autopromover sem exageros

Como se autopromover sem exageros na internet

Marketing pessoal é interessante até certo ponto, mas como não ficar chato para quem o acompanha? Confira aqui como se autopromover sem exageros!

Precisando arrumar novos freelas, mas não sabe como se autopromover? Esse é um dilema que afeta muitos profissionais autônomos, principalmente aqueles que trabalham na web.

Pode parecer irônico, mas, quanto mais vemos pessoas fazendo Marketing Pessoal na internet, mais notamos que essa estratégia pode ser um pouco forçada.

As coisas não precisam ser assim. É possível (e até bastante fácil) se autopromover sem deixar nenhum dos seus seguidores incomodados nem exagerar na dose. Veja o que é preciso para fazer isso!

Crie uma página no Facebook

Uma página no Facebook é diferente de um perfil, pois ela exige que as pessoas queiram voluntariamente acompanhar um tipo de conteúdo. Por isso, essa divulgação é menos invasiva do que a feita no seu próprio perfil — que, quando repetida de maneira constante, pode acabar prejudicando os seus resultados.

Se você é um profissional autônomo e deseja compartilhar o que tem feito com as pessoas certas, uma página no Facebook pode ajudar. Ela também lhe trará a oportunidade de segmentar seu conteúdo em anúncios criados para um grupo específico, interessado em contratar serviços como os que você oferece. Por isso, se você ainda não tem a sua, mas quer divulgar melhor o seu trabalho online, é hora de criá-la.

Publique um site convidativo

Sempre falamos aqui na Comunidade sobre a importância de ter um portfólio. Porém, ele não é o único conteúdo que torna um website convidativo. Sua página na internet pode fazer muito mais (e trazer maiores retornos) se você conseguir publicar nela um conteúdo que atraia visitantes.

Esse conteúdo pode vir no formato que mais lhe agradar: vídeos, tutoriais e e-books são excelentes estratégias para conquistar bons resultados no Google e atrair a atenção de quem busca um profissional como você.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens
Storytelling: a arte de contar histórias pode mudar os rumos de sua carreira!

Produza conteúdo para um blog

Conhece alguém que tem um blog? Que tal contribuir com conteúdos para a página?

Publicar como convidado em sites de terceiros é uma oportunidade de se apresentar, compartilhar um pouco do que sabe e conquistar novos seguidores.

Como essas pessoas estarão interagindo voluntariamente com os links e os perfis que você publica em seus textos, elas estarão mais interessadas em ver seu trabalho.

curso completo do blog pessoalPowered by Rock Convert

Faça trabalho voluntário

Uma ótima forma de mostrar o seu talento é fazer trabalho voluntário. Além de trazer novos materiais para o seu portfólio, o trabalho voluntário lhe permitirá entrar em contato com pessoas que você ainda não conhece e expandir seu networking. Publique nas suas redes a sua disponibilidade de realizar projetos para ONGs e outras instituições que desempenham um trabalho em que você confia.

É muito comum que os responsáveis por essas organizações tenham um orçamento baixo e muitas demandas. Uma parceria aumentará a visibilidade do seu trabalho, exibindo-o para uma nova audiência e trazendo grandes frutos para sua carreira.

Lance o seu podcast

Você gosta de falar sobre a sua carreira, mas é tímido demais para lançar um canal no YouTube? Um podcast é excelente para trazer pessoas interessadas naquilo que você faz para perto.

Dominar a linguagem dos podcasts é mais fácil do que aprender a editar vídeos. As rádios online, cada vez mais populares, são também a sua chance de promover seu trabalho sem falar apenas de você. Elas lhe darão a chance de mostrar experiência no assunto e serão um ótimo ponto de partida para que aqueles que pretendem contratar um profissional na área fiquem curiosos a ponto de visitar seu portfólio.

Dê aulas daquilo que você faz melhor

Há sempre uma coisa que fazemos melhor do que ninguém. Seja porque nos dedicamos a ela por anos, seja porque estamos muito interessados no assunto, esse conhecimento pode ser compartilhado com terceiros e trazer visibilidade para o seu trabalho. Já pensou em dar aulas?

Montar um curso online não é tão difícil quanto no passado. Há plataformas e softwares que o ajudarão a publicar conteúdo, postar vídeos e atender seus alunos. Eles trazem pessoas interessadas naquilo que você oferece e comprovam sua expertise na sua área de atuação.

Além disso, são uma excelente forma de atrair novos seguidores e aumentar a sua visibilidade na internet, sem ser invasiva. Ao oferecer algo para os seus seguidores, eles ficarão muito mais empolgados para acompanhar as postagens que você faz nas redes sociais.

Seja ativo nas redes sociais

Quando falamos em se autopromover sem exageros, não queremos dizer que você deve deixar de usar redes como Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram, mas sim que você deve publicar conteúdo nessas plataformas com um objetivo claro e sem se repetir.

Fazer cinco posts todos os dias pedindo freelas pode irritar quem o acompanha na internet, todavia, dois posts bem posicionados em uma semana podem ser um sucesso.

É importante entender quem segue você e o porquê, além de saber como atender melhor esse público. Fale sobre a vida e o trabalho e compartilhe publicações relevantes para quem o acompanha. Assim, quando se promover, essas pessoas estarão felizes em lhe dar um RT ou curtir sua publicação, já que recebem um ótimo conteúdo em troca.

Nota do editor:
Compilamos as principais práticas para Facebook, Instagram e Twitter em um único ebook, que ainda inclui ideias de conteúdo, conhecimentos sobre métricas, persona e tipos de conta. Acesse agora e melhore sua estratégia nas redes sociais!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Crie uma newsletter

Websites como o TinyLetter permitem que qualquer um crie uma newsletter, com assinatura voluntária, para compartilhar artigos, imagens e links relevantes para quem a segue. Eles são uma ótima maneira de criar uma rede de contatos ampla e mostrar que você é bom de serviço.

As newsletters podem ser sobre um tema só, podem funcionar como revistas virtuais ou ainda podem servir para atualizar o seu público sobre novos posts no blog. Utilize-as como estratégia para atingir parceiros interessados pelo que você produz.

Todos esses recursos de autopromoção podem acelerar a prospecção ativa de clientes. Como essas são maneiras de fazer com que outras pessoas entrem em contato com o seu trabalho, você cria uma relação de confiança com seus futuros consumidores, o que faz com que eles se tornem mais receptivos às suas propostas.

Aposte nas redes sociais para construir um relacionamento com quem te segue, mas evite falar demais sobre o seu trabalho e pedir oportunidades o tempo todo. Equilíbrio é fundamental para que você consiga utilizar a internet para conquistar uma clientela fiel.

Já que agora você sabe exatamente como se autopromover na web, que tal ir um pouco além? Usando toda essa divulgação, não vão faltar oportunidades de trabalho. Aprenda, então, a colocar um preço nelas!

Quanto cobrar pelo freela? Descubra na Calculadora de Preços para FreelancersPowered by Rock Convert