Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 24/10/2019. | Atualizado em 16/10/2019


Como todo produtor de conteúdo, o que queremos é aumentar a produtividade na hora do trabalho, por isso conheça os aplicativos para escrever que vão ajudar nessa etapa.

Se o escritor não tiver prazer ao escrever, o leitor também não terá, já dizia Moacyr Scliar. Com o objetivo de ajudar na hora de organizar as ideias, a tecnologia mais uma vez facilita o dia a dia com os melhores aplicativos para escrever seus conteúdos de redação web, e-books ou até mesmo livros.

Ter onde armazenar os melhores pensamentos que podem virar grandes histórias é essencial para gerar o compromisso da escrita. E o melhor: existem diferentes ferramentas que têm como objetivo ajudar o seu desenvolvimento como escritor.

Se você tem uma ideia em mente e ainda não sabe como poderia colocá-la em prática sem perder a criatividade, continue a leitura e conheça os melhores aplicativos que vão ajudar. 

1. Mind Node

O primeiro da lista de aplicativos para escrever que separamos é sobre mapas mentais. Ele tem como objetivo organizar as histórias a partir dos seus gráficos em forma de árvores, conectando as ideias entre si.

De uma maneira bem visual, o usuário consegue ter uma noção de como aquilo, que estava somente na sua cabeça, vai se entrelaçar ao longo do livro. Ele é ideal na primeira etapa da escrita, o brainstorm.

Então caso a sua imaginação está fervilhando essa ferramenta vai ser muito útil. A indicação é paga e está disponível somente no iOS ou Mac.

2. yWriter

Você já passou as ideias para o papel (ou aplicativo), mas não sabe como começar a desenvolver? Use o yWriter para te auxiliar nessa etapa.

Essa é uma das ferramentas mais fáceis de usar que, além de ser gratuita, é bem completa, permitindo aos usuários que organizem os documentos por cenas e capítulos, e também mudar a posição deles com um simples arrastar.

3. Libre Office

Aposto que você já ouviu falar do Libre Office por aí! Esse aplicativo é gratuito e se assemelha ao pacote office, pois apresenta documentos de escrita, desenhos e tabelas.

Com ele você pode organizar as ideias no próprio banco de dados e, depois da criação, exportar em PDF.

4. Scapple

Também com a proposta de mapa mental, o Scapple permite que você jogue todas as ideias aleatoriamente no aplicativo e depois as conecte manualmente.

Além disso, você pode criar notas e agrupá-las, escolher layouts e personalizar como preferir. Outro diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de empilhar as notas criadas por colunas de acordo com os temas.

Você pode experimentar por alguns dias gratuitamente, mas a versão final dele é paga.

5. Omm Writer

Você é daqueles escritores que precisam se esconder na montanha para se concentrar? Com o Omm Writer não é preciso ir tão longe, já que essa ferramenta pode ser sua principal aliada para manter o foco.

A quem adora incluir ritmos sonoros ao trabalho sem perder a concentração pode apostar no Omm Writer que tem como foco a escrita e disponibiliza esse plus aos usuários. Ele é pago e está disponível para Mac e Windows.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
Leitura dinâmica: o que é e como aprender a ler mais rápido!
Descubra como usar post-it para melhorar a sua organização

6. Sigil

Entre os aplicativos mais usados para publicar EPUBs está o Sigil, que tem algumas funções diferentes dos demais listados.

Ele foi desenvolvido também para corrigir erros de livros já importados em EPUB 2 e EPUB 3, além de ser usado na escrita.

Seu formato é semelhante aos demais, com um design fácil de ser usado. Além disso, ele é gratuito e pode ser utilizado tanto no computador quanto no celular.

7. ZenWriter

Um dos aplicativos para escrever mais parecido com o famoso Word é o ZenWriter.

Ele é perfeito a quem precisa lidar contra as distrações das outras abas abertas, pois, se sobrepõe aos demais itens da tela e a preenche com temáticas próprias para que a escrita seja mais fluída.

Pois, como um dos grandes mestres da escrita, Stephen King, fala: “quando você escreve, está criando seus próprios mundos” e a distração não lhe permitirá isso.

Além disso, se você é do time que precisa de sons relaxantes para se concentrar pode contar com o ZenWriter também. Sua versão é paga e pode ser usado em computadores com sistema operacional Windows.

8. Story Book

Esse aplicativo disponível no Windows organiza as ideias por fichas, dessa forma o autor consegue separar os personagens, cenas e cenários antes mesmo de ter um bloco com todos os textos prontos.

Se você é uma pessoa sistemática esse aplicativo é o ideal, uma vez que permite gerar relatórios durante a escrita e, assim, conseguir analisar como está progredindo durante o livro.

9. Scrivener

Aposte em uma ferramenta paga, completa, desenvolvida por autores e que ajuda desde a pesquisa até a edição do documento se você pensa em trabalhos de qualidade.

“A boa escrita, por sua vez, ensina ao escritor aprendiz sobre estilo, narração elegante, desenvolvimento de enredo e criação de personagens” — Stephen King

Esse aplicativo para escrever é um dos mais usados entre os escritores, sejam eles profissionais ou iniciantes, e serve tanto para livros quanto roteiros.

Algumas das funcionalidades dele é a facilidade de agrupar os capítulos e cenas, grifar partes importantes, importar notas, referências ou imagens, além de criar metas para escrita.

10. Writer Tools

Você é preocupado com a produtividade? Então o aplicativo Writer Tools pode ser seu companheiro na hora de redigir, pois, ele mostra quanto tempo levou para digitar a quantidade de palavras da sua história.

Além disso, como outros dessa lista, é possível organizar os capítulos, personagens e demais detalhes do seu trabalho.

11. iA Writer

Com o objetivo de manter o autor focado somente nessa atividade, o aplicativo para escrever iA Writer é como o Zen Writer nesse quesito, já que a sua interface ocupa toda a tela, porém, sem botões, somente você e o texto.

“Escreva sobre o que quiser, depois encharque a história de vida e a torne única, acrescentando seu conhecimento pessoal e intransferível do mundo” — Stephen King

Não podemos negar todas as facilidades tecnológicas que temos à disposição e essas são mais algumas que vão ajudar na produtividade diária.

Além disso, por serem aplicativos para escrever, podemos aprimorar o trabalho e elevar a qualidade, uma vez que teremos todo o material organizado na palma da mão, minimizando os erros tanto de planejamento quanto de ortografia, por exemplo.

Quer conhecer outras dicas para ajudar na sua carreira de escritor? Confira agora mesmo nossa planilha com mais de 100 aplicativos e ferramentas para te ajudar na produção de conteúdo!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *