Por Bruna Venâncio

Literatura, filmes, séries e muita, mas muita música.

Publicado em 02/10/2019. | Atualizado em 12/09/2019


Pensando na rotina de um social media, com várias contas para gerenciar e diversas publicações para criar, selecionamos 25 aplicativos para Instagram que vão ajudá-lo a fazer agendamento de posts, editar fotos e vídeos de modo ainda mais profissional.

Haja organização para agendar todas as publicações do Instagram, além de criatividade e habilidade para editar tantas fotos e vídeos. Confira 23 dicas de aplicativos para Instagram que vão ajudar você a gerenciar e a criar posts incríveis!

Você utiliza aplicativos para Instagram? Procura ter um feed agradável para o seu público? Costuma construir estratégias com base em quem segue e acompanha as publicações do seu perfil?

As respostas a essas perguntas podem indicar se está fazendo ou não um trabalho eficiente no Instagram. A rede social é, hoje, uma das mais acessadas pelos internautas e já se tornou uma excelente vitrine para diferentes negócios.

O Instagram começou permitindo publicações de fotos e, no momento, permite que os usuários publiquem vídeos de até 1 minuto no feed, vídeos maiores pelo IGTV, fotos e vídeos no Instagram Stories. E, por mais que permita promoções e anúncios, continua com uma pegada orgânica, ou seja, a publicação que “funciona” no Instagram é aquela que impressiona, que realmente fisga a audiência.

Pensando na rotina de um social media, que tem várias contas para gerenciar e monitorar e, além disso, precisa criar publicações que sejam atraentes para o público e tragam muito mais engajamento, selecionamos 25 aplicativos para Instagram que vão ajudá-lo a fazer agendamento de posts e editar fotos e vídeos de modo ainda mais profissional.

1. VSCO

O VSCO é um dos aplicativos mais conhecidos por quem ama fotografia e quer dar uma cara mais profissional para o feed do Instagram.

Fácil de usar e com uma gama infinita de filtros, O VSCO permite que você compartilhe com outros usuários do aplicativo suas melhores fotos e, também, que faça edições elaboradas de suas fotos com facilidade.

Também é possível comprar filtros e editar vídeos mediante pagamento. Disponível para iOS e Android.

2. Etus

Quem tem diversas contas de clientes diferentes para gerenciar pode ficar confuso em relação ao controle das publicações. Para ajudá-lo nisso existe o Etus, um aplicativo com o qual você faz a programação de seus posts do Instagram e de outras redes, como Facebook e LinkedIn.

O aplicativo também permite que seja feita a revisão das publicações pelo seu cliente, o que facilita o processo de aprovação do material a ser publicado.

3. Snapseed

Uma excelente ferramenta para editar suas fotos e fazer alterações mais detalhadas, pois, com um pincel, você consegue editar elementos específicos das fotos, além, é claro, de adicionar filtros incríveis.

Com o Snapseed Stacks, por exemplo, é possível salvar os filtros que você criou e adicioná-los a todas as imagens do seu feed, o que permite a criação do famoso feed organizado, isto é, um feed em que todas as imagens têm uma mesma identidade.

4. Gerenciagram

Aplicativo de gerenciamento do Instagram, que torna suas atividades na rede social automatizadas. Por meio do Gerenciagram, é possível publicar no feed e nos Stories, agendar publicações, responder comentários do feed e do direct e até acompanhar a performance das suas publicações.

O aplicativo é pago, porém pode ser usado por 5 dias totalmente grátis.

5. Facetune

Se tirar selfie é uma arte, o Facetune está aí para ajudar a aprimorá-la. O aplicativo tem recursos diversos para editar a sua selfie, removendo vestígios de espinhas e outras marcas que você queira atenuar, e para aplicar filtros incríveis.

Infelizmente, só está disponível para iOS em duas versões? gratuita e paga.

6. Socialgram

Assim como os demais aplicativos de gerenciamento de redes sociais, o Socialgram não só ajuda você a agendar suas publicações, mas também permite que você curta posts estratégicos de pessoas que são seu público-alvo, bem como possa responder mensagens enviadas no feed e no direct da sua conta.

Mais do que só uma ferramenta de controle de posts, o Socialgram permite que você faça o filtro daqueles que são, de fato, seu público e possa interagir com eles.

7. LightRoom

Editor profissional de imagens, o LightRoom é a ferramenta de edição que muitos designers e fotógrafos utilizam no dia a dia de suas profissões, as quais exigem um alto nível de entrega de imagens.

A versão mobile é mais leve, com interface ainda mais simples e praticamente todas as funcionalidades da versão do PC. Além de adicionar filtros às suas fotos, vai poder cortar e rotacionar imagens, ajustar imagens com a ferramenta de criar curvas, fazer balanço de branco, fazer ajustes de tom, iluminação e saturação e muito mais!

8. Photoshop Express

O Photoshop você já conhece. Porém, em sua versão Express, você pode tê-lo em seu celular para editar suas fotos mais facilmente e com boa parte dos recursos da versão para PC.

Além de poder utilizar filtros, você vai ter mais controle na edição de fotos, como a possibilidade de remover manchas e, até mesmo, incluir uma marca d’água em suas publicações.

9. Afterlight

Já na sua segunda versão — esta, só disponível para iOS —, o Afterlight é uma ferramenta bastante conhecida de edição de imagens, e sua fama é totalmente justificável: a interface é fácil de utilizar e os recursos não deixam a desejar.

Há diversos filtros para aplicar em imagens, além da possibilidade de salvá-los. O Afterlight também tem recurso para que você edite possíveis textos que queira adicionar às fotos com fontes belíssimas.

10. Repost para Instagram

Quando não havia a possibilidade de compartilhar a publicação alheia, coisa que estávamos acostumados a fazer nas demais redes, a gente fazia print das imagens do Instagram e repostava. Isso ficou mais complicado, quando os vídeos foram liberados na timeline.

Porém, se seu modelo de negócio funciona bem a partir de reposts da publicação alheia, pode usar o aplicativo Repost para Instagram, que, inclusive, dá o crédito da publicação para o criador.

11. Canva

Com a possibilidade de ser usado como aplicativo no celular ou via site, o www.canva.com, o Canva é o novo melhor amigo de quem quer fazer publicações interativas e bem produzidas para qualquer rede social, mas também para veículos impressos.

A grande vantagem dessa ferramenta é que, para utilizá-la, não é necessário ter experiência com edição de imagens, de documentos ou saber manejar vetores. A ferramenta é bastante intuitiva e conta com recursos gratuitos e pagos.

12. StorySaver

Perfis que utilizam a estratégia de repostar conteúdos de seguidores ou de outros perfis podem usar o StorySaver para salvar conteúdos publicados nos stories.

É uma ótima forma de construir público, mas também de estabelecer parcerias com marcas ou profissionais com perfil parecido com o seu.

13. StoryStar

Com a incorporação do Instagram Stories, é importante cuidar muito bem do conteúdo publicado no aplicativo. O StoryStar é uma ferramenta para você se destacar!

O StoryStar tem modelos pré-prontos, nas categorias simples e elegante, para você encaixar suas fotos e construir um conteúdo que vai saltar aos olhos de seus seguidores.

14. VideoShop

Quer fazer vídeos mais criativos para os Stories do Instagram? Então você precisa baixar o VideoShop. Com ele, você cria e edita vídeos, adicionando músicas, alterando a velocidade e removendo partes indesejadas.

Tem pra Android e pra iOS.

15. UNFOLD

O app é ideal para quem precisa postar mais de uma fotos por vez como numa colagem. Os filtros são mais sóbrios do que os dos demais aplicativos e as fotos aparecem em molduras que remetem às antigas polaroids ou a negativos.

16. PicMotion

Está buscando uma ferramenta para criar apresentações utilizando fotos? O PicMotion é a escolha certa. Não é sempre que a gente está a fim de criar vídeos para o feed, então esse app ajuda a criar apresentações de 15 segundos utilizando áudios e outros recursos.

17. Mojo

Quem quer criar stories com efeitos interativos, vai amar o Mojo! O aplicativo disponibiliza templates cujas legendas se movimentam sobre fotos ou vídeos, cujas imagens vão se revelando aos poucos na tela e muito mais. Também há a possibilidade de escolher imagens em banco próprio do aplicativo.

18. Iconosquare

O Iconosquare é essencial para quem precisa ter mais objetividade em relação aos dados e à performance da conta no Instagram. Com isso, vai criar uma estratégia mais acertada para o seu negócio.

Com esse recurso, é possível acompanhar o fluxo de seguidores do perfil, além de obter informações estratégicas sobre os seguidores, tais como, a localização em que a maior parte se encontra e o nível de influência na rede social.

19. Websta

Como você deve saber, ter controle sobre os dados do Instagram é imperativo para que você tenha um negócio bem sucedido e uma boa performance nas redes sociais.

O Websta ajuda você nessa. Por meio de uma análise simplificada sobre o seu engajamento e sobre o crescimento de sua relevância no Instagram, fica mais fácil de construir estratégias que funcionem para o seu negócio.

O Websta também ajuda a escolher as melhores hashtags para você, aquelas que realmente vão performar no Instagram.

20. StoryDownloader

Precisa salvar um story em foto ou vídeo? É só baixar o StoryDownloader, inserir a URL do story e salvar em seu celular! Uma vez salvo o story, você pode republicá-lo no feed do Instagram, no Facebook, Twitter etc.

21. Sked Social

O Sked Social combina agendamento de posts com edição de imagens, ou seja, é dois em um! Com ele, você tem uma plataforma para agendar publicações em massa, mas também vários recursos para editar suas fotos, deixando suas publicações prontas para saírem na rede.

22. Later

Uma ferramenta voltada para o trabalho com o Instagram Stories. O Later é uma plataforma de agendamento dos Stories com layout que permite que você os veja na ordem, dentro de um calendário. Caso queira mudar a data da publicação, basta clicar sobre a imagem e editar.

23. mLabs

O mLabs é um aplicativo para agendar publicações em diversas redes, como o Instagram e o Instagram Stories. O aplicativo não dá a possibilidade de editar imagens, mas ajuda você a ter uma prévia de como serão as publicações nas redes que utiliza.

24. Magisto

Quem não tem muita intimidade com ferramentas de edição de vídeo vai se dar bem com o Magisto. Criado para edição de vídeos do Stories, o Magusto permite que você escolha o tipo de vídeo, as imagens (vídeos e fotos) que gostaria que aparecessem e uma trilha.

Ótimo para criar verdadeiras histórias para o seu Instagram Stories!

25. Pocket Video

O Pocket Video permite criar vídeos curtos, ou seja, ele é ótimo para o Instagram Stories. As ferramentas são bem parecidas com as que são disponibilizadas pelo Instagram, o que significa que é fácil de usar e dá muitas opções de edição.

É muito importante investir no conteúdo publicado nas redes sociais, sobretudo no Instagram, que é uma rede social de posts visuais, no qual a sua publicação precisa se destacar e encantar o seguidores para engajar de verdade. Por isso, usar aplicativos para Instagram a fim de tornar seus posts encantadores é essencial!

Você que é freela e trabalha com criação de conteúdo para redes sociais, que tal aprender a criar estratégias diferenciadas para divulgar o seu trabalho? Afinal, você também precisa se destacar entre os demais freelas, não é mesmo? Acesse já nosso e-book Estratégias de Redes Sociais para Freelancers!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto