autores de marketing

Autores de Marketing que todo profissional deve conhecer e ler!

Para fugir de informações rasas e até mesmo equivocadas, a melhor pedida é conferir obras de autores de marketing do Brasil e do Mundo. Confira os 5 principais autores no post!


Sem tempo para ler? Aperte ▶️ para ouvir o conteúdo na íntegra!

Um textão no Facebook, um post em um blog, uma mensagem por email — todo dia nós lemos esse tipo de conteúdo na internet. São leituras que agregam conhecimento para o profissional que quer se manter em dia com as tendências.

Porém, quem deseja se aprofundar em uma área precisa ir mais além. Existem conteúdos em abundância na web, mas muitas vezes eles são superficiais, tratam de assuntos momentâneos e nem sempre são confiáveis. Então, como garantir mais qualidade nas suas leituras? 

É nesse cenário que os autores de marketing ganham importância. Eles são reconhecidos no mercado como autoridades e apresentam conceitos que são pilares para o aprendizado em marketing. Então, você sabe que pode confiar neles!

Agora, neste post, você vai conhecer alguns autores de marketing que não podem faltar nas suas leituras para fortalecer o conhecimento em marketing. Confira:

1. Philip Kotler

Não há como começar uma lista sobre autores de marketing sem mencionar Philip Kotler, talvez um dos maiores nomes da área. Ele foi aclamado pelo Management Centre Europe como o maior especialista em práticas estratégicas de marketing. Não é pouca coisa, hein!

Nascido em 1931, nos Estados Unidos, Kotler tem formação em economia, mas se destacou no marketing como professor universitário e consultor de grandes empresas (IBM, General Eletric, Bank of America, entre outras). Ele foi responsável por colocar o marketing, antes marginalizado, no centro das estratégias de gestão e de vendas das empresas.

Diversas obras do autor são referências nos estudos sobre a área. Entre elas, destaca-se o livro Administração de Marketing, lançado em 1967 e atualmente na 14ª edição — uma verdadeira bíblia para estudantes e profissionais.

Outro livro que se destaca na sua trajetória é o Marketing 3.0, em que o autor explica a transição do marketing centrado no produto (1.0), para o focado no consumidor (2.0) e, enfim, no ser humano (3.0), demonstrando que as empresas devem acompanhar a evolução da sociedade para ter sucesso em suas estratégias.

2. Al Ries e Jack Trout

Al Ries e Jack Trout trabalharam juntos em uma agência de publicidade de Nova York, durante as décadas de 70 e 90. Durante esse tempo, atenderam as maiores empresas do mercado e foram reconhecidos como grandes estrategistas de marketing.

A experiência conjunta resultou não só em grandes cases para os clientes, mas também em livros que se tornaram referências para os profissionais da área.

A obra Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente (1987), por exemplo, lançou o conceito de “posicionamento”, que até hoje embasa as estratégias das marcas para conquistar uma posição valiosa na mente do consumidor, em um mercado cada vez mais concorrido.

Outro importante livro da dupla é As 22 Leis Imutáveis do Marketing (1994), um título ousado para apresentar as regras fundamentais que toda empresa precisa seguir para ter sucesso no marketing.

3. Seth Godin

Seth Godin é um empreendedor, professor, palestrante e autor. Mas descrevê-lo assim não transmite a verdadeira ideia de quem ele é: uma das mentes mais ativas e criativas do marketing atual, focado em inovação e disrupção do mercado.

O autor começou sua trajetória em 1995, com uma das primeiras companhias de marketing digital, a Yoyodyne. Em 1998, a empresa foi vendida por US$ 30 milhões para o Yahoo!, que contratou Seth como vice-presidente de marketing direto. Depois disso, ele já lançou diversos projetos e hoje se divide entre blogs, livros e palestras.

Todas as suas obras são visionárias e inspiradoras para quem trabalha com marketing. O livro Marketing de Permissão, de 1999, já lançava as bases do inbound marketing, que busca atrair o interesse dos consumidores em vez de interrompê-los. Já A Vaca Roxa, de 2003, provoca os negócios a usarem a inovação para se destacar no mercado fazendo o inusitado.

4. Martha Gabriel

Nesta lista, vale a pena destacar também uma autora brasileira reconhecida pelos profissionais do país. Martha Gabriel é consultora, professora, palestrante e escritora nas áreas de marketing digital, inovação e empreendedorismo.

A formação da autora é um tanto diversificada: começou na Engenharia, fez pós-graduação em Marketing e em Design, tornou-se mestre em Artes e ainda estudou Inovação e Neurociência. Talvez por navegar entre tantas áreas ela seja uma das mentes mais brilhantes do marketing atualmente.

Em 2010, ela lançou o seu principal livro, O Marketing na Era Digital, que se tornou um best seller. Nele, a autora aborda os impactos das novas tecnologias para os negócios, que devem adaptar o marketing a um novo consumidor e a uma nova maneira de se comunicar com ele.

Em sua publicação mais recente, Você, Eu e os Robôs: pequeno manual do mundo digital (2017), Martha traz um pouco mais do seu conhecimento em tecnologia para explicar a atual Revolução Digital — uma leitura inquietante, ideal para profissionais com um pé no futuro.

5. Vitor Peçanha

Não poderíamos finalizar esta lista sem mencionar um dos mais influentes profissionais de marketing da atualidade no Brasil e que recentemente entrou para a lista dos principais autores de marketing do Brasil. Vitor Peçanha é co-fundador da Rock Content, que se tornou a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina.

As experiências ao longo da história da empresa — de uma pequena startup aos R$ 25 milhões de faturamento em apenas quatro anos — já são compartilhadas por Peçanha na internet e em palestras pelo país. Você pode encontrar conteúdos dele em diversos canais, como no YouTube da Rock Content e em artigos do blog Marketing de Conteúdo.

Mais recentemente, em 2017, ele resolveu compartilhar seus aprendizados em um livro: Obrigado Pelo Marketing, que explica todos os conceitos e estratégias do Marketing de Conteúdo — uma obra essencial para quem quer se tornar um profissional completo.

Enfim, o conhecimento pode ser construído por meio de várias fontes — em livros, mas também em blogs, nas redes sociais e na experiência do dia a dia. Apenas o que você precisa é se certificar da qualidade das informações, para garantir um bom aprendizado.

Nos autores de marketing que indicamos, então, você pode confiar. Eles são referências para quem trabalha na área ou quer saber mais sobre marketing — e também podem ajudar muito quem precisa se realocar no mercado de trabalho. Veja agora o nosso e-book sobre recolocação profissional e entenda como adquirir mais conhecimento ajuda nesse caminho.

Ebook sobre Recolocação Profissional