Por Mariana Cavadas

Redatora em tempo integral, apaixonada por gatos e viciada em Netflix.

Publicado em 21/04/2020. | Atualizado em 12/05/2020


Imagine não precisar interromper suas tarefas somente para ter que resolver uma pendência na agência bancária. Com os bancos digitais, isso se tornou possível! Entenda por que eles são ideais para os freelancers!

Ter destaque como freela exige profissionalização. Além de tirar seu CNPJ e começar a emitir nota fiscal, é preciso pensar na parte financeira — e nesse aspecto os bancos digitais podem ajudar!

Essas novas instituições são repletas de benefícios, ainda mais para quem tem uma rotina como a o profissional freela. Com a escolha da melhor conta digital, você poderá manter um controle financeiro reforçado e outras vantagens.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar por que esses bancos são a melhor opção. Venha descobrir os motivos!

Quais são as particularidades da vida de freelancer?

Ser freelancer é mais do que trabalhar por conta própria, com liberdade e flexibilidade. Quando falamos em cuidado com o dinheiro e contratação de serviços, temos que pensar em algumas particularidades do dia a dia de quem é freela.

É por causa delas, inclusive, que é interessante considerar escolher um dos bancos digitais. Para entender melhor, veja quais são as características da vida de freelancer que interferem nessa decisão!

Atendimento de clientes

Para mandar bem como freela, é preciso atender os clientes com eficiência e rapidez. Os contratantes desejam ter respostas rápidas, então o freela tem que estar preparado para dar um retorno satisfatório, o mais rápido que puder.

Uso de plataformas e tecnologias

Como fazer freelas e home office tem tudo a ver, também há um uso intenso de tecnologias e seus recursos. Boa parte dos profissionais usa e está acostumada com os serviços digitais e as soluções online.

Gestão do tempo

Sabe aquela frase “tempo é dinheiro”? Pois é, para o freelancer isso é especialmente verdadeiro, já que os ganhos têm a ver com a capacidade de produção. É por isso que profissionais desse tipo precisam buscar meios de executar as tarefas com mais eficiência, inclusive aquelas que não estão diretamente ligadas ao trabalho.

Planilha de Controle de Produtividade e Faturamento 2020Powered by Rock Convert

Como os bancos digitais podem facilitar a rotina do freelancer?

Essas novas instituições financeiras transformam a rotina freelancer, oferecendo soluções práticas e inovadoras. Veja a seguir as principais vantagens!

Praticidade

Com a criação do internet banking, ficou mais fácil resolver alguns assuntos bancários. No entanto, ainda é comum ter que se deslocar até a agência para solucionar pendências, o que pode atrapalhar a rotina de freela.

Com a conta digital, isso não acontece. Da abertura às movimentações, tudo é feito online, por meio de aplicativos ou plataformas.

Flexibilidade

Abrir uma conta digital é sinônimo de aumentar a sua flexibilidade. Com um atendimento customizado e a oportunidade de resolver tudo em alguns cliques, também é possível escolher quais serviços são ideais para a sua rotina.

Os bancos com essas características são flexíveis porque têm processos mais fáceis, condições simples e muita agilidade. A abertura de conta é feita pelo app e todas as movimentações são feitas com ajuda da internet, por exemplo. Sem ter que encarar filas ou horas no telefone, esperando atendimento.

Acessibilidade

Vamos imaginar um freela que está em transição para se tornar full time. Como a produção ainda é feita nos horários livres, os ganhos não são tão elevados. O problema é que muitos bancos criam barreiras para acessar certos serviços, da criação de conta PJ aos investimentos e linhas de crédito. Isso acontece tanto pelo valor, quanto por uma possível dificuldade de comprovar renda. Com a conta digital, isso não acontece.

Os bancos digitais oferecem acesso descomplicado a diversas soluções, sem burocracia. Mesmo não tendo um faturamento alto como o de grandes empresas, dá para abrir a sua conta PJ!

Quais são os melhores bancos digitais para freelancers?

De uns anos para cá, o mercado de fintechs explodiu. São empresas ligadas ao setor financeiro e que envolvem tecnologia para trazer novos resultados para os clientes. Entre elas, estão os diferentes bancos digitais.

Temos várias opções atualmente, com ótimos serviços para quem trabalha por conta própria. Conheça as principais alternativas!

Nubank

A empresa conhecida pela identidade visual roxa é uma das preferidas dos usuários de contas digitais. O Nubank oferece conta PJ, mas ainda está em fase de testes para quem já é cliente e tem CNPJ. Na versão para pessoas físicas, a conta disponibiliza transferências gratuitas, monitoramento pelo app e até rendimento para quem deixa o dinheiro na conta.

Inter

O Banco Inter tem uma das contas digitais mais completas para quem é pessoa jurídica. Se você abrir a sua, terá direito a 100 TEDs e boletos gratuitos por mês, além de extrato simplificado e integração com as maquininhas de cartão. Se precisar, poderá acessar linhas de crédito e de financiamento especiais.

BS2

Anteriormente conhecido como Bonsucesso, o BS2 já se consolidou como um dos bancos digitais de destaque no mercado. A conta digital PJ é gratuita, oferece cartão virtual sem anuidade e emissão grátis de boleto. Toda abertura é feita pelo app e você poderá acompanhar os valores bem de perto.

Neon

Com a conta virtual do banco Neon, as pessoas jurídicas aproveitam a anuidade nula do cartão de crédito e facilidades na hora de realizar compras. Em relação aos outros, só tem como desvantagem a cobrança de mais taxas, como na transferência interbancária e na emissão por boleto.

Quais as melhores práticas para organizar as finanças?

Depois de escolher a opção ideal para você entre os bancos digitais, é importante saber como cuidar bem do seu dinheiro. Afinal, a vida de freela exige um bom planejamento financeiro para não passar aperto. Que tal descobrir algumas dicas rápidas?

Controle as contas a pagar e a receber

O fluxo de caixa é o melhor amigo da organização financeira de um freela. Por isso, vale a pena acompanhar todas as contas a receber e a pagar. Controle os prazos e valores de recebimentos dos clientes e acompanhe os vencimentos das contas. Assim, você consegue ter sempre o valor necessário no banco para quitar seus compromissos.

Fique de olho no extrato

A conciliação bancária consiste no cruzamento de dados bancários com o seu fluxo de caixa. Como há menos chances de o banco errar, é uma ótima forma de conferir se o seu planejamento está certo. Acompanhe sempre seus extratos para checar os valores e garantir a sua proteção financeira!

Não se esqueça das taxas

Apesar de as contas digitais serem mais baratas, nem todas estão livres de taxas. Há anuidade de alguns serviços e cobranças de tarifas sobre outros recursos. Fique de olho para conferir o quanto tem sido gasto — e até considere mudar de banco, se os valores estiverem elevados.

Ao conhecer os bancos digitais e suas opções de conta PJ, você vai profissionalizar ainda mais sua atuação como freela. Além de mandar bem na produtividade e no controle, é uma forma de tornar o seu trabalho ainda mais valorizado entre os clientes!

E já que estamos falando em profissionalização, aproveite para baixar nosso guia definitivo para se tornar MEI!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *