Apresentações de Slides

Apresentações de Slides: 6 melhores ferramentas para você usar

Descubra como as apresentações de slides atrativas são determinantes para cativar clientes, o que significa apresentação de alto impacto e quais são as principais ferramentas de criação para a composição desse tipo de recurso multimídia.

Uma apresentação de slides com design bem trabalhado favorece a construção da credibilidade profissional. Essa razão já seria suficiente para o freelancer de conteúdo se esforçar na elaboração dos seus materiais visuais.

Mas as vantagens da boa organização dos elementos dentro da apresentação vão mais longe. Slides bem preparados permitem promover conceitos de forma clara e sucinta, o que multiplica as chances de encantar o cliente.

E como esse fator é decisivo na hora de fechar negócios, vale dedicar todo empenho e dedicação para alcançar tal resultado. Inclusive, slides com alto grau de personalização tornam evidente a capacidade criativa de quem os produziu.

Nota do editor:
Quer aprender como produzir materiais incríveis com base em suas experiências cotidianas? Confira nosso ebook sobre Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a dia!

Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a diaPowered by Rock Convert

Ou seja, ponto a mais para o seu trabalho ganhar destaque e sair na frente da concorrência. Conseguir todos esses benefícios depende, em grande parte, de usar uma excelente ferramenta multimídia.

Então, que tal conhecer algumas das opções disponíveis? Vamos lá, descubra 6 softwares verdadeiramente notáveis para criar apresentações!

Entenda o que são apresentações de alto impacto

Muito se utiliza a expressão “apresentação de alto impacto”, relacionada às estratégias de comunicação. Porém, o que realmente está envolvido em impactar a audiência e tornar memorável uma mensagem?

Pois bem, apresentar com sucesso ideias e projetos envolve mobilizar diversos recursos em prol da entrega de um valor real.

Isso engloba desde escolher a abordagem, estruturar a linha de raciocínio e criar um roteiro, até os cuidados com o material visual. Tudo isso, somado ao desenvolvimento do apresentador, têm grandes chances de impactar os interlocutores.

Importante ter em mente que cada elemento da apresentação contribui para o nível de atenção do seu público. Por isso, os vários fatores precisam ser criteriosamente elaborados, para originar uma experiência inesquecível.

Vale destacar que esse tipo de apresentação demanda extrema atenção aos detalhes, para realmente causar impacto. Assim, elementos como a linguagem corporal, o tom de voz e até o tempo entre um slide e outro devem ser bem calculados.

O critério empregado nessa elaboração vai ficar evidente na harmonia do conjunto. Como resultado desse empenho, que articula apresentador, forma e temática, são atingidos os objetivos de cativar as atenções, significar a mensagem e encantar a audiência.

Aprenda técnicas de design para fazer boas apresentações

Os elementos de design são poderosos recursos, por isso é importante entender como funcionam. Conjugar esse conhecimento às técnicas de como fazer slides vai ser valioso para reter a atenção dos seus interlocutores durante uma apresentação.

A importância desse aspecto é imensa, tanto para facilitar o entendimento das mensagens, quanto para engajar sua audiência.

Por tudo isso, vale aprender a respeito de design, para tornar suas composições de slides atrativas e funcionais. Até porque o material audiovisual tanto pode favorecer quanto atrapalhar a sua apresentação.

Afinal, recursos visuais desconectados do assunto abordado, extravagantes ou de baixa qualidade tendem a comprometer a credibilidade da apresentação. Quer dizer, o impacto, nesse caso, vai no sentido oposto da atenção que você deseja.

O segredo para evitar problemas está em saber dosar os elementos, evitando cometer faltas ou exageros. Lembre-se, em todo caso, de que o propósito dos elementos visuais é ajudar a transmitir sua mensagem.

Portanto, monte os slides de forma simples, sem inserir enormes quantidades de informação. Não perca de vista que se trata de um material de apoio, que, para cumprir sua função, deve facilitar a compreensão e ser conciso.

Mantenha o foco na ideia de que uma apresentação de slides efetiva deve estar centrada na organização do conteúdo. Assim, ajudará a expressar suas ideias, tornando-as ainda mais compreensíveis e impactantes.

O uso das cores em apresentações de slides

A identidade visual tem papel importante para as apresentações de slides, por agregar maior apelo às partes do conteúdo. A primeira escolha que você deve fazer, nesse sentido, é escolher as cores enfáticas a serem utilizadas.

Isso significa definir o tom que vai prevalecer nos slides, principalmente nas partes para as quais você quer chamar mais a atenção. Determinar que cor usar vai ser mais simples ao analisar o objetivo da sua mensagem.

Veja que conciliar a mensagem com o esquema de cores vai muito além de criar uma sensação visual agradável. O efeito do uso das diferentes paletas de cor age no sensorial, estimulando as mais diversas emoções.

Por isso, ao definir a cor base das diversas partes, analise o tipo de sensação que você pretende despertar com a sua apresentação. Escolhas feitas, use as cores enfáticas com a devida moderação.

Utilize essas tonalidades para realçar as informações mais importantes dos slides — a exemplo das conclusões para as quais você quer chamar a atenção.

Cuide para a identidade visual das palestras salientar o assunto abordado sem sobrecarregar os conteúdos. Pense que criar apresentações visualmente irresistíveis está ligado a estabelecer harmonia entre os elementos. Isso você somente vai conseguir ao apostar no equilíbrio entre cores, imagens e textos.

A escolha das fontes em apresentações impactantes

A tipografia é mais um dos elementos que merece toda a sua atenção na hora de montar apresentações de slides. Isso, em razão de cada fonte — ou tipo — ter um design característico, prestando-se a imprimir determinado estilo ao conteúdo.

Então, em se tratando de como escolher a fonte para uma apresentação, é preciso tomar as decisões mais adequadas. Esse zelo vai jogar a favor da sua mensagem, pois as tipografias comunicam e expressam.

Desse modo, cumprem importante função entre os elementos gráficos que compõem os materiais audiovisuais.

Visto que decidir pelo formato das letras é um dos maiores desafios da elaboração de slides, trazemos aqui algumas dicas para facilitar essa tarefa. Confira essas sugestões, a seguir!

Prefira sempre dois tipos

Lançar diversas tipografias por slide é altamente contraindicado, pois passa a impressão de confusão e amadorismo. Além disso, prejudica a coesão do material, polui os slides e dificulta a leitura.

Logo, ao refletir sobre quais fontes estão alinhadas com a sua apresentação, tome por princípio concentrar a escolha em dois tipos. Essa é praticamente uma norma para quem não quer correr o risco de errar.

Veja que usar somente uma fonte pode deixar seu material entediante, principalmente se as suas variações não forem trabalhadas. Já a combinação de duas fontes estabelece contraste e agrega maior dinamismo aos slides. Claro, esse efeito está ligado a ambas as letras seguirem estilos que concordem entre si, por isso, evite escolher fontes que destoem.

Utilize letras grandes e destaques como fortes aliados

É muito frustrante, para quem assiste a uma apresentação, não conseguir ler o que está sendo exposto. Para isso não acontecer, aposte em apresentar letras grandes o suficiente, de maneira a favorecer uma leitura confortável.

Observe que letras grandes facilitam a visualização, mas, muitas vezes, requerem diminuir a quantidade de texto. Nesse momento da edição, pode ser necessário apresentar menos texto, porém com tipos maiores.

Quando ocorrer esse dilema, decida pela adequação do material, “enxugando” o seu conteúdo. Afinal, trata-se de tornar a comunicação visual o mais eficaz possível, para ela atingir plenamente seus objetivos.

Nesse sentido, aplicar destaques também é de enorme relevância para o contexto da mensagem. Esse recurso ajuda a realçar os conceitos para os quais você quer maior atenção, a exemplo de trechos ou palavras do enunciado.

Faça do menos é mais sua regrinha de ouro

O acúmulo de detalhes, em vez de dar aos slides um visual cativante, torna trabalhosa a leitura. Isso pode provocar dificuldade de acompanhar a apresentação, efeito contrário ao que você pretende para ela.

Manter bem distante essa enrascada está relacionado a investir na simplicidade da comunicação visual. Nesse intuito, fuja das tipografias muito complexas, que demandam o esforço de praticamente “decifrar” a mensagem escrita.

Foque suas opções naquelas letras com traçado e espaçamento simples, que possam ser lidas de maneira dinâmica.

E como a tipografia é um assunto bastante extenso, não sendo possível dominá-lo de uma hora para outra, procure aplicar essas simples dicas. Elas favorecerão a produção de materiais coesos e visualmente agradáveis, os quais apoiarão com segurança a exposição das suas ideias.

Confira as 6 melhores ferramentas para apresentações de slides

Uma das principais estratégias para elaborar apresentações de slides impactantes consiste em escolher a ferramenta certa. Importante ter em mente que cada situação e necessidade tende a demandar recursos específicos.

Dessa maneira, atingir os objetivos com a comunicação pode exigir as funcionalidades que só determinada ferramenta oferece.

Além disso, há outras questões em torno de qual ferramenta empregar, entre elas o grau de usabilidade, o quanto ela é intuitiva e por aí vai uma série de características.

Com o propósito de ajudar você a conhecer mais sobre o assunto, trazemos abaixo 6 das principais ferramentas de edição. Fique por dentro do que essas valiosas facilitadoras oferecem a você, e veja qual usar para as suas palestras!

1. Google Slides

Simples de usar, a ferramenta oferece recursos que permitem preparar slides direto na web ou no aplicativo. Entre suas funcionalidades estão as opções de criar, editar e trabalhar em colaboração com outros usuários.

A edição de audiovisuais com o Google Slides têm a funcionalidade de ser feita direto do tablet ou smartphone com sistema operacional Android.

Com ele, dá para criar apresentações ou editar as já existentes, bem como montar materiais até mesmo offline. A formatação de textos, o armazenamento na nuvem e a elaboração de slides instantaneamente são mais alguns dos seus recursos.

2. Power Point

Essa é uma das mais populares entre as ferramentas de edição e apresentação de slides. Seu programa contempla funcionalidades que possibilitam agregar textos, imagens, sons a até animações.

As apresentações feitas no Power Point permitem compartilhamento entre diversos usuários, desde que eles tenham a mesma versão instalada. A ampla variedade de modelos predefinidos e as muitas alternativas de layouts contam entre as suas vantagens.

3. Impress

O Impress é uma das completas ferramentas de criação para apresentações multimídias. Sua utilização permite criar e editar materiais com muita flexibilidade, vantagem conferida pelos seus vários recursos.

Entre essas múltiplas possibilidades se destacam as ferramentas de desenho, que têm excelente usabilidade. A ferramenta permite também incluir animações e efeitos 2D e 3D aos slides, bem como construir e controlar cenas. A incorporação de variados objetos e componentes é mais uma das soluções que oferece às edições.

4. Trakto

Esse editor online tem design bastante intuitivo e promete fazer a diferença para o utilizador que não quer passar horas criando apresentações. A economia de tempo é fruto da simplicidade da sua ampla gama de recursos que agilizam a preparação dos slides.

Com ele, em pouco tempo se consegue produzir materiais bem elaborados, incluindo apresentações de slides, entre outros muitos trabalhos. É disponibilizado em duas versões, uma gratuita e outra paga, ambas providas de variadas funcionalidades.

5. Prezi

Esse software de apresentação traz recursos dinâmicos que se assemelham em muito aos do Power Point. O que diferencia ambas as ferramentas é basicamente a forma de funcionamento.

No Prezi, a construção das apresentações utiliza os conceitos de mapa mental, criando um todo que é como um grande slide. Com base no conceito de não-linearidade, é uma ferramenta inovadora que permite compor apresentações de alto impacto.

No quesito design, destaca-se a barra de ferramentas, que permite incorporar, com facilidade, imagens em diferentes formatos, além de ser compatível com vídeos do YouTube.

6. Canva

Esse software online tem funcionalidades para a criação de designs com estilo profissional, de maneira simplificada. Templates gratuitos, prontos e customizáveis são oferecidos pelo serviço, que conta ainda com modelos pagos.

Totalmente online, é adequado à elaboração de apresentações de slides e documentos compostos por imagens e textos.

Agrega funcionalidades como textos pré-formatados, banco de imagens e edição avançada — inclusive das imagens provenientes de outras fontes, a exemplo dos arquivos instalados no computador do usuário.

Atentar-se às informações acima vai contribuir para você conferir aparência profissional às suas apresentações de slides. Não perca de vista que as ferramentas de edição são as suas principais aliadas para impactar potenciais clientes.

E, visto que o fechamento de toda e qualquer apresentação deve causar forte impressão, passamos a fala a Steve Jobs, que entendia tudo de forma e conteúdo. Para isso, trazemos sua afirmação de que o “Design não é apenas o que parece e o que se sente, design é como funciona”. Com essa menção, incluímos a última dica deste artigo, desejando excelentes apresentações a você!

Gostou das nossas dicas para criar ótimas apresentações de slides? Então aproveita e conheça agora mesmo 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert