atitudes para melhorar o seu dia

Experimente estas 11 atitudes para melhorar o seu dia!

Dias de luta, dias de glória, certo? Confira 11 atitudes simples e viáveis que podem melhorar o seu dia!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Em tempos de vidas perfeitas no Instagram — onde todo mundo está sempre sorrindo, em festas, namorando e com uma barriga de tanquinho —, sabemos que a realidade passa longe disso.

A vida de ninguém é fácil, e ter alguns dias ruins é algo absolutamente comum. No trabalho, por exemplo, podem acontecer coisas chatas, e nós ficamos com vontade de chutar o balde e jogar tudo para o alto. Quem nunca, não é?

No entanto, como está escrito na tatuagem que o Neymar fez no pescoço, tudo passa. Assim como sempre fala a Monja Coen, não existe nada fixo e permanente no universo. Se você é um freelancer ou profissional independente e está sofrendo com a falta de trabalho, com clientes cascas-grossas e com a grana curta, por exemplo, saiba que isso também passa. Mesmo!

Preparamos este texto especialmente para você que está vivendo ou viveu recentemente um dia ruim — ou seja, quase todo mundo. Aqui, daremos dicas para você virar o jogo e melhorar o seu dia. Confira!

1. Respire fundo

Sim, isso parece algo absolutamente bobo, mas melhora. Se você estiver estressado e vivendo momentos de tensão, pare e respire profundamente por 2 minutos. Sim, são apenas 2 minutos capazes de fazer uma diferença enorme em seu estado emocional.

Lembre-se de que a emoção não é você. Portanto, pare, aquiete-se e saiba que você é muito maior do que qualquer medo ou sentimento ruim.

2. Faça elogios

Os elogios são capazes de promover grandes milagres na vida das pessoas. Então, se você estiver tendo um dia difícil, experimente elogiar um colega, amigo ou familiar. Saiba que oferecer um elogio é tão bom quanto recebê-lo.

Então, não deixe de falar para uma pessoa que um determinado trabalho estava impecável ou que o mundo fica muito melhor por causa dela. Espalhe positividade, transforme a vida do próximo e mude a sua própria realidade.

3. Organize sua mesa de trabalho

Se você está lendo este texto em sua mesa de trabalho, preste atenção nela. Se a mesa estiver desorganizada, é bem provável que essa bagunça esteja afetando a sua atenção e a sua produtividade.

Portanto, limpe as canecas, jogue fora post-its antigos e arrume a pilha de papéis que está à sua vista. Alguns poucos minutos dedicados a arrumar uma bagunça farão uma enorme diferença em sua vida.

4. Faça uma atividade física

Se você é um freelancer ou profissional independente, tem os horários flexíveis. Mesmo que o mundo esteja caindo em sua cabeça e você tenha inúmeras tarefas para cumprir, às vezes é melhor parar e dar uma corrida, fazer uma caminhada ou ir à academia.

A atividade física tem o poder de mudar seu estado emocional. Depois de um bom treino, certamente você voltará ao trabalho muito mais animado.

5. Leia artigos que salvou

É bem provável que você tenha uma lista enorme de materiais que deixou salvos para ler depois. Dessa forma, caso esteja um pouco chateado, distraia-se com algum assunto que desperte sua curiosidade e possa ajudá-lo em sua carreira e até mesmo na vida pessoal.

Com certeza, você aprenderá alguma coisa nova e, ao mesmo tempo, tirará um tempo para sair de um possível estado de tensão.

Sugestões do editor:
Conheça 24 espaços de coworking em 24 cidades do Brasil
Mercado Freelancer 2018: um panorama completo do freelancing no Brasil
Organizando o sucesso: 6 dicas para vencer de vez a fera da desordem
Comportamento nas redes sociais: o que você não deve fazer
Coluna Freela: de estudante de MBA a nômade digital na Espanha
Calculadora de Preço para Freelancers: descubra quanto cobrar

6. Almoce com um amigo

As conexões com pessoas interessantes têm um grande poder e são essenciais em dias de trabalho mais agitados e chatos. Assim, convide uma pessoa que você admira para um almoço de uma hora e aproveite para trocar ideias de assuntos que não fazem parte do seu trabalho. Melhor ainda se esse almoço for com alguma pessoa que você não vê há um bom tempo.

7. Faça novos planos

Sabe aquele projeto que você está empurrando com a barriga e nunca começa? Pois é, aproveite um momento difícil para sacudir a poeira e dar a volta por cima. Começar algo novo tem um poder incrível e pode trazer muitas coisas inesperadas e boas para a sua vida.

Portanto, dê a si próprio um grande impulso de organização, produtividade e confiança, colocando em prática um plano e um cronograma para que tudo saia como o esperado. Às vezes, é tudo o que você precisa para se motivar.

8. Aprenda a dizer não

Muitas pessoas morrem de medo de dizer não, com receio de desagradar ou até de perder a amizade e a confiança dos outros. Pessoas sensatas e minimamente maduras entendem as recusas, por isso, você não deve ter medo de dizer não, principalmente para questões irrelevantes ou que não estejam ao seu alcance. Em alguns casos, um não para o outro é um sim para você.

Além disso, lembre-se de que esse não, em muitas situações, deverá ser dado para você mesmo. Portanto, esteja consciente em relação àquilo que de fato fará bem para a sua vida.

9. Organize sua caixa de e-mail

A caixa de e-mails pode ser um grande vilão da sua disciplina e produtividade. Por isso, esteja sempre atento aos horários em que você acessa suas mensagens. Tome cuidado com as notificações do celular e também com assinaturas de newsletters que sejam irrelevantes para você e seu negócio. Cada e-mail o estimulará a ter algum tipo de ação, por isso, é fácil se perder em meio às mensagens recebidas.

10. Tenha cuidado com as redes sociais

Assim como os e-mails, as redes sociais podem roubar seu tempo e, em um dia ruim, deixá-lo ainda mais tenso. Imagine que você está chateado, entra no Instagram e vê todo mundo feliz, rico, cercado de amigos e em lugares chiques. A tendência é que você fique ainda pior.

Por isso, evite entrar nas redes sociais em momentos difíceis. Prefira vídeos no YouTube com mensagens positivas e que tragam força para sua vida.

11. Peça ajuda

Se a situação apertar e as coisas estiverem complicadas, não hesite em pedir ajuda para os seus colegas. Pode ser sobre um trabalho, um conselho ou uma ideia. Quando as coisas estiverem saindo do controle, é essencial pedir ajuda.

Não somos super-homens e pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza. Inclusive, se tiver dias ruins com frequência, de repente vale a pena até buscar um terapeuta para colocar as ideias em ordem e voltar a ter dias de sol.

Esperamos que essas ideias para melhorar o seu dia realmente sejam colocadas em prática. Nunca se esqueça de que dias ruins são parte da vida de todo mundo, e não seria diferente no seu caso, não é mesmo? Como dissemos, momentos ruins são apenas momentos. Eles não definem você e, definitivamente, passam. Aproveite essas dicas como espécies de âncoras para você transformar suas emoções sempre que for preciso.

Uma dica final para melhorar o seu dia é se qualificar sempre. Para isso, uma ótima ideia é aproveitar o maior curso online e gratuito para produtores de conteúdo da história. Serão 12 webinars exclusivos com alguns dos maiores experts em produção de conteúdo do país. Para se inscrever, clique aqui.

Imersão Freelancer