das vezes, têm a câmera como elemento principal.

6. NYC Type

NYC Type

O último da nossa lista, mas não menos importante, é o blog NYC Type. Diferente dos outros blogs que foram indicados, este publica apenas conteúdo visual e todas as fotos são tiradas pelo próprio dono do blog.

Vinculado à uma conta no Tumblr, o NYC Type é perfeito para aqueles que buscam uma inspiração mais urbana, já que o blog tem como foco as ruas e bairros da cidade de Nova Iorque.

As imagens são muito artísticas e, navegando pelo blog, dá pra sentir todo o clima e os aspectos da cidade.

Lá você vai encontrar muitas cores, fachadas de restaurantes e lojas… enfim, coisas que, pelo olhar do fotógrafo, dão vida às ruas da cidade que nunca dorme.

Ficou inspirado com a nossa lista e já quer dar um up no conteúdo visual do seu blog com todas essas referências?

Então você vai precisar favoritar os 11 melhores bancos de imagem gratuitos para te ajudar nessa missão!

Posts populares com esse assunto