Por Ana Cavalcanti

Redatora na Rock Content.

Publicado em 17/08/2015. | Atualizado em 09/01/2019


Depois de finalizar um blog post, revisar e conferir tudo com um bom corretor ortográfico, para que nenhum errinho bobo passe despercebido, é hora de criar chamadas para as redes sociais!

Essas chamadas são muito importantes, afinal, com elas você poderá convidar usuários do Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes a lerem um artigo.

Parece uma tarefa simples, mas muitos redatores ainda têm dúvidas sobre “como?” e “por quê?” escrever esse tipo de chamada. Você é uma dessas pessoas? Não se preocupe! O post de hoje foi escrito, especialmente, para tirar suas dúvidas — além de ensinar algumas dicas para que esses pequenos textos deixem qualquer usuário de redes sociais interessado no conteúdo de seus artigos.

Vamos lá?

Por que escrever chamadas para mídias sociais?

O marketing de conteúdo tem como uma de suas premissas a criação de materiais de qualidade — como blog posts, infográficos e ebooks, por exemplo — como uma forma de atrair possíveis clientes. Esses materiais geralmente são divulgados em blogs, mas são as redes sociais que vão impulsionar os seus usuários a consumirem esses textos.

Sendo assim, é muito importante que empresas não só compartilhem esses conteúdos através das redes sociais, mas também criem formas de despertar o interesse e a curiosidade de seus seguidores, fazendo uso de boas imagens e, especialmente, criando chamadas criativas.

Como fazer

Agora que você já sabe a importância das chamadas para mídias sociais, confira algumas dicas para que elas sejam lidas e compartilhadas por toda a interwebs!

Seja breve

Ao terminar de escrever o seu texto, que deve ser finalizado com um belo CTA, você deverá elaborar, na sequência — e não no início do texto! —, 3 chamadas para mídias sociais. E isso deve ser feito apenas quando solicitado no pitch, é claro. Não é preciso mais do que duas ou, no máximo, três linhas para transmitir esse tipo de texto.

Usuários de redes sociais têm sempre milhares de conteúdos “disputando” sua atenção e, nesse sentido, é preciso convencê-los rapidamente de que o seu texto merece ser lido e compartilhado. Além disso, algumas redes aceitam um número limitado de palavras por post, como o Twitter, que admite apenas 140 caracteres por tweet. Logo, concisão e objetividade são essenciais nesses textos.

Escolha a linguagem certa

Assim como todo o artigo, as chamadas para mídias sociais também devem ter uma linguagem adequada a sua proposta. Essa linguagem pode ser formal, informal, clara, objetiva, buscando proximidade com o leitor ou não: o importante é estar alinhado com os interesses do cliente.

Para isso, vale dar uma espiada nas redes sociais desse cliente e nos conteúdos já postados, tendo assim uma boa ideia de qual é o tom que ele gosta de usar com o seu público.

Convide o leitor a interagir

Ao contrário do que alguns pensam, chamadas para mídias sociais não são apenas pequenos resumos daquilo que foi escrito ao longo do artigo. Como o próprio nome sugere, você deve chamar o leitor a praticar uma ação. Portanto, você deve convidar seus leitores a prosseguirem com a leitura, mostrando o que há de especial naquele texto.

Sendo assim, use e abuse de verbos no imperativo: confira, descubra, compartilhe, saiba, conheça e muitos outros! Além disso, tente convencer o leitor de que há algo interessante por vir. Quer saber como? Então confira o nosso tópico seguinte!

Seja criativo

Embora pareça óbvio, essa é uma dica preciosa para escrever boas chamadas para redes sociais. No entanto, para colocá-la em prática, antes de mais nada, é preciso avaliar todo o texto que foi escrito anteriormente.

Com base no conteúdo do seu texto, considere que você é um leitor qualquer e se faça as seguintes perguntas: qual é o ponto-chave desse texto? O que há de especial nele? Ou seja, use a sua criatividade e seja persuasivo com relação à importância do tema.

Para escrever chamadas criativas, apresente o tema em questão e, sempre que possível, tente criar empatia com seu interlocutor — através de boas escolhas lexicais e, também, ilustrando situações hipotéticas com as quais ele poderá se identificar. E, é claro, busque sempre sair do lugar-comum.

Exemplos de chamadas para mídias sociais

  • Você já sabe como redigir bons textos, mas sempre bate aquela dúvida sobre como fazer as chamadas para redes sociais? Não se preocupe! No post de hoje nós ensinaremos como fazer chamadas criativas e pontuais.
  • Quer aprender a escrever boas chamadas para diferentes mídias sociais? Então não perca o nosso artigo a seguir!
  • Terminou de escrever o seu artigo e não tem ideia de como fazer as chamadas para mídias sociais? Leia o post a seguir e tire todas as suas dúvidas!

E você, conhece outras dicas para fazer chamadas para mídias sociais? Conte para a gente! E não se esqueça de visitar nosso avaliador de títulos para saber o potencial do seu post de atrair clicks!

Avaliador de Títulos — Acesse agora!

Posts populares com esse assunto

Os comentários estão desativados.