Por Mateus Pimenta

Redator e revisor web, leitor profissional e aspirante a Jedi consular.

Publicado em 15/07/2019. | Atualizado em 11/07/2019


Da mesma forma que o mundo corporativo usa o Big Data para tomar decisões acertadas, você verá que é interessante falarmos em Big Data para freelancers e também em como os aplicativos para celular podem ser úteis nesse sentido.

O dia amanhece frio e chuvoso, o alarme toca, você acorda e pensa: “Estou com tanto sono! Acho que vou dormir mais uma horinha. Afinal, ontem eu trabalhei até tarde!” E volta a dormir.

Mas pense bem: apesar de ter trabalhado até tarde, será que sua produção foi boa? Você conseguiu tirar o salário do dia? Por acaso, a sua meta de produção mensal está em dia? Ter informações como essas pode ajudar você a decidir, por exemplo, se pode se dar ao luxo de dormir um pouco mais.

É importante ter certas informações sempre à mão, a fim de tomar decisões como:

  • será que eu posso tirar uma folga na próxima sexta-feira?
  • Será que vou poder viajar para Barbacena no final do mês?
  • Será que, se eu sair com a turma hoje de novo, vai faltar dinheiro no final do mês?
  • Será que vou poder passar três noites na Pousada da Serra no mês que vem?

Da mesma forma que o mundo corporativo usa o Big Data para tomar decisões acertadas, você verá que é interessante falarmos em Big Data para freelancers e também em como os aplicativos para celular podem ser úteis nesse sentido.

Por isso, se você quer ter uma base melhor para tomar decisões, principalmente, as que estão relacionadas com o dinheiro, leia este post até o final!

O que é Big Data?

As empresas produzem uma quantidade enorme de dados. Isso acontece, por exemplo, no relacionamento com os clientes, na atuação dos times em cada departamento e nas inúmeras métricas relacionadas com a presença da companhia no ambiente online.

Acontece que todos esses dados só têm utilidade quando são coletados, reunidos e organizados, o que é chamado de Big Data. Com essas informações em mãos, os gestores podem tomar decisões bem fundamentadas, de forma que nada precise ser feito na base da intuição.

O que isso tem a ver com o trabalho freelancer?

O trabalho de um freelancer também gera uma boa quantidade de informações e algumas delas são muito úteis, por exemplo, para planejar o orçamento. Mas já parou para pensar que, talvez, você não esteja usando bem esses dados?

Eles podem ajudar você a saber, por exemplo, o que traz um melhor retorno financeiro:

  • escrever um artigo de 1500 palavras ou três de 500;
  • fazer três revisões de 500 palavras ou escrever um post de 500;
  • revisar um artigo de 3000 palavras ou três de 1000.

É claro que você não vai deixar de levar em conta aquilo que mais gosta de fazer. Não por acaso, freelancers têm essa liberdade, certo? Ainda assim, o seu orçamento pode exigir que você escolha algo tendo em vista, primeiramente, o retorno financeiro, entende?

É aí que entra o Big Data. Enquanto trabalha, além de produzir conteúdo, você também gera informações que ficam escondidas nos bastidores.

Elas são valiosas, mas, para usá-las, precisam ser reunidas e organizadas, de preferência, com a ajuda de aplicativos, o que ajuda a trabalhar de forma organizada e profissional.

Por que utilizar aplicativos de smartphone?

Está claro para você a importância de aproveitar bem o Big Data gerado no seu trabalho, não é mesmo? Alguns freelancers organizam os dados em um caderno. Se isso está ajudando você a trabalhar de forma organizada, tudo bem.

Mas os aplicativos para celular são imbatíveis, já que oferecem várias vantagens:

  • legibilidade;
  • mobilidade;
  • facilidade para encontrar informações;
  • possibilidade de organizar uma quantidade muito maior de dados.

Quais aspectos devo acompanhar com o Big Data para freelancers?

Trabalhar de forma organizada pode reduzir o seu estresse e ajudar você a trabalhar com a mente mais tranquila e focada no serviço. Tendo isso em vista, veja alguns aspectos da rotina que um freelancer deve manter bem organizados.

Compromissos

Você provavelmente deve programar alguns compromissos para o horário de trabalho, não é mesmo? Por exemplo, talvez seja necessário resolver um assunto no banco ou na prefeitura, ir buscar seus óculos novos na loja ou ir à lotérica pagar uma conta.

O problema é que, às vezes, acabamos marcando dois compromissos para o mesmo momento, o que causa correria e pode ser bem estressante. Isso sem contar que também podemos nos esquecer de alguma obrigação e perder um prazo importante.

Produção

É necessário ter em mente o quanto deve ser produzido no mês, na semana e no dia. Assim, embora você possa ter definido horários para começar o expediente e também para encerrá-lo,  pode ser que surja a necessidade de fazer algumas horas extras.

Afinal, não é verdade que há dias em que o serviço não rende tanto quanto gostaríamos? Manter os dados da sua produção organizados pode ajudar você a perceber a necessidade de dar uma esticada no expediente de vez em quando.

Finanças

Já definiu qual é o salário que você quer ou precisa ter? Sabe exatamente de quanto dinheiro vai precisar no início do mês que vem para pagar aluguel, água, luz, telefone, internet, ração do cachorrinho, boleto do MEI, supermercado, padaria, combustível e outras despesas?

É preciso manter as receitas e despesas sob controle para evitar, basicamente, duas coisas: atrasar o pagamento das contas ou não ter dinheiro para elas.

Contabilidade

Você está pagando o DAS direitinho? Estamos falando do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, uma das obrigações dos microempreendedores individuais. Inclusive, se for preciso informar seu CNPJ agora mesmo a alguém, essa informação está no jeito? Embora um MEI não precise de contador, é importante manter tudo isso em ordem.

Quais aplicativos ajudam a manter a organização?

Para cada um desses aspectos que foram mencionados, existem aplicativos que podem ajudar. Tenha em mente que alguns cobram um valor para que todas as funções sejam desbloqueadas, mas pode valer a pena, tendo em vista os benefícios que você vai ter.

Agora, fique ligado nas dicas de aplicativos que vamos dar nos próximos tópicos.

Para organizar qualquer coisa

Microsoft Excel

O software do Bill Gates está disponível gratuitamente tanto para Android como para iOS. Para quem entende de planilhas, é relativamente fácil criá-las para organizar os compromissos, controlar a produção e manter as despesas sob controle.

Você pode integrar o Excel ao One Drive, de forma que suas planilhas sejam salvas na nuvem, o que permite editá-las a partir de outros dispositivos, como um tablet ou notebook.

Google Planilhas

O Google não fica para trás. Disponível para Android e iOS, o app Planilhas também é um ótimo editor. Você pode integrá-lo ao Google Drive e manter seus arquivos na nuvem, o que torna simples acessá-los também em outros dispositivos.

Para cuidar dos seus compromissos

Google Agenda

Disponível tanto para o Android quanto para o iOS, o aplicativo Google Agenda consegue ser completo e simples ao mesmo tempo. O visual dele, por exemplo, o torna muito convidativo. Com o assistente de voz da Google, se quiser, você pode adicionar lembretes com comandos de voz.

O app permite determinar os horários de início e fim dos compromissos, e também é possível definir uma cor para cada lembrete. Dessa forma, é mais fácil identificar seus afazeres apenas por passar os olhos no calendário.

Timetune

Esse aplicativo está disponível para o Android e tem uma proposta um pouco diferente dos aplicativos de agenda. Nele, é possível definir rotinas, determinando cada atividade que você quer realizar no decorrer de uma semana ideal.

O interessante é que ele informa quantas horas ou minutos você separou na semana para cada atividade. Dessa forma, é possível ter uma boa noção de quanto tempo você destinou para estudar, trabalhar ou se exercitar, entre outras atividades.

Para cuidar das finanças pessoais

Money Lover

Disponível para Android e iOS, o Money Lover tem uma interface bastante agradável. Nele, é possível acompanhar o saldo de contas bancárias e até do valor que está na sua carteira.

Ele permite, por exemplo, arquivar uma foto dos recibos de contas pagas, visualizar gráficos de utilização do seu dinheiro e até definir limites de gastos em cada área.

Minhas Economias

Você pode instalá-lo tanto no Android quanto no iOS. Com recursos semelhantes ao do aplicativo anterior, também é possível fazer um rastreamento detalhado do seu dinheiro.

Minhas Despesas

Esse aplicativo — disponível só para o Android — não está entre os mais famosos nem entre os mais bonitos, mas tem um visual organizado e oferece muitos recursos, como a possibilidade de acompanhar o saldo de várias contas bancárias.

É possível visualizar seus gastos por meio de gráficos que dão uma boa noção do quanto cada despesa está pesando no seu orçamento. Você também pode adicionar um widget na tela inicial do Android para visualizar rapidamente os seus saldos e incluir novas transações.

Adquirindo a versão paga — que tem um preço bem em conta —, você desbloqueia algumas funções bastante úteis, como a possibilidade de salvar uma foto do recibo da conta que foi paga.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
15 exercícios para o cérebro que vão te deixar mais criativo!
Leitura dinâmica: o que é e como aprender a ler mais rápido!
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Descubra como usar post-it para melhorar a sua organização
Conheça mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Para ter em mente o quanto você precisa produzir

Meus Objetivos

Qual é o salário que você quer tirar em um mês? Pegue esse valor e divida por quatro. O resultado será o quanto deve ser produzido em uma semana. Assim, basta abrir o aplicativo Meus Objetivos e criar uma meta, que pode ser algo como: “tirar o salário da segunda semana do mês”.

Defina a data em que a meta deverá ser atingida e o aplicativo mostrará o quanto deve ser produzido por dia. Talvez você pense: “Não preciso do aplicativo. É só eu dividir o valor por cinco.”

Acontece que há dias em que produzimos mais, assim como há dias em que produzimos menos. Da mesma forma, há semanas em que trabalhamos mais dias e também há aquelas em que trabalhamos menos dias.

Com base naquilo que você produziu até o momento em determinado período, o aplicativo mostra o quanto deve ser produzido por dia para atingir a meta.

Sabe quando dá vontade de dormir até mais tarde? O Meus Objetivos oferece suporte para essa tomada de decisão!

Por exemplo, se você consegue produzir R$120,00 por dia e o app mostra que, para atingir a meta, é preciso produzir R$ 90,00 por dia até o final da semana, isso significa que você está com a produção adiantada. Por isso, pode dormir até mais tarde.

O Meus Objetivos está disponível só para Android, mas o próximo da lista pode ser instalado no iOS, ok?

My Budgets

Esse aplicativo para iOS tem a intenção de ajudar a definir limites de gastos para cada tipo de despesa. Porém, cumpre bem a tarefa de permitir acompanhar o quanto você precisa produzir por dia.

Para saber como anda a sua produtividade

Time Recording

Esse aplicativo está disponível somente para o Android e tem um visual muito simples, permitindo acompanhar a produção de uma maneira bem interessante.

Ao configurá-lo, você define os nomes e valores dos jobs. Assim, é possível cadastrar, por exemplo, uma tarefa chamada “Redação Post 500”, assim como o valor dela.

Ao começar uma tarefa, toque em “Check-in” e o tempo começa a ser marcado. Selecione a tarefa na lista e o valor é inserido na grade automaticamente.

Ao concluir um job, toque em “Check-out”. No final do dia, você saberá quantas horas levou para produzir determinado valor. Com essas informações, é possível saber em que tipos de tarefas você consegue um melhor salário/hora.

Para controlar os pagamentos pendentes

Meu Caixa

Com o Meu Caixa, disponível só para o Android, é possível acompanhar todas as tarefas que você já fez, podendo consultar os valores que estão pendentes de pagamento.

Qipu

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS e também serve para fazer o controle de contas a receber. É uma mão na roda para controlar os valores pendentes de recebimento.

Para manter a PJ organizada

MEI

Desenvolvido pela Receita Federal, esse aplicativo está disponível para Android e iOS e permite a emissão das guias mensais de pagamento e a visualização de diversos dados da empresa.

MEI Fácil

Disponível apenas para o Android, esse app tem uma proposta similar ao anterior, mas com algumas vantagens, como não ter que digitar o CNPJ toda vez que abrir o aplicativo.

Neste artigo, você entendeu as aplicações do Big Data para freelancers. Os aplicativos estão aí para facilitar nossa vida e nós só precisamos aproveitá-los. Trabalhar de forma organizada pode evitar estresse por conta de perda de prazos e falta de dinheiro. Além disso, pode elevar a qualidade do seu trabalho e torná-lo ainda mais profissional.

E, já que estamos falando sobre aplicativos que facilitam o trabalho dos freelancers, aproveite o mindset e acesse agora mesmo o kit de ferramentas para produtores de conteúdo!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *