Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 03/08/2015. | Atualizado em 27/10/2017


Fizemos uma pesquisa e separamos os principais blogs que você deve acompanhar para produzir um conteúdo épico!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Ser redator web envolve desde uma escrita dentro dos padrões ortográficos atuais, até uma narrativa que esteja de acordo com o conteúdo que seu público consome. Escrever para web também envolve trabalhar com marketing digital e conhecer técnicas de SEO.

Separamos 10 blogs que todo profissional que trabalha com redação web deve acompanhar para se manter atualizado e não ter dúvidas na hora de escrever um texto. Trazemos ainda, ao final deste post, um bônus que vai te ajudar ao redigir um artigo para a internet. Confira a seguir.

#1 – Blog do Gramaticando

Antes de começar a escrever, você deve primeiro ter pleno domínio da língua na qual vai criar o conteúdo. O Blog do Gramaticando é mantido por Peter Ensi, acadêmico de letras e que nutre uma forte paixão pela língua portuguesa. O blog é atualizado constantemente, sendo dividido em categorias específicas, nas quais você poderá aprender desde classes gramaticais até análise sintática. O blog possui uma dinâmica peculiar, tendo inclusive um roteiro indicado para aprender a língua portuguesa em sua essência.

#2 – Escola Freelancer

De toda esta lista, talvez este seja o blog mais voltado para o redator web. O blog Escola Freelancer está na ativa desde 2011 e é mantido pelo jornalista Luciano Larrossa. Neste espaço você encontra dicas de como escrever melhor e mais rápido, preços praticados no mercado freelancer e noções de social media. A atualização é semanal e você conta com ebooks gratuitos para download. Por mais que seja atualizado por apenas uma pessoa, este espaço possui artigos de ótima qualidade e bem intuitivos para quem quer se aventurar no desenvolvimento de conteúdo para web.

#3 – Hubspot

Enquanto escreve para web, o redator deve ter em mente muitos conceitos de marketing. Eles vão guiá-lo até seu objetivo final. O blog Hubspot não é um canal propriamente desenvolvido pensando no redator web, mas traz conceitos de marketing digital bem aplicados e, o blog em si já é um exemplo de como atrair o leitor através da escrita. A atualização é praticamente diária, com pouco intervalo entre uma postagem e outra. Os posts têm alta qualidade e denotam uma equipe profissional capacitada envolvida na sua atualização.

#4 – Agência Mestre

A Agência Mestre é referência quando o assunto é Search Engine Optimization (SEO). Se você considera que escrever para web não implica entender estas técnicas, está bem enganado. SEO trabalha a estrutura do site para que ele apareça mais bem colocado nos motores de busca e isso possui uma intrínseca relação com o conteúdo produzido e veiculado em um site ou blog. Trabalhar o SEO e entender as palavras-chaves pode levar um texto a multiplicar leads. O blog da Agência Mestre é atualizado constantemente e possui uma sessão específica de artigos sobre SEO.

Livros para Profissionais Criativos

#5 – Viver de Blog

Viver de Blog é um daqueles sites indispensáveis para qualquer redator web. Tem como fundador Henrique Carvalho e conta com um time de colaboradores dividido pelas áreas nas quais desenvolve conteúdo. Ter um blog é uma ótima escola para escrever com qualidade para web, pois você pode testar as narrativas e melhores formas de apresentação de conteúdo. O Viver de Blog auxilia pessoas, através de dicas muito intuitivas, a como escreverem bem neste ambiente e quais estratégias devem tomar para conseguirem mais leads para seus produtos.

#6 – Marketing de Conteúdo

Este blog tem uma proposta distinta dos demais aqui expostos: é direto, prático e focado em dicas de performance. Nele você encontra posts que falam desde o tamanho ideal de um texto para web, até técnicas de criação de personas e geração de leads. Ter em mente seu público e criar personas para suas pautas pode ser a linha divisória entre um texto bem escrito e um mal escrito.

#7 – Resultados Digitais

O blog Resultados Digitais foca em experiências de marketing digital, o que pode ser o divisor de águas entre ter sucesso como redator web ou ter que procurar outro emprego. Muitos são os que se aventuram por esta área, mas, como falado acima, conhecer estratégias de marketing digital e aplicá-las em seus textos pode ser decisivo para o sucesso de seu conteúdo. Atualizado diariamente, o blog traz conteúdos relacionados a técnicas de marketing digital e mensuração de resultados.

#8 – Copy Blogger

Em inglês, este blog traz posts diários, seminários, webinars e ebooks que podem fazer você se destacar no mercado da redação web. Além disso, o Copy Blogger traz posts sobre direitos autorais, o que é muito útil na hora de redigir seu texto.

#9 – ABC Copywriting

Outro blog em inglês, que talvez seja o que abrange mais temas dos quais um redator web possa e deva ter conhecimento. Nele é possível encontrar os significados e conceitos por trás do modelo de copywriter. É frequentemente atualizado, com conteúdos dinâmicos e de temas criativos.

#10 – Content Marketing Institute

Podemos definir este site como sendo um centro de aprendizagem. O marketing de conteúdo está modificando as fronteiras da redação web, bem como as possibilidades que um redator tem ao escrever um texto capaz de captar a atenção do leitor por vários minutos. Se aperfeiçoar é sempre o melhor caminho para quem quer se manter no mercado, e no Content Marketing Institute você vai encontrar artigos que te ajudam a se atualizar no mundo do copywriting.

Para um nato redator web, todo o conhecimento ainda é pouco. As vezes apenas seguir projetos de copywriting blog pode não ser o suficiente. Pensando nisso, separamos um bônus especial para você que quer aperfeiçoar a arte que é escrever para web.

Disponível no Knight Center, apresentamos um ebook intitulado Como escrever para Web. Com autoria de Guilherme Franco e tradução para a língua portuguesa por Marcelo Soares, este livro traz estudos sobre o comportamento do usuário na web, conceitos de usabilidade nos textos web, formato de escrita em pirâmide invertida, modelos de rompimento da uniformidade textual e um capítulo inteiro destinado as várias plataformas em que o texto se insere.

Vamos nos aventurar na escrita para web? Siga nossas dicas, estude e se aperfeiçoe cada dia mais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários abaixo!

Ebook sobre Texto Perfeito

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *