Bandeira do Reino Unido, um lugar perfeito para aprender inglês rapidamente.

Inglês para produtores de conteúdo: como aprender rapidamente?

Técnicas, aplicativos, cursos, livros e vários outros recursos para aprender inglês na velocidade da sua necessidade. Ah, e claro, todos eles testados e aprovados por um produtor de conteúdo experiente.

Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

 

Saber um segundo idioma é imprescindível para se destacar no mercado de trabalho. Melhor ainda se ele for um dos mais falados no mundo — o inglês.

A importância do inglês para produtores de conteúdo é incontestável. Além de expandirem suas fontes de referência, redatores que dominam essa língua conseguem mais trabalhos e são mais bem remunerados.

Sabendo disso, nós preparamos este post com 5 dicas te ajudarão a aprender inglês rapidamente. Quer tornar o seu freela ainda mais lucrativo? Então pegue o caderninho de estudos e mãos à obra!

Canais no YouTube

A tecnologia é a melhor amiga de quem quer aprender uma nova língua por conta própria. E como o inglês é um idioma bastante difundido, as alternativas são diversas.

Se você é do tipo que prefere ter um professor te passando os conceitos e explicando as regrinhas gramaticais, o melhor é procurar por canais no YouTube. O EnglishLessons4U dá dicas para decorar vocabulário, melhorar a oralidade e até mesmo te ensina a conversar e escrever sobre os mais variados temas do cotidiano.

Mas a grande vantagem é que a maioria dos vídeos conta com legendas em português, então você já pode começar seus estudos direto por lá!

Por outro lado, se você prefere aprender o básico antes de encarar aulas em uma língua desconhecida, os canais Inglês Winner e Educação Ativa de Idiomas podem te ajudar. Além das aulas para iniciantes, eles também oferecem aprofundamentos para quem está no nível intermediário.

Aplicativos

Os aplicativos de idiomas são outra excelente alternativa, tanto para quem ainda não sabe nada de inglês quanto para quem busca aprofundar seus conhecimentos.

O mais famoso é o Duolingo, cujas funções gratuitas rendem, no mínimo, uma boa noção do idioma. Outras opções são o Babbel, que tem um acervo de mais de 3.000 palavras, e o Voxy, que oferece aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos e nível de aprendizado.

Videogames

Estudar não tem que ser sinônimo de tédio. Pelo contrário, um método que combine aprendizado e diversão tende a ser bem mais eficaz!

É por isso que os videogames se tornaram grandes aliados de quem está aprendendo inglês. A plataforma não importa: seja no PlayStation, no computador ou no celular, o importante é saber como converter esse momento de lazer em um reforço dos estudos.

Jogos de estilo RPG geralmente têm muitos diálogos e interações, então são boas pedidas para treinar a conversação e a leitura. Como suas escolhas ao longo dessas interações impactam diretamente o rumo do jogo, a tarefa se torna bem mais dinâmica e divertida!

Outra dica bem bacana é o Lingualeo. Aqui o mote “aprenda inglês jogando” é elevado ao máximo, pois se trata de um jogo didático para celular. Ele conta com dicionário inglês–português, recursos variados de multimídia, treinos para memorização e exercícios de fixação.

A melhor parte é que o aplicativo é gratuito e está disponível tanto para celular quanto para computador. É só baixar e curtir os estudos.

Séries e filmes

Assistir a séries e filmes em inglês e sem legenda, ou com legenda em inglês, contribui para que você entenda melhor como funciona a gramática anglicana na prática.

Além disso, acostumando os ouvidos ao inglês, seu cérebro começa a automatizar certas construções frasais. Depois, fica muito mais fácil aprofundar seus estudos.

O lucro desse método é o mesmo dos jogos: estudar se divertindo. Por isso, reconfigure as legendas da Netflix e bom aprendizado!

Música

Hoje, é quase impossível curtir o que anda bombando nas rádios sem topar com um “hit” em inglês. E isso é ótimo: a música serve de introdução a um idioma desconhecido, além de ser uma fonte bem variada de vocabulário.

Vale de tudo: Lady Gaga, Arctic Monkeys, Ed Sheeran… O propósito aqui é semelhante ao do item anterior. A música ajuda a fixar o inglês na sua cabeça sem que você precise suar para decorar as regras logo de cara.

E se você ler a letra da sua música favorita enquanto ouve, melhor ainda! Aproveite para anotar as palavras desconhecidas e tirar suas dúvidas em um dicionário.

Leitura

Um dos maiores benefícios do inglês para produtores de conteúdo é o acesso a referências mais ricas. Portanto, o mais importante é que você aprenda a ler sem dificuldades.

E como treinar para os conteúdos mais complexos? Lendo os mais simples, é claro!

Comece pelo seu dia a dia. Curta páginas em inglês no Facebook, se inscreva em chats ou fóruns online sobre assuntos de seu interesse, siga usuários estrangeiros no Twitter. Depois, evolua para textos maiores e mais densos.

Leia artigos em inglês, sobre temas variados. Sabe aquele livro de um autor norte-americano que você amou? Procure a versão original! Quando se sentir mais seguro, dispense a tradução e vá atrás de novidades direto no idioma.

Para essa tarefa, o Kindle é extremamente útil. Basta assinar o Kindle Unlimited e você terá acesso a um acervo amplo de livros técnicos, romances e coletâneas de contos em inglês para ler sempre que quiser.

Confira alguns títulos que nós recomendamos:

English Short Stories for Intermediate Learners

Justamente com o objetivo de ajudar estudantes de inglês a aperfeiçoarem a leitura, esse livro é um compilado de 8 histórias curtinhas e não muito complexas. Perfeito para quem está começando a criar intimidade com o idioma.

The Immersion Method: How to Learn Any Language from What You Love

Esse livro aborda um método bem interessante de aprendizagem, chamado de “método da imersão”. Além de aprofundar as dicas que demos aqui no post, ele te ensinará outras técnicas e exercícios para que você domine a língua rapidamente;

Sherlock Holmes: The Complete Collection

Não são apenas os livros técnicos e específicos para a aprendizagem que podem te ajudar. Além de treinar a leitura com a linguagem bastante acessível de Conan Doyle, você se divertirá com todas as aventuras do detetive mais inteligente da literatura mundial!

E tem mais: assim que você cria uma conta no Kindle, a Amazon te dá de cortesia um dicionário de inglês da Oxford. Legal, né?

Viu como você só tem a ganhar? E agora que já sabe da importância do inglês para produtores de conteúdo e o que fazer para aprender mais rápido, que tal escrever nesse novo idioma?

Veja por que um redator bilíngue é tão valorizado e descubra quais outros benefícios o inglês pode te trazer!