Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 14/07/2017. | Atualizado em 28/07/2017


Aprendemos tudo sobre as maiores dores e desejos dos designers e criamos uma lista completa de softwares que vão ajudar muito. Ignorar este artigo pode fazê-lo perder tempo e dinheiro. Vai perder?

Não é fácil manter-se atualizado, sobretudo na vida profissional, se observarmos a quantidade impressionante de informações e tecnologias novas que surgem dia após dia. No entanto, apesar de ser uma tarefa desafiadora, conhecer os melhores aplicativos para designers pode ajudar — e muito — a trazer mais dinâmica e eficiência à sua rotina.

Caso você não conheça algum deles, é bem provável que esteja perdendo a chance de cobrar mais, economizar alguns minutos no trabalho ou, ainda, fazê-lo com muito mais qualidade. Ficou interessado? Então não deixe de conferir a lista que preparamos a seguir com os melhores apps para designers:

1. Behance

O Behance é um portal de portfólios em formato de aplicativo, que permite ao usuário uma série de funcionalidades interessantes. Entre as principais, está a possibilidade de explorar projetos, visitar outros perfis, salvar coleções e até publicar os seus próprios trabalhos.

A interface é simples, intuitiva, organizada e editável. Como se não bastasse, conta com algumas extensões bastante úteis. Um dos melhores exemplos é uma que dá a opção de que você faça o download do seu portfólio e consiga exibi-lo mesmo se não estiver conectado à internet.

2. Prolance

Calcular o valor de cada trabalho é algo delicado, especialmente para um freelancer que ainda está começando. No entanto, mais uma vez a tecnologia pode surgir como uma tremenda aliada, contribuindo para que o designer consiga fazer uma precificação justa, dinâmica e competitiva.

O Prolance funciona como uma espécie de calculadora, que leva em conta a formação e a experiência do profissional, além da natureza do projeto e até a localização dos clientes. Isso possibilita, por exemplo, que você determine se preferirá cobrar por hora ou por trabalho.

3. Enlight

Esse aplicativo vem ganhando cada vez mais espaço no competitivo mercado da edição de fotografias e imagens. Muitos profissionais da área consideram que ele está, facilmente, entre as melhores opções da atualidade. Como tem uma riqueza grande de ferramentas e funcionalidades, o Enlight acaba substituindo diversos outros.

Vale destaque para os três modos de filtros, a seção que permite estilizar a tipografia e os decalques, a alternativa de moldura e collage. Mas não é só isso! Ainda é possível fazer composições com suas imagens de forma simples e funcional. O programa vem com tutoriais para guiar o usuário.

4. Sphere

O Sphere é um aplicativo fantástico que permite criar fotografias panorâmicas de 360 graus. O programa ajuda o usuário a fazer isso com extrema qualidade, de qualquer ângulo que escolher.

Basta fazer o clique e girar como se estivesse em um globo. O app guia esse movimento com perfeição, por meio de pontos azuis na própria tela do seu smartphone, possibilitando que você reproduza qualquer cena com criatividade, realidade e total riqueza de cores.

5. Flipboard

O Flipboard funciona como uma espécie de revista virtual e, por isso mesmo, não pode faltar na lista dos melhores aplicativos para designers. Como o volume de informações que consumimos não para de crescer a todo o momento, o programa surge como uma boa alternativa para quem não abre mão de se manter atualizado.

Você pode, entre outras coisas, escolher as suas áreas de preferência e seguir tópicos relacionados. É muito prático para conferir as principais notícias do cotidiano e a interface é dinâmica e simples de usar. Além disso, você pode ter sua própria revista com suas matérias favoritas.

6. CamScanner

Não precisamos nem dissertar sobre a importância que um scanner tem para qualquer profissional que trabalha com imagens e edição, não é verdade? Por isso mesmo, o CamScanner surge como um dos melhores aplicativos para designers disponíveis atualmente no mercado.

Com um design renovado, o programa permite que o usuário tire uma fotografia do documento que quiser e, depois, consiga facilmente enviar para o próprio e-mail, como imagem ou PDF. O app também tem alguns filtros na hora que fazem com que a foto pareça digitalizada.

7. Next

O aplicativo Next tem uma interface muito interessante e que agrada até os designers mais exigentes. Além de ser conveniente e simples, o programa conta com diversos ícones de associação e que facilitam muito a vida dos usuários, especialmente aqueles que estão em busca de dinâmica.

Entre outras coisas, essa é uma alternativa para manter o controle das despesas mensais e anuais do profissional — algo valioso para quem vive de freelas. Em poucos cliques, é possível os valores das despesas habituais, gastos que devem ser considerados, entre outras coisas. Vale a pena conferir.

8. Slack

O Slack, que tem versões para desktop e mobile, é um programa feito sobretudo para melhorar a comunicação de equipes de trabalho e aumentar a sua produtividade. Com suas funcionalidades, você consegue reduzir o tempo gasto em reuniões, trocas de e-mail e muito mais.

Os projetos acabam sendo discutidos de uma forma muito mais prática e ágil, além de permitir o envio de documentos e imagens. O app é muito bom para lidar com clientes também, com um chat funcional e integração com diversas outras plataformas bastante utilizadas, como Asana, Dropbox, Twitter, Google Drive, entre outras.

9. Clear

O principal destaque do Clear fica por conta do seu design elegante e diferenciado, mas a beleza passa longe de ser a única qualidade desse programa. Ele é simples e fácil de usar, e oferece várias funcionalidades importantes que o colocam, definitivamente, como um dos melhores aplicativos para designers.

O app é perfeito para quem precisa fazer listas, afixar lembretes e cumprir diversas tarefas ao mesmo tempo.

10. Coolors

O Coolors, como o nome já indica, é um programa que ajuda quem precisa encontrar a combinação mais adequada de cores, algo bastante comum para um profissional de design em seus projetos.

O app gera várias paletas de tonalidades somente com um toque na tela — ou na barra de espaço, no caso da versão web. No caso do usuário gostar de uma nuance, por exemplo, ele seleciona e bloqueia no ícone, podendo continuar a procurar mais opções. Além disso, é possível exportar em png, pdf, svg e scss.

Já conhecia esses aplicativos para designers? Trabalha na área? Então que tal fazer o seu cadastro como diagramador na Plataforma Rock Content?

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *