Por Amanda Gusmão

Amante do homeoffice, geek old school e mãe de dois pequenos padawans.

Publicado em 29/07/2018. | Atualizado em 09/01/2019


Neste post, fizemos uma seleção incrível de aplicativos úteis (que não são de produtividade) de dar inveja nos escoteiros virtuais e aventureiros da World Wide Web de plantão. Confira!

Você já teve ou quis ter um canivete suíço para testar suas mil funcionalidades em um acampamento com amigos? Não é só saca-rolha não, viu? Eles servem como desencapador de fios, chave de fendas, trava de segurança ou só para dar aquela moral de aventureiro para quem usa. Incrível, não?

Mas se pensar bem, na selva digital em que vivemos, seu smartphone e os aplicativos úteis que você escolhe para ele podem realmente salvar sua vida!

O problema é que, quando acessamos as lojas de aplicativos, somos inundados por opções de jogos, editores de fotos e outros tantos que prometem gerenciar sua produtividade e organizar sua agenda. Tá bom, vai, eles são bem legais. Quem nunca recorreu ao Candy Crush para passar o tempo na fila do pão que atire o primeiro doce!

Mas a questão é que para que você realmente viva uma vida conectada e facilitada, precisa escolher aqueles que são úteis para a sua rotina. Neste post, fizemos uma seleção incrível de aplicativos de dar inveja nos escoteiros virtuais e aventureiros da World Wide Web de plantão. Confira!

1. e-Título de eleitor

A Justiça Eleitoral faz campanhas o ano inteiro para conscientizar os cidadãos sobre os dias de votação, quais documentos levar e, claro, para não deixarem de comparecer às urnas e exercer seu direito ao voto.

O que acontece, porém, é que muita gente deixa para procurar o título na noite anterior da votação e, em alguns casos, ele está todo amassado e desatualizado — e você precisa ir parar lá naquela zona eleitoral de um bairro onde nem mora mais. Você se identifica?

Pois saiba que o e-Título pode acabar de vez com essa dor de cabeça. Baixando o aplicativo e inserindo seus dados até na véspera da eleição, é possível identificar corretamente o local em que deve comparecer, bem como utilizar esse registro, junto de um comprovante de identidade, na hora de votar.

Além disso, você também pode usar o aplicativo para emitir a Certidão de Quitação Eleitoral e Certidão Negativa de Crimes Eleitorais, documentos fundamentais para quem vai tirar passaporte ou prestar concurso público e precisa comprovar que está em dia com as suas obrigações civis.

2. Micro Empreendedor Individual (MEI)

A rotina de profissionais inscritos no MEI é quase sempre muito corrida, mas isso não serve como desculpa quando vence o boleto da contribuição mensal. Ter um aplicativo em mãos que permite emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma mão na roda.

O aplicativo MEI também serve como um guia de conteúdo sobre as condições do MEI e SIMEI, além de permitir consultas do status do CNPJ, situação dos débitos tributários e muito mais.

3. Aplicativos de supermercado em casa

Não indicamos um, mas vários aplicativos que oferecem o serviço de entrega das compras de supermercado em casa. Alguns deles são o Homerefill e Supermercado Now, e a a escolha entre eles dependerá da área de cobertura para entrega.

Freelancers que trabalham em tempo integral ou que administram seus jobs com qualquer outro de carteira assinada sabem o quanto os minutos do dia são preciosos, e gastar alguns deles nos corredores dos supermercados e filas do caixa pode ser um prejuízo para a produtividade.

E antes que você argumente que gosta de escolher os produtos e determinar a espessura do corte dos seus bifes, não se preocupe: os aplicativos permitem que detalhes assim sejam incluídos nos pedidos, bem como o agendamento da entrega.

4. 12 minutos

Você pode amar o método tradicional de leitura, aquele que te leva à livraria para escolher um livro sensacional, ou até comprá-lo pelo e-commerce e contar os dias para o correio chegar, mas um aplicativo que faz resumo de best-sellers e os disponibiliza em áudio ou texto pode ser um ótimo amigo.

Se seu voo atrasou no aeroporto, transformar o tempo de espera com um conteúdo de qualidade e na palma da sua mão pode ser maravilhoso, certo? Sem contar que, em um tempo reduzido, você pode se atualizar sobre os títulos do momento e saber discutir ou fazer citações tranquilamente.

5. GuiaBolso

Todo mundo que tem problemas com controle financeiro já recebeu a sugestão de anotar tudo em um caderninho, não é mesmo? A questão é que se não percebemos como gastamos nosso dinheiro, como saberemos onde guardamos o danado do caderninho? Ou seja, estratégia errada e método errado, mas o controle, absolutamente, necessário.

Como fazer, então? Essa é a proposta do aplicativo GuiaBolso — e, sem dúvidas, é uma das funções do seu “canivete suíço” chamado smartphone que você mais utilizará.

Ao baixar o aplicativo, você o conecta com sua conta bancária e todas as transações serão computadas automaticamente. Além disso, também será possível determinar metas de consumo e poupança, criar categoria para as despesas e realmente fazer um controle financeiro eficiente.

6. PayPal

Além de ser uma alternativa para receber o pagamento de trabalhos como freelancer, por exemplo, também é um meio de pagamento seguro e fácil de gerenciar pelo aplicativo do celular.

Como uma solução direcionada para a transação de valores, é interessante avaliar as condições contratuais e taxas para transmissão e pagamentos, mas se o volume é frequente e a modalidade é exigida pelos contratantes, é um aplicativo para se ter na tela.

7. Skype

Porque nem só de WhatsApp vivem as relações comerciais e pessoais, não é mesmo? O Skype permite realizar videoconferências, enviar documentos ou trocar mensagens em um mesmo bate-papo, além de organizar contatos em uma interface simples e fácil de gerenciar. Conexões internacionais também são muito bem-vindas.

Muitas empresas ainda utilizam o Skype como ferramenta interna, e se existe a possibilidade de prestar serviço para alguma delas, mesmo que na forma de consultoria ou freela, estar preparado é muito importante.

8. Aplicativos para estacionamento

Nem vamos entrar no mérito dos aplicativos para solicitar viagens, como o Uber e Cabify, pois todo mundo já conhece — e cada um tem seus preferidos.

Vamos falar de outros relacionados à mobilidade urbana, como o OndeParar, que busca vagas disponíveis em estacionamentos de todos os estados brasileiros e alguns países do Mercosul. Ele informa também o preço e se o local é coberto ou não.

O Estacionamento Digital é destinado à compra de rotativos nas cidades em que o controle de vagas públicas já foi virtualizado, deixando os blocos de papel para os museus. Algumas cidades de São Paulo e Santa Catarina já utilizam a ferramenta, e outras prefeituras que estão modernizando seus controles serão incluídas em breve.

Em Belo Horizonte, que já está implementando o controle digital das vagas de estacionamento públicas, os aplicativos mais utilizados são o Meu Rotativo, Faz Digital BH e Rotativo Digital BH, todos com o mesmo conceito.

Com esses exemplos, já dá para olhar para a lojinha de aplicativos do seu celular com outros olhos, não é mesmo? Mas para que você não encha seu smartphone com milhares de ferramentas, faça primeiramente uma reflexão sobre as soluções mais malucas que você gostaria de ter ao alcance das mãos.

Conheço pessoas (a.k.a eu mesma) que adoram o aplicativo Skyscanner, por exemplo, que utiliza milhares de satélites e torres de controle de todo o mundo para indicar a posição das rotas de aeronaves no espaço aéreo. Mirando a câmera do celular para um deles viajando no céu, é possível saber de onde veio, para onde vai, seu modelo de equipamento e muito mais.

Para quem gosta de viajar, ou apenas olhar para o céu, é uma ótima ferramenta para incluir no “canivete virtual” que carregamos no bolso, não é mesmo?

E o seu computador profissional, também anda bem equipado? Existem programas úteis que podem ajudar muito sua produção como freelancer. Nós listamos 100 aplicativos e ferramentas para você chamar de suas. Confira!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Posts populares com esse assunto