Por Aline Melo

Um pé na Psicologia, outro em finanças. Os dois na produção de conteúdo.

Publicado em 04/09/2019. | Atualizado em 04/09/2019


Para ajudar a organizar suas finanças pessoais e controlar seus gastos, listamos 7 aplicativos para você começar a usar agora mesmo. Confira!

Se o controle do orçamento é importante para qualquer pessoa, precisamos adicionar uma relevância extra quando se fala de freelancers. Afinal, manter as finanças em ordem enquanto se trabalha como autônomo e tem renda variável não é nada fácil.

Um dos maiores desafios de quem trabalha como freelancer é exatamente a dificuldade para lidar com o orçamento. Nessas horas, é comum sentir saudade do salário fixo do regime CLT. Mas como abrir mão dos benefícios do trabalho autônomo?

Felizmente, existem muitas ferramentas que prometem ajuda, como os aplicativos para controlar gastos. Você ainda não utiliza nenhum deles? Então, saiba um pouco mais sobre como essas ferramentas podem facilitar sua rotina e conheça as melhores opções de app neste post!

Criar o hábito de acompanhar a sua vida financeira com certeza vai trazer bons resultados no futuro. Vamos começar?

1. Mobills

Você já pensou em analisar os seus gastos cotidianos e estabelecer tetos máximos para cada categoria? Essa é uma funcionalidade oferecida pelo aplicativo Mobills. É possível definir, por exemplo, um custo de R$ 400,00 mensais em lazer. Ao registrar seus gastos por categoria no app, ele ajuda a economizar para cumprir essa meta.

Outro diferencial trazido pelo Mobills é o cadastro de cartões de crédito. Quando o usuário faz isso, o aplicativo envia notificações para lembrá-lo do vencimento da fatura. Ele também avisa quando o cartão está perto de atingir o limite de gastos.

Quer mais motivos para usar esse app para controlar gastos? Ele promove educação financeira ao compartilhar artigos sobre finanças pessoais e dicas para fazer gastos corretamente, livrar-se das dívidas e desenvolver uma vida financeira mais saudável.

Inclusive, produzimos um material com a ajuda do Mobills! Quer saber como começar a investir? É só conferir aqui!

Powered by Rock Convert

2. Money Wise

Esse aplicativo permite que você registre a sua renda por semana, quinzena ou mês. Esse é um diferencial importante para os freelancers, já que as entradas de dinheiro podem acontecer em períodos bastante variados.

Além disso, o Money Wise oferece a opção de proteger a entrada no aplicativo por meio de uma senha. Essa é uma funcionalidade útil se você quer evitar o acesso de outras pessoas às suas informações financeiras.

Com o uso do app, é possível acompanhar suas finanças de perto registrando todas as entradas e saídas de acordo com cada categoria de gasto (por exemplo, caso você deseje analisá-los também no computador. alimentação, moradia, lazer etc). E os dados podem ser exportados para uma planilha,

3. Guia Bolso

Uma especificidade atrativa desse aplicativo para controlar gastos é a opção de sincronizar as suas contas bancárias. Isso faz com que os pagamentos realizados na conta-corrente e as compras feitas no cartão de débito sejam automaticamente anotados no Guia Bolso.

Algumas pessoas não utilizam essa facilidade por terem medo do acesso à conta, mas o aplicativo de finanças garante a segurança. Você não compartilha com ele a senha do banco, apenas sincroniza os apps para que os registros possam ser armazenados lá. Assim, não é preciso atualizar os registros a cada nova compra.

Além dessa economia de tempo e trabalho, o Guia Bolso também promove a análise dos gastos por categorias, como é comum nos aplicativos de finanças. Outra facilidade oferecida por ele é a pesquisa de empréstimos — ele identifica a instituição que tem menores taxas de juros.

4. Minhas economias

Nesse aplicativo, também é possível fazer a sincronização dos dados da sua conta bancária, permitindo não só o registro automático dos gastos, mas também o acesso ao saldo e até a programação de transações bancárias.

Com isso, o app Minhas economias facilita muito o dia a dia do freelancer, reunindo várias informações e serviços em uma mesma interface. Em relação aos gastos, ele proporciona um controle mais eficiente usando recursos gráficos para apresentar seus padrões de consumo ao longo do mês.

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre Finanças Pessoais! 💰
Finanças Pessoais: 6 dicas e estratégias para organizar seu dinheiro
Ted ou Doc: qual é a diferença e qual o melhor para transferir?
Como investir meu dinheiro: o guia básico para começar agora
Como usar o Guiabolso: veja como funciona esse aplicativo de finanças
O que é investimento? Tudo que você precisa saber para começar

5. Wallet

Que tal ter uma carteira virtual com várias facilidades à disposição? Essa é a proposta do Wallet. Ele permite a sincronização com contas e cartões, juntando diversas informações relevantes no aplicativo. Além disso, você também pode usar o app para armazenar notas fiscais — isso é muito útil para manter um arquivo relacionado às suas compras.

Utilizando esse app, é possível evitar a necessidade de imprimir e guardar as notas das suas compras. Elas ficam armazenadas na memória do aplicativo e você pode ter acesso aos registros antigos sempre que sentir necessidade. Fica muito mais fácil se organizar dessa maneira, não é?

6. Moni

O Moni é mais uma opção para manter as suas finanças organizadas e acompanhar seus gastos. Ele tem uma interface bastante simples, o que facilita muito na hora de utilizar. Outro diferencial interessante é permitir a definição de uma senha para deixar seus dados protegidos contra o acesso de outras pessoas.

Esse aplicativo tem as funções essenciais de um programa de finanças. Você cadastra dados feitos no débito ou no cartão de crédito e informa recebimentos, depósitos etc. Com a divisão por categorias de gastos, o app promove uma gestão eficiente do seu dinheiro.

7. Google Sheets

O Google trouxe uma grande colaboração para a vida financeira das pessoas ao lançar um aplicativo que disponibiliza as suas planilhas no celular. Se você já utilizou as funcionalidades da empresa para organizar algo na sua rotina, certamente vai gostar muito do app Google Sheets.

Ele é especialmente interessante para os freelancers, porque não permite apenas a organização das finanças, mas de tudo o que acontece na rotina. É possível, por exemplo, criar uma planilha para lançar os serviços que você realizou e as informações dos clientes. São todas as facilidades do Excel no seu celular!

Percebeu como existem diversos aplicativos para controlar gastos? Sem dúvida, você vai gostar de um (ou mesmo de vários). Baixe as opções que citamos e veja com que sistemas e funcionalidades você mais se identifica. Então, é só começar a usar e ver sua vida financeira tomar um novo rumo!

Quer acompanhar seus ganhos e gastos com ainda mais eficiência? Baixe nossa planilha de controle financeiro para freelancers!

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto