Por Isabela Sartor

Psicóloga por formação. Perita em Hogwarts por diversão.

Publicado em 18/08/2020. | Atualizado em 18/06/2020


Atrair novos leitores dará a você a chance de não apenas aumentar sua autoridade on-line, como também de transformar essas pessoas em seus novos clientes. Reunimos dicas úteis para ajudar nessa conquista. Confira!

Investir energia em criar conteúdos interessantes é um dos principais requisitos para construir autoridade on-line. Contudo, só isso não basta. É preciso estratégia constante para atrair novos leitores, aumentar o alcance das publicações e engajar todos nas interações.

A intenção por trás disso é transformar esses interessados em leads, ou seja, pessoas propensas a se tornarem os próximos clientes. A boa notícia é que existem algumas dicas úteis que nos ajudam a conquistar tal objetivo.

Que tal continuar a leitura e descobrir quais são?

1. Peça comentários e opiniões

Quando escrevemos um artigo do tipo “X dicas” ou “Y estratégias”, nem sempre é possível esgotar todas as possibilidades. Então, uma ideia é incentivar o engajamento e criar aquela chamada inicial, ou aquele CTA final, que faça as pessoas se sentirem à vontade em deixar um comentário.

Além de isso passar uma imagem simpática e ajudar a estreitar a relação com quem acompanha suas publicações, é uma ótima forma de aumentar o alcance do post, que poderá aparecer nos feeds de quem ainda não te conhece. 

2. Leve a audiência a outros canais

Que tal aproveitar as vantagens existentes em cada canal e usar isso como isca para levar as pessoas a outros? Essas ações ajudam a gerar tráfego orgânico, o que tende a aumentar a audiência.

Você pode, por exemplo, criar vídeos no YouTube, com chamadas bem atrativas, fazendo um resumo do que as pessoas encontrarão no seu artigo do Medium. Do mesmo modo, boas imagens no Instagram, com um pouco de copywriting, podem atrair novos leitores para aquele post do blog.

O contrário também vale: um conteúdo escrito pode instigar o interesse das pessoas em escutar o podcast. Só não se esqueça de colocar um link que direcione os seguidores ao local desejado, está bem?

3. Faça guest posts

Guest post é uma estratégia de criação de artigos como convidado. Na prática, você escreve um conteúdo que será postado no blog de outra pessoa. A ideia é colocar links que direcionem os visitantes à sua página e, assim, conseguir alguns acessos. Além do aumento do tráfego, isso torna você mais conhecido em meio a outro público, que pode gostar da sua forma de se comunicar e passar a seguir sua página. Como sabemos, conquistar novas pessoas é aumentar a chance de ter mais clientes!

Só tenha atenção às diretrizes do Google, que exige links naturais e relacionados ao tema do blog. Se isso não for seguido, a prática poderá ser interpretada como spam e, então, penalizada. Outra regra importante é ter uma persona parecida nos dois públicos, pois isso é essencial para que esses leitores tenham real interesse nas suas publicações também.

4. Envie conteúdos por e-mail

Não importa se o primeiro contato aconteceu on-line ou off-line, o e-mail marketing é uma ótima forma de manter a conexão com alguém que demonstrou certo interesse no seu trabalho, ou no do seu cliente, caso você esteja ajudando-o no marketing dele.

Quer um exemplo? Imagine que sua cliente seja professora de Yoga e queira fazer uma demonstração gratuita de como funcionam as aulas. Que tal pegar o contato das pessoas interessadas, que ainda não se matricularam, inscrevê-las em listas de e-mail e enviar conteúdos relacionados à saúde, bem-estar e benefícios da prática?

Você pode usar várias estratégias, a fim de conseguir a conversão, como o fluxo de nutrição ou a newsletter. De qualquer forma, além de isso ajudar a atrair novos leitores, também cria uma relação mais próxima com esse público, que pode, com o tempo, ficar convencido sobre a matrícula.

Powered by Rock Convert

5. Entenda as dúvidas do público

Sabe aquela ferramenta de perguntas do stories do Instagram? Use-a a seu favor. Defina um tema e incentive os seguidores a tirarem dúvidas sobre ele. Essa tática, além de ser ótima para provocar engajamento, ajudará a descobrir mais detalhes sobre o público.

Então, em vez de cair na tentação de responder tudo logo em seguida, anote todas as dificuldades e pense em artigos interessantes, que possam abordar as dúvidas das pessoas. Depois, não se esqueça de divulgar, pois isso será essencial para criar grande alcance do conteúdo.

Criando conteúdos para sua persona: tudo que você precisa saberPowered by Rock Convert

6. Invista em conteúdos de topo de funil

Muitas vezes, temos aquela ansiedade de querer vender logo os serviços e produtos, de modo a conseguir, rapidamente, o dinheiro na conta, não é mesmo? Então, a tendência é criar textos muito persuasivos, anunciando todas as vantagens da aquisição.

Em vez de focar apenas nisso, a dica é se lembrar do funil de vendas. Conteúdos de atração devem existir em maior quantidade que os de consideração e decisão. São eles que aumentam a probabilidade de atrair novos leitores, a partir da empatia e conexão, para, tempos depois, levar à conversão.

7. Aprenda com os conteúdos virais

É bem difícil ter certeza de que determinado post será um conteúdo viral e receberá milhares de comentários e compartilhamentos. Contudo, é possível aprender com esses tipos de artigos, ao reparar no que eles têm em comum e tentar adotar estratégias parecidas.

O humor, por exemplo, é uma das características predominantes. É comum a menção de fatos do cotidiano, a partir de uma perspectiva engraçada, assim como o BuzzFeed faz.

Contar histórias reais também é uma estratégia interessante, já que ajuda a gerar identificação com os leitores. Posts de dicas são úteis, pois resolvem problemas comuns do dia a dia. Textos que geram emoção, da mesma forma, podem criar aquela vontade de compartilhar o conteúdo nas redes.

Bem, como você viu, existem várias formas de atrair novos leitores ao blog ou às redes sociais. Só não se esqueça de que é fundamental, também, nutrir esse relacionamento, para que as vendas aconteçam. Assim, não deixe de conhecer bem a persona e continuar a entrega de conteúdos cativantes, que tenham o poder de levar à conversão, combinado?

Gostou dessas dicas? Então, que tal, agora, saber como profissionalizar sua carreira freelancer? Descubra tudo ao baixar o e-book!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto