Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 27/11/2020. | Atualizado em 12/11/2020


Este post foi escrito pela equipe do BeerOrCoffee, parceira do Comunidade., A BeerOrCoffee é a maior plataforma de escritórios do país.

A busca por aplicativos para trabalhar remotamente tem crescido, conforme esse modelo de trabalho se populariza. 

Isso porque as empresas estão entendendo que o home office e o trabalho remoto são uma tendência para o futuro e que podem ser realizados com sucesso, desde que se use as ferramentas adequadas.

Neste artigo, apresentaremos algumas soluções que podem ajudá-lo a trabalhar a distância. Antes disso, no entanto, é interessante que você compreenda a diferença entre home office e trabalho remoto. 

A diferença entre trabalho remoto e home office

Embora muitas vezes utilizados erroneamente como sinônimos, trabalho remoto e home office não têm o mesmo significado. Na verdade, eles são conceitos que se complementam, estando um embutido no outro.

Ficou confuso? Não tem problema! A gente explica com mais detalhes! Home office, como o próprio termo em inglês sugere, significa trabalhar em casa. Ou seja, se refere às atividades de trabalho realizadas no ambiente doméstico do profissional.

O trabalho remoto, por sua vez, pode ser realizado na casa do profissional e também em coworkings, em hotéis, em cafeterias, em bibliotecas, em ambientes compartilhados e até na empresa. 

Na prática, qualquer lugar com acesso à internet pode servir para a execução das atividades profissionais, muito por conta de tecnologias como a computação em nuvem. 

De tal maneira, o home office é apenas uma das muitas possibilidades do trabalho remoto. Ambos fazem parte de uma cultura chamada anywhere office, que ganha cada vez mais adeptos.

Inclusive, existem plataformas de coworking que vendem planos com diárias para empresas e profissionais autônomos. Dessa forma, eles podem pagar uma mensalidade e frequentar esses espaços compartilhados.

6 aplicativos para trabalhar remotamente e ter sucesso

Entendido sobre as diferenças entre home office e trabalho remoto, agora você está pronto para conhecer os principais aplicativos para praticar esse modelo com sucesso. Veja, a seguir, algumas dicas!

1. Slack

O Slack é uma ferramenta para troca de mensagens muito útil e que pode ser utilizada como uma espécie de escritório virtual da empresa.

Também é possível criar grupos no Slack para que se possa enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Uma ideia é fazer um canal para cada setor ou projeto da empresa.

O aplicativo funciona no desktop e também em dispositivos móveis, por meio do aplicativo. Além disso, conta com a vantagem de fazer a integração com o Google Drive e o Google Agenda. Isso garante que os times tenham uma boa comunicação, economizem tempo e trabalhem em sintonia.

2. Zoom

Para fazer videoconferências, uma das melhores ferramentas é o Zoom. Ele é útil tanto para chamadas entre a equipe, como para os encontros virtuais com clientes.

Existe uma versão gratuita e outra paga do aplicativo. Entre as possibilidades, por exemplo, os usuários podem fazer webinars, reunir pequenas ou grandes equipes nas conversas e gravar o conteúdo, além de ter acesso à transcrição do encontro, como se fosse uma ata.

Para usar o Zoom, recomenda-se baixar o aplicativo. Com o link enviado pelo anfitrião, que é a pessoa que criou a reunião, você pode acessar a ferramenta via desktop, smartphones e tablets.

3. Google Drive

O Google Drive é a ferramenta de armazenamento de dados em nuvem do Google. Ele é excelente para você armazenar áudios, vídeos, fotos e outros arquivos que necessita para o trabalho. Assim, poderá acessá-los em qualquer local.

Além disso, o Google Drive conta com ferramentas de edição de texto, criação de tabelas e apresentações de slides, entre outras. Isso possibilita que você possa começar a desenvolver essas atividades em uma máquina e terminar em outra, por exemplo.

Existe uma versão gratuita e limitada do Google Drive e outra mais completa e com recursos ilimitados.

4. Dropbox

O Dropbox funciona de forma similar ao Google Drive, mas não tem editor próprio. O uso dele é interessante, principalmente quando você tem acesso limitado a outro aplicativo de armazenamento em nuvem e não quer ocupar toda a memória disponível.

Com o Dropbox também é possível criar pastas para guardar os documentos e compartilhá-las com outras pessoas que podem ter acesso.

5. Trello

Baseado na metodologia kanban, o Trello é uma plataforma para o gerenciamento de projetos, que pode ser utilizado por empresas de todos os setores, de forma colaborativa.

O layout da plataforma conta com listas, que podem ser personalizadas com a adição de cartões. Assim, o usuário tem um painel com as atividades que precisam ser desenvolvidas por cada pessoa ou setor.

Pense, por exemplo, em uma agência de publicidade que está desenvolvendo um site. Nesse caso, o projeto envolve um redator que cria os textos, um designer que faz a arte e um programador que cria os códigos de programação e coloca tudo no ar.

Um cartão do projeto pode ser adicionado na lista do redator, que é quem dá início ao processo, Ao finalizar os textos do site, ele passa o card para a área do designer, que já poderá desenvolver o layout com a parte escrita e assim por diante.

6. Loom

O Loom é uma ferramenta que possibilita, por exemplo, a gravação de reuniões ou a captura de tela. O recurso consegue capturar, ao mesmo tempo, a webcam e a tela do computador, sendo muito útil para gravar tutoriais.

Se um líder da empresa quiser gravar um tutorial sobre como ele gostaria que os colaboradores desenvolvessem determinada atividade, por exemplo, isso é possível. O mesmo pode ser feito para fazer uma apresentação breve e enviar para um cliente.

Com a aceleração da cultura do anywhere office, é bem provável que você já utilize ou que vá utilizar algum desses aplicativos para trabalhar remotamente. Caso ainda não os conheça, recomendamos que os baixe e faça o teste.

E, por falar em trabalho remoto, que tal conhecer agora 10 sites para trabalhar remotamente e ganhar um dinheiro extra? Temos a certeza de que você conhecerá boas opções para aumentar os seus lucros, executando as tarefas em qualquer local.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a plataforma de espaços de Coworking BeerOrCoffee.

Posts populares com esse assunto