Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 27/01/2017. | Atualizado em 11/10/2018


Alguns dos melhores lugares para se aprender copywriting, hoje, são: 1. Rock University; 2. The Blackford Centre for Copywriting; 3. Kopywriting Kourse; 4. Hubspot. Quer saber mais? Confira este artigo!

Um redator pode ter muito sucesso em uma carreira como freelancer. Investindo em capacitação, divulgação do seu trabalho e se dedicando com disciplina para produzir conteúdo de qualidade, é quase impossível não colher frutos dessa atividade.

Se você já atua como freelancer há algum tempo e ainda não sentiu a sua carreira deslanchar, talvez o que esteja faltando seja um empurrãozinho na sua técnica.

Você já domina a gramática, o uso das palavras-chave, a produção de textos escaneáveis, e até a otimização do SEO? Então você está familiarizado com elementos teóricos importantes do copywriting!

Que tal aprofundar esse conhecimento e, além disso, conhecer os melhores sites gratuitos e pagos para aprender copywriting? Saiba mais a seguir:

O que é copywriting?

copywriting é um conjunto de técnicas de produção de conteúdo que garantem que um conteúdo será, de fato, útil para uma estratégia. As técnicas de copywriting são fundamentais para fazer um leitor assinar uma newsletter ou fazer download dos seus materiais – ou seja, entrar para a sua base de leads.

Isso significa que o redator desses conteúdos tem nas mãos a responsabilidade de fazer esse processo funcionar. Parece muito? De fato, é! Os redatores mais hábeis nessa função são bem valorizados pelo mercado, justamente pela importância do copywriting na conversão de prospects em leads.

Além disso, as técnicas de copywriting são aplicáveis para qualquer tipo de conteúdo, on-line e off-line: blog posts, landing pages, e-mail marketing, panfletos, outdoors, vídeos e até spots para rádio.

Já se convenceu e quer aprender? Continue lendo!

Como aprender copywriting?

Aprender copywriting realmente não tem mistério. Pelo contrário, para um redator já habituado a produzir textos de marketing de conteúdo, a prática é quase instintiva.

Existem inúmeros sites, livros e guias que podem te ajudar nesse aprendizado, mas a grande sacada aqui é ir aos lugares certos.

Como dissemos, é importante investir em capacitação, mas não estamos falando apenas de investir dinheiro, mas principalmente de investir tempo.

O seu tempo é, provavelmente, o seu bem mais precioso. Por isso, é fundamental escolher bem onde empregar a sua dedicação.

Onde aprender copywriting?

Esse artigo está aqui para te ajudar nessa missão!

A partir de agora, vamos listar os melhores sites e cursos que merecem o seu tempo (e o seu dinheiro, em alguns casos), e que vão te capacitar para trabalhar com copywriting.

Vamos começar com os primeiros conteúdos que você encontraria em uma busca rápida pelo Google: os materiais e cursos em inglês.

Os americanos já conhecem o copywriting há bastante tempo, e o resultado dessa relação é uma infinidade de materiais que podem ajudar a te formar como um autêntico copywriter. E pode acreditar quando dizemos “infinidade”.

Se você está com o inglês em dia, as seguintes opções podem te ajudar muito:

Udemy

Udemy é uma plataforma online que conta com mais de 42 mil cursos. Especialistas das mais diversas áreas de conhecimento disponibilizam cursos completos por preços bem acessíveis, com várias opções gratuitas.

Todos os cursos de copywriting disponíveis por lá estão em inglês, e a maioria ainda não conta com legendas em português.

Se você for fluente na língua, pode ser uma ótima opção para aprender copywritingClicando aqui, você encontra todos os cursos de Copywriting disponíveis na Udemy!

Na Udemy você também encontra várias opções de cursos de escrita, redação web e marketing de conteúdo em português, é só navegar pelas categorias de busca no site.

Coursera

Coursera faz parcerias com diversas universidades e organizações mundo afora para oferecer cursos online de ótima qualidade. Os cursos contam com testes, projetos para desenvolver o aprendizado e certificados de conclusão.

A plataforma não tem cursos específicos de copywriting, mas um dos cursos de marketing digital possui uma aula dedicada à escrita para web, além de todos os outros tópicos essenciais sobre o tema.

Por apenas 59 dólares, cerca de 190 reais, você acessa o curso completo e aperfeiçoa a sua escrita persuasiva com uma especialista da Universidade de Illinois, nos EUA.

O curso é totalmente em inglês, ainda sem legendas, e tem duração aproximada de um mês. Você pode acessá-lo clicando aqui!

Hubspot

A Hubspot é uma empresa referência em software para CRM, marketing e vendas, e é a responsável pela criação do conceito de Inbound Marketing.

A empresa criou a Hubspot Academy, uma plataforma de certificações para profissionais que desejam se especializar no que há de mais moderno no universo do marketing digital.

Na Hubspot Academy você encontra cursos como marketing de conteúdo e e-mail marketing. Ao final de cada curso, o aluno realiza um teste e, se aprovado, recebe um certificado com validade de 1 ano.

A certificação da Hubspot é pré-requisito em diversas empresas para trabalhar com marketing digital, e o melhor de tudo é que esses cursos são 100% gratuitos!

As certificações de Inbound Marketing e marketing de conteúdo são ótimas para aprender copywriting, e estão disponíveis em português, com aulas legendadas e prova traduzida.

Já as aulas e o teste do curso de e-mail marketing só estão disponíveis em inglês, e são ótimas para aperfeiçoar as suas habilidades!

Acesse aqui e conheça a Hubspot Academy!

A Hubspot também tem um blog em português, com vários artigos interessantes sobre copywriting. É só acessar aqui e buscar pelo assunto!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

The Blackford Centre for Copywriting

Blackford Centre é um instituto especializado em ensino à distância, e conta com uma divisão específica para formar copywriters. O instituto tem alunos ativos em mais de 30 países, e por isso todo o conteúdo é em inglês.

O curso completo de copywriting está com algumas vagas abertas no momento. São mais de 6 horas de aulas, com a opção de adquirir o material impresso para acompanhar as vídeo-aulas.

Após se inscrever, o aluno é apresentado a um tutor, que vai corrigir os exercícios e acompanhá-lo por até três meses após o fim do curso.

O curso tem duração variada, pois segundo o instituto os alunos costumam levar de 5 a 7 meses para concluir o aprendizado.

Um diploma é entregue ao fim do curso, além de um manual exclusivo para copywriting e um website customizável, pronto para você buscar clientes e se promover na internet.

O curso tem custo de 887 dólares para moradores do Brasil, cerca de R$2.900,00. O investimento é alto, mas compatível com a qualidade do material oferecido no curso.

Você encontra mais informações no site do instituto, em inglês, clicando aqui.

Caso o valor esteja fora do seu orçamento, você ainda pode aprender copywriting com algumas dicas que estão disponíveis no site do Blackford Centre. Clique aqui para ler o conteúdo!

Kopywriting Kourse

O site Kopywriting Kourse tem vários materiais que podem te ajudar a aprender copywriting.

São vídeos, artigos, listas, livros, guias, e até um curso completo, tudo em inglês. Enquanto os materiais são gratuitos, você pode adquirir o curso por 97 dólares, cerca de R$312,00.

O plano premium te dá acesso a outros conteúdos, como videoconferências com o professor, participação em grupos de discussão, cursos complementares e outros bônus – por aproximadamente 3.100,00 reais.

Clique e conheça as oportunidades!

Onde aprender copywriting em português?

Infelizmente, muitos bons conteúdos sobre copywriting ainda são pouco acessíveis para os falantes da nossa língua.

Isso acontece porque a prática e o ensino do copywriting ainda são pouco difundidos no Brasil sob essa nomenclatura. Isso também explica o fato de você não conhecer muitos copywriters ou receber olhares tortos por se definir como um.

Muitos chamam as práticas de copywriting de escrita persuasiva ou voltada para vendas, o que não é errado, apesar de limitar um pouco a definição de copywriting.

Felizmente, alguns profissionais e empresas perceberam a necessidade de falar sobre copywriting no Brasil, e formar redatores capacitados, verdadeiros copywriters.

Vamos listar abaixo alguns sites onde você pode ler sobre o assunto em português, e alguns cursos produzidos por empresas brasileiras que merecem a sua atenção:

Conrado Adolpho

Conrado Adolpho é um dos nomes mais conhecidos do marketing e empreendedorismo digital no Brasil, e criou o seu próprio curso para aprender copywriting, o CopySamurai. Por enquanto o curso está sem turmas abertas, mas o Conrado disponibilizou gratuitamente uma aula especial do curso lá no blog dele!

A aula tem duração de 18 minutos, e lá ele conduz uma análise da copy de um e-mail que ele enviou para a base de leads com um convite. É um aprendizado rápido, e uma ótima forma de ver a teoria de copywriting aplicada.

Clique aqui e acesse a aula do Conrado Adolpho.

Rock University

Rock Content é a maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil. Na Rock, os conceitos do marketing de conteúdo não são só para os clientes, mas também  são aplicados na própria estratégia da empresa, e os resultados são mais que positivos.

Rock University é a plataforma de aprendizado da Rock, com cursos e certificações nas frentes mais importantes do marketing digital. Várias empresas brasileiras já consideram os certificados Rock Content na hora de contratar profissionais de marketing.

As aulas são ministradas por profissionais da Rock, e ao final do módulo há uma avaliação do aprendizado, que gera um certificado com validade de um ano.

Para aprender copywriting, recomendamos as certificações de Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. A última foi desenvolvida pela equipe do blog da Comunidade Rock Content, e ambas são totalmente gratuitas!

A plataforma tem vários outros cursos, com planos gratuitos e versões premium a um preço mensal bastante acessível. Conheça mais sobre a Rock University clicando aqui.

Em tempo: o blog da Rock, Marketing de Conteúdo, tem materiais incríveis sobre copywriting. E nós, do blog da Comunidade Rock Content, já falamos bastante no assunto. É só clicar aqui e navegar no nosso arquivo para aprender com as nossas dicas sobre copywriting!

CopyCon

A CopyCon é um blog dedicado a estratégias de negócio e copywriting. Por lá, você encontra vários artigos sobre copywriting, análises e guias bastante completos. Vale a pena conferir!

O blog tem um curso gratuito para aprender copywriting, o Palavras que Vendem. Dividido em 6 módulos, você vai aprender a estruturar headlines persuasivas, os fundamentos de storytelling e como montar cartas de vendas irresistíveis.

Clique aqui e conheça mais sobre a CopyCon e o curso Palavras que Vendem.

Como alcançar o sucesso sendo copywriter?

Todas as opções que citamos nesse post oferecem aprendizado de qualidade, e são referências que podem agregar muito para o seu currículo profissional. Não se esqueça: não existe uma única forma de produzir uma copy de qualidade.

Cada conteúdo é único e depende de inúmeros fatores para ser produzido, como a persona, o segmento, o produto ou serviço e a empresa por trás da copy.

Seja qual for a opção que você escolha para aprender copywriting, é importante ter em mente que os métodos e ferramentas estão sempre em constante evolução. Os hábitos de consumo são instáveis, e a todo momento surgem novas formas de produzir e consumir pelo mundo.

Por isso, não se descuide e procure estar sempre atualizado e em busca de novos aprendizados, isso é o que te tornará um copywriter de sucesso.

Para isso, você pode e deve acompanhar os nomes de referência da área, além de procurar aprender com exemplos reais do dia a dia. Estudos de caso, séries, filmes e livros são ótimos materiais para ver o copywriting em ação, e entender melhor como a dinâmica funciona.

Além disso, aproveite a sua visita em nosso blog para conferir nosso e-book Guia definitivo do texto perfeito e descobrir como fazer suas redações serem melhores, do brainstorming às técnicas de persuasão.

Posts populares com esse assunto