Por Daniel Moraes

Publicado em 01/07/2018. | Atualizado em 28/08/2018


Confira alguns dos melhores aplicativos para usar antes e durante uma viagem!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Um dos passatempos preferidos de quem está perto de sair de férias é planejar o que fazer no tão sonhado tempo livre.

Se você está lendo este artigo, é porque decidiu aproveitar o período de descanso para viajar e precisa de algumas dicas para aproveitar melhor seu tempo (e dinheiro, é claro!).

Quando se trata de viagem, não há como negar que um bom planejamento é essencial. Caso contrário, o risco de passar dificuldades e se estressar é grande.

Se você já acompanha o blog, sabe que existem soluções digitais para todo tipo de problema, o que inclui o seu planejamento de viagem.

O que não faltam são opções de aplicativos para viagem que podem facilitar a sua vida e tornar as suas férias ainda melhores.

Veja agora 9 aplicativos que podem fazer com que a sua próxima viagem seja tudo que você espera!

Como a tecnologia pode melhorar a sua viagem

Se você não tem o costume de viajar com frequência talvez não veja tanto valor em se planejar com a ajuda de aplicativos. Mas pare e pense no quanto a tecnologia pode deixar sua viagem mais tranquila e agradável.

Há dezenas de opções de apps feitos para servir aos mais diversos propósitos na sua viagem, tanto pagos quanto gratuitos, no Brasil e no exterior.

Com as escolhas certas, você terá 4 benefícios importantes, que justificam o uso de aplicativos. São eles:

Comodidade

Qual o propósito de viajar senão repor as energias que se desgastam naturalmente no dia a dia e renovar os ânimos? Acontece que isso tudo fica bem difícil quando você tem de ir atrás de cada detalhe relacionado à viagem.

Antes mesmo de começar a planejá-la em detalhes, você já tem de saber questões como:

  • para onde ir?
  • onde ficar hospedado?
  • quantos dias passar lá?
  • quantas pessoas vão?
  • qual o melhor meio de transporte para isso?
  • qual o orçamento disponível para a viagem?
  • existe algum obstáculo evidente (barreira linguística, prazos apertados, etc.)?

Vários dos apps mostrados aqui deixam mais fácil encontrar as respostas para essas dúvidas, com apenas alguns simples toques na tela do seu aparelho móvel.

Quando não há comodidade no processo de decisão, o estresse e a ansiedade tomam conta, o que estraga a sua experiência logo no início.

Agilidade

Realizar várias atividades importantes, como compra de passagens, reserva de hotéis e escolha de roteiros para visitação diretamente do celular é, sem dúvida, muito confortável.

Mas isso representa também um ganho de tempo precioso. E, como você sabe, tempo é mais importante que dinheiro.

A agilidade faz diferença no planejamento, quando você ainda tem todas as atividades do dia a dia para cuidar ao mesmo tempo em que se prepara para a viagem.

Por sua vez, também tem grande impacto quando você já está no destino, pois permite que você tenha mais tempo para conhecer novos lugares, aproveitar ao máximo as experiências únicas e, é claro, descansar.

Economia

Ninguém, além do Silvio Santos, gosta de jogar dinheiro para o alto em forma de aviãozinho. A maioria de nós gosta mesmo é de economizar, e quanto mais ajuda para isso, melhor!

Por isso, jamais poderíamos deixar de citar o fator da economia entre os principais benefícios que os apps trazem. Alguns deles mostram ofertas ou oferecem cupons de desconto para passagens, hotéis, passeios e refeições.

Em alguns casos, você pode salvar tanto dinheiro a ponto de guardar para uma viagem futura. Outra alternativa é usar essa economia para fazer novos passeios, se hospedar num hotel melhor ou fazer compras com maior tranquilidade.

Também vale a pena lembrar que sempre estamos sujeitos a imprevistos, e o valor economizado com a ajuda de um aplicativo pode ser suficiente para cobrir alguma despesa inesperada ou pagar um seguro de viagem.

Segurança

A segurança está entre as principais preocupações de quem viaja, seja a trabalho ou durante as férias. Mais um motivo para não deixar de usar os apps que recomendamos na lista logo abaixo.

Mas como um simples aplicativo reforça a segurança da sua viagem? Simples, se você seguir as informações e recomendações dos apps que listamos aqui, vai visitar os lugares mais seguros e evitar perigos em potencial.

Hoje em dia, o poder do boca a boca passou para o mundo digital com as avaliações de clientes. Então, se alguém já teve uma experiência negativa no local que você tem interesse, há como saber disso.

9 aplicativos que você precisa ter antes de viajar

Agora que já vimos o quanto os apps podem ser valiosos para melhorar a qualidade da sua viagem, vale a pena avaliar as melhores opções.

Para a nossa lista, separamos 9 que consideramos mais relevantes. Em vez de pensar no espaço que ocupam no seu celular ou tablet, vale a pena se concentrar no valor prático que eles possuem para a sua viagem.

Pense em quais apps desta lista se encaixam melhor com seus planos e use os links de ajuda para baixar no seu sistema operacional. Os melhores aplicativos que você deve ter são:

1. Airbnb

O Airbnb é a maior plataforma de aluguel de espaços do mundo e bate de frente com hotéis e hostels no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

A proposta do Airbnb é bem simples: você quer viajar, mas não está afim de ficar em um hotel? Alugue uma casa ou apartamento na cidade desejada pelo tempo que vai ficar por lá.

A ideia por trás do app é que você conheça um lado diferente dos lugares que visita e, em alguns casos, viva novas experiências com a ajuda das pessoas que vivem no local.

Por que baixar: o app conta com uma quantidade impressionante de acomodações, para os mais variados orçamentos e gostos. Além disso, a plataforma é prática e segura.

Link para download:

2. Google Voos

Quando se fala em pesquisa, é normal pensar logo no Google. E a gigante das buscas não poderia ficar de fora dos seus planos de viagem.

O Google Voos é um serviço que te permite encontrar o voo ideal por escalas, preço, duração da viagem e companhia aérea, bem como fazer a compra das passagens.

Com relação ao preço, o app até envia notificações quando há quedas de preço nas passagens, para ajudar você a economizar.

Por que usar: há várias opções com propostas similares no mercado, mas a interface similar a de outros produtos do Google, com os quais a maioria dos usuários está acostumada, é um diferencial.

O app não tem versões exclusivas para aparelhos móveis, mas você pode acessá-lo neste link. Além disso, basta uma pesquisa rápida por “Google Voos” no buscador para encontrá-lo.

3. ClickBus

Quem disse que a sua viagem precisa ser de avião? Muita gente prefere tomar um ônibus e para isso o Google Voos não tem qualquer utilidade.

Entra em cena o ClickBus. Com ele, você pode pesquisar entre mais de 60 viações e comprar suas passagens para qualquer lugar do Brasil. Sem filas nem deslocamento até a rodoviária.

É possível também escolher o melhor lugar no ônibus e parcelar as compras em até 12x.

Por que baixar: se você costuma viajar de ônibus, sabe que comprar passagens pode ser um processo complicado e demorado. Poucos apps resolvem esse problema com a comodidade do ClickBus.

Link para download:

4. TripAdvisor

Você provavelmente já conhece o TripAdvisor, e se não conhece, já viu ao menos alguma variação do app, que é um dos principais relacionados à viagem e turismo no mundo.

O TripAdvisor é como o Google dos restaurantes e hotéis, e mostra informações detalhadas sobre locais no mundo todo, com opiniões de usuários, fotos e informações sobre preço, cardápio, acomodações etc.

Por que baixar: é uma fonte valiosa de informações para informar suas escolhas aonde quer que vá. Os usuários são engajados e dão opiniões que são realmente úteis.

Link para download:

5. Google Trips

Mais um app do Google para a nossa lista, o Trips é uma espécie de agente de viagem virtual.

Algumas funções bem interessantes incluem recomendações de atividades baseados na sua localização e organização automática das viagens com base nos e-mails recebidos no Gmail.

Além da automação do planejamento e da curadoria de recomendações do que fazer, o app funciona também offline, o que é perfeito caso a sua operadora de internet não tenha cobertura tão boa no local de estadia.

Por que baixar: é possível ver suas reservas de voo, hotel, aluguel de carro e restaurantes de forma automática e centralizada, mesmo que esteja offline. Nem precisa dizer mais.

Link para download:

6. iFood

Verdade seja dita, existe uma boa chance de você já usar este app no seu dia a dia, mas ainda assim vale a menção de honra pela utilidade que tem o iFood.

Depois de um dia de muito passeio, pode ser que você ou quem estiver junto esteja sem disposição para comer fora. Nessa hora, um app de delivery como o iFood é providencial.

Como é baseado na sua localização, pode ser usado de qualquer lugar do país. É só escolher o lugar, fazer o pedido e pagar.

Por que baixar: há várias situações nas quais um delivery de comida pode ser útil numa viagem. O iFood é o mais conhecido e confiável para fazer esse papel.

Link para download:

7. Foursquare

O Foursquare é um dos aplicativos mais icônicos de viagem, pois conta com uma reputação de muitos anos. A premissa é de que os clientes ajam como especialistas, por fazer avaliações e oferecer dicas a quem frequentar um local depois deles.

Segundo a própria página oficial do Foursquare, já são mais de 75 milhões de dicas e avaliações breves feitas na rede.

Um app como este pode ser bem útil para te ajudar a explorar as melhores opções gastronômicas e turísticas de um local antes mesmo de chegar lá.

Com isso, pode criar um roteiro para a viagem e ganhar tempo que seria gasto pesquisando na hora de sair.

Por que baixar: o Foursquare é um aplicativo recheado de opiniões e recomendações de usuários engajados, justamente o que você precisa para planejar suas ações na próxima viagem.

Link para download:

8. Google Translate

Está com vontade de viajar para fora do país, mas não domina bem o idioma local? Então, você precisa de um bom aplicativo de tradução.

Vários apps podem te ajudar no processo de comunicação, mas em alguns momentos você estará sozinho e precisará entender informações importantes, como as que se encontram em placas.

O Google Translate é perfeito para isso. Em uma de suas funções mais bacanas, basta apontar a câmera do celular para a placa no idioma local e ela traduz em tempo real para o português.

Por que baixar: traduzir algo em tempo real, em especial placas e avisos de segurança, só é fácil para quem é fluente. Caso contrário, vale a pena ter o app instalado.

Link para download:

9. Rentcars

Alugar carros também pode parecer um processo complexo, principalmente se é a sua primeira vez ou se está fazendo isso numa viagem internacional.

Nos dois casos, o Rentcars é a solução ideal. São mais de 20 mil pontos de atendimento em 5 mil cidades espalhadas por 160 países (incluindo o Brasil) para garantir que você encontre os melhores preços e condições.

Depois de comparar entre centenas de locadoras, é só fazer a sua reserva e pagar em até 12x. Com as comparações extensas, o app promete descontos de até 60% no valor final da reserva.

Por que baixar: além de comparar entre centenas de locadoras, o app permite que você pague sempre em reais, sem IOF, nas compras internacionais.

Link para download:

Não importa quais destes aplicativos para viagem você escolha, eles vão fazer toda a diferença no sucesso do seu passeio. Basta um pouco de preparo antecipado para garantir que a sua estada seja inesquecível e, claro, de uma maneira positiva. Confira nosso guia de viagem para freelancers!

Dicas de Viagem para Freelancers Nômades Digitais

Posts populares com esse assunto