Por Rita

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content.

Publicado em 15/12/2014. | Atualizado em 15/05/2018


Aplicativos são ferramentas excelentes quando o assunto é aumento de produtividade e facilidade na execução de tarefas. Confira alguns que podem te ajudar na carreira de redator freelancer!

Se você já é um redator web sabe que muitas vezes as tarefas se acumulam em prazos curtos, as pesquisas podem tomar boa parte do tempo de produção e, nesse cenário, você acaba achando que não vai conseguir dar conta do recado, não é verdade?

Se você ainda não é um redator web, não precisa nem começar a pensar em desistir apenas por essa curta descrição de como a vida pode ser difícil nesse mercado. No post de hoje, trouxemos para vocês, redatores e ainda não redatores, uma boa listinha de aplicativos que estão aí justamente para facilitar a vida dos redatores freelancers. Então confira!

CopyScape

Muitas vezes o tema sobre o qual o redator web tem que escrever não é de seu total domínio, assim, é necessário fazer muita pesquisa até para começar a entender do que diabos aquilo se trata. Nessa luta, é comum que o conteúdo fique muito parecido com as referências lidas durante a pesquisa. E é nessa hora que o CopyScape, que, mesmo não sendo bem um aplicativo, chega para te ajudar.

Sempre que acabar de escrever um texto desse tipo, jogue-o no CopyScape e veja se, por descuido ou falta de vocabulário melhor, você não acabou plagiando trechos. O site mostra se houve cópia e quais as frases do seu texto estão parecidas demais com outros conteúdos online. Identifique e modifique!

WordReference

Aplicativo totalmente gratuito de um dos melhores dicionários disponíveis online. Está produzindo um texto sobre um produto inovador de uma startup asiática e não tem nenhuma referência em português? Sua pesquisa não vai sair prejudicada, mesmo se o seu domínio de línguas estrangeiras não for lá essas coisas.

O WordReference te dá o equivalente da palavra buscada em várias línguas, bastando selecionar o idioma que você deseja, e ainda te dá exemplos de uso e acesso a diversos fóruns linguísticos, nos quais você pode fazer perguntas a falantes nativos e tirar suas dúvidas sobre traduções. Disponível para Android e IOS.

MindMeister

Excelente para fazer brainstorming. Sabe aqueles papéis rabiscados com as ideias que você vai pegando durante a pesquisa para um texto? O MindMeister é a versão online desses rabiscos caóticos. Com ele você pode adicionar imagens, links e até arquivos aos seus mapas mentais, que depois podem inclusive ser compartilhados ou transformados em apresentações. Tudo muito tecnológico!

Grammarly

Se você escreve em inglês, esse aplicativo caiu do céu diretamente no seu colo! É só colar o texto no Grammarly e ele checa, sozinho, se você soletrou alguma coisa de forma errada, se está repetindo demais determinada palavra e até se o seu conteúdo está adequado ao estilo de texto que precisa escrever — acadêmico, autoral, empresarial, etc. O único problema é que só tem para a língua inglesa, pelo menos por enquanto.

Evernote

Esse já quase dispensa apresentações. É um “escritório moderno”. Com ele você pode organizar suas tarefas, montar apresentações e guardar tudo o que encontra de interessante na web — inclusive seus pensamentos e insights sobre determinado texto que precisa ser produzido. O Evernote te acompanha desde a ideia para o texto até a conclusão do conteúdo. Companheiro de viagem!

E então, pronto para começar a usar a tecnologia em favor da sua vida de redator web? Confira nossa planilha com mais de 100 aplicativos e ferramentas que podem te ajudar! Acha que deixamos algum aplicativo importante de fora da lista? Deixe um comentário e não se esqueça de nos seguir no Facebook para sempre receber novas dicas!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *