Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 26/03/2019. | Atualizado em 12/08/2019


Veja as melhores opções de Aplicativos e Sites para ganhar dinheiro e escolha o melhor para você para garantir uma renda extra ainda hoje!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

A vida de freelancer pode ser planejada com antecedência ou chegar após uma demissão. Se antes, essa realidade assustava os trabalhadores, hoje, é vista como uma forma de se refazer no mercado de trabalho que pode ser através de aplicativos para ganhar dinheiro extra.

As opções para os freelancers são muitas e podem ser desde complemento de renda até o estilo de vida, como os nômades digitais. É bem verdade que essa vida não é para qualquer pessoa e alguns cuidados extras devem ser tomados.

trabalho remoto vem crescendo a cada ano e, se você está pensando em se inserir nesse meio dos freelancers, está no lugar certo. Continue a leitura e saiba tudo sobre como conseguir uma renda extra com os 23 aplicativos para ganhar dinheiro que listamos logo abaixo!

Aplicativos de hospedagem

1. Dog Hero

O primeiro aplicativo para ganhar dinheiro extra vai para os apaixonados por pets. Quer adotar temporariamente um cachorrinho na sua casa? Se cadastre no Dog Hero. Assim, quando o dono for viajar, o pet dele pode ficar hospedado aí na sua casa.

Com essa ferramenta, o dono se sente muito mais seguro ao saber que alguém de confiança vai dar muito amor e cuidados aos seus bichinhos. Essa opção é perfeita para o descanso dos donos sem terem que deixar o animalzinho em casa sozinho.

2. Airbnb e Booking.com

Já pensou em alugar a sua casa enquanto você não está? Separamos aqui dois aplicativos para lucrar uma grana com aluguel dela durante esse período. Como?

Airbnb permite que o morador alugue toda a casa por curtos períodos ou apenas um cômodo, por exemplo. Já o booking.com permite que alugue todo o imóvel.

São ótimas alternativas para levantar algum valor enquanto você viaja de férias, por exemplo. Afinal, sempre tem alguém passando pela cidade e que precisa de um pouso. Inclusive, os aplicativos são confiáveis e bem-conceituados por usuários e locatários. Experimente!

Para entender bem o universo freelancer e começar com o pé direito! 🤓
Gig Economy: entenda o que é essa tendência e como fazer parte!
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Tudo o que você precisa saber sobre um profissional autônomo
Trabalho autônomo: 10 opções para quem quer mudar de carreira!
O que é freelancer e tudo que você precisa saber para se tornar um

Aplicativos de prestação de serviço

3. BlaBlaCar

Você costuma ir trabalhar de carro, mas vai sozinho? Já pensou em dar carona para outras pessoas que vão pelo mesmo trajeto e ainda ganhar dinheiro para isso?

BlaBlaCar funciona de maneira semelhante aos aplicativos de corrida, porém, o motorista não passa o tempo todo em corrida — apenas durante seus trajetos de carro que quer compartilhar com outras pessoas.

Além disso, se for fazer uma viagem, pode também cadastrar e dividir os custos com passageiros que vão para o mesmo lugar. É uma ótima opção para quando for à praia, por exemplo, e quiser dividir os gastos desse passeio.

4. Uber, Cabify e 99

Os aplicativos de carona mais conhecidos com o objetivo de ganhar renda extra são UberCabify e 99. Eles facilitam cada dia mais que os motoristas autônomos possam trabalhar — até mesmo quem não possui carro, pois é possível alugar ou até mesmo dividir o veículo com outro motorista. 

O melhor de tudo é que você nem precisa ficar o dia todo disponível. Se tem um horário flexível no seu trabalho fixo, por exemplo, pode intercalar a jornada com as corridas dos aplicativos.

As exigências de trabalho nesse mercado são poucas e os benefícios recompensadores. Em alguns casos, os motoristas recebem até bônus por quantidade de corrida. Vale a pena conferir! Quem sabe você não faz esse trabalho nas horas vagas? 

5. Entrusters

Vai viajar e tem espaço na mala? A Entrusters pode pagar você ao carregar as vendas dela para o mesmo destino para o qual você vai.

A empresa faz uma venda e você recebe para ser o entregador se tiver com espaço na mala. Uma opção diferenciada, mas com toda a segurança necessária disponibilizada pela Entrusters.

6. Rappi

Não tem moto, mas tem bicicleta? Sem problemas, você também pode trabalhar com ela e ainda lucrar com aplicativos para ganhar dinheiro, como o Rappi.

Ao se cadastrar, você passa a receber a cada entrega realizada, que pode ser desde compras no supermercado ou na farmácia, a pedidos de comida em restaurante.

As entregas são feitas de moto ou bicicleta, duas opções para se tornar parceiro e garantir uma renda extra. Os aplicativos de entrega estão se popularizando e essa pode ser uma boa maneira de você trabalhar como autônomo.

Aplicativos de vendas

7. Enjoei

Tem roupa ou outras coisas paradas em casa e está precisando fazer uma renda extra de forma rápida? Artigos de decoração que não combinam mais com o seu quarto, livros e outros objetos podem interessar a alguém e, assim, você lucra e ainda desocupa lugar na sua casa.

Enjoei é o lugar ideal para adquirir uma renda extra ao se desfazer de itens que não são mais úteis. Funciona com uma loja virtual e você pode vender itens diversos sem sair de casa. Basta postar fotos e descrição do produto.

8. Nuvemshop

Se você deseja ir além de objetos usados que não te servem mais, e montar uma loja virtual para vender diferentes tipos de artigos (ou, até mesmo, serviços), a Nuvemshop é o canal ideal para o seu negócio. Indicada para PMEs, ela é a plataforma de e-commerce líder da América Latina. 

Conta com uma estrutura robusta, porém, super fácil de usar. Através dela, você pode subir fotos dos seus produtos, criar descrições completas e configurar meios de envio e de pagamento com os maiores players do mercado (Correios, Envio Fácil, PagSeguro, Wirecard, entre muitos outros).

Oferece também mais de 40 layouts customizáveis, integração com ferramentas de marketing (como Instagram Shopping, Facebook Store e Mercado Livre) e garante 99,9% de uptime durante o ano. 

9. Facebook Marketplace e grupos

Uma outra forma de vender algumas coisas que não usa mais e lucrar com isso é por meio do Facebook. Existem diversos grupos de troca e venda, separados por regiões e até mesmo bairros, facilitando a entrega. Quem sabe você não encontra compradores para seus sapatos que estão juntando poeira no armário?

Além disso, o Facebook criou o Marketplace, uma espécie de lojinha em que é possível vender diretamente da sua página, então, seus amigos e outras pessoas vão poder visualizar tudo aquilo do que está se desfazendo e as vendas podem acontecer mais rápido do que imagina.

10. Scoopshot

Sabia que é possível ganhar dinheiro com as fotos que faz por aí? Sim! Esse é o objetivo do Scoopshot. A cada dia, há um ganhador da foto mais bem votada no aplicativo. Ele funciona como o Stories do Instagram, que fica disponível por 24h.

Essas imagens provavelmente vão servir de base de bancos de imagens, sabe? Muitos desses bancos de imagens são gratuitos, mas, ainda assim, se o objetivo for imagens exclusivas, existem os pagos.

No aplicativo, também é cobrada uma taxa para cada download feito. Além disso, você também pode incluir vídeos e não apenas as imagens.

11. Max Milhas

As famosas milhas acumuladas com as suas compras com cartão de crédito podem retornar em lucros com o aplicativo MaxMilhas.

Ele funciona da seguinte maneira: uma pessoa está querendo viajar e a outra quer se desfazer das milhas sem perder os benefícios. Assim, se une o útil ao agradável para beneficiar os dois lados. Tem milhas sobrando? Agora já sabe o que fazer com elas.

Aplicativos de desconto e créditos

12. Méliuz

Quer economizar nas suas próximas compras? Baixe o Méliuz e confira os descontos que você pode ganhar em lojas selecionadas. Além disso, é viável receber parte do valor da compra de volta em dinheiro, podendo ser depositado diretamente em sua conta.

13. PiniOn

Você sabia que consegue lucrar com pesquisas respondidas ou diferentes missões diretamente do seu telefone celular? Sim! O PiniOn é um aplicativo de renda extra que você pode baixar gratuitamente e avaliar marcas, serviços ou produtos — tudo pelo seu smartphone.

A cada pesquisa ou missão feita, você ganha um valor por isso e, ao acumular R$ 30,00, já pode solicitar o saque, que acontece direto em sua conta corrente ou poupança.

14. Google Opinion Rewards

Este aplicativo de renda extra funciona de maneira semelhante ao PiniOn, só que, com ele, você acumula créditos que vão ser gastos na Google Play Store.

Ele também é gratuito e envolve pesquisas avaliativas sobre lugares que o usuário visitou recentemente, bastando manter a localização ativa e vinculada ao aplicativo.

15. Slidejoy

Ganhar dinheiro com um aplicativo de anúncio? Isso mesmo! O Slidejoy é um aplicativo em que o usuário ganha dinheiro para assistir a anúncios.

Não é necessário nenhum tipo de interação com os anúncios, apenas visualizar mesmo. O crédito que você ganha por isso pode ser adicionado à sua conta do PayPal ou trocado por cupons. É bem simples de usar.

16. Fronto

Outra opção para ganhar dinheiro assistindo a anúncios é o aplicativo Fronto. A ideia é semelhante à do Slidejoy e você pode baixá-lo gratuitamente.

As recompensas que você ganha ao usá-lo podem ser trocadas por créditos na Google Play Store, Amazon, Walmart ou cartões presentes do PayPal. Quanto mais você usa, mais opções são desbloqueadas.

17. Beblue

Outra opção entre os aplicativos para ter retorno dos valores gastos é o Beblue. Ao realizar compras em estabelecimentos cadastrados, você recebe parte do valor. A economia aqui está em receber os créditos e poder gastar diretamente nos locais cadastrados.

18. PigPeg

Fazer compras e ganhar dinheiro com isso? Parece sonho demais, mas é o que o PigPeg oferece aos seus usuários.

A partir de R$ 20,00 acumulados no aplicativo, você já pode solicitar o depósito do valor diretamente na sua conta bancária. Basta que você faça o cadastro, compre as ofertas do aplicativo, escaneie a nota fiscal e aguarde os créditos entrarem.

O PigPeg está disponível em 16 capitais. Consulte se a sua é uma delas para começar já a lucrar.

complementar a rendaPowered by Rock Convert

Aplicativos para freelancers

19. 99Freelas

Outra opção para os trabalhadores autônomos é o 99Freelas, que une o freelancer que presta serviços com a empresa que precisa deles. É possível fazer ofertas pelos trabalhos exibidos na plataforma, além de incluir informações adicionais sobre o portfólio, por exemplo.

As áreas de atuação desses freelancers podem ser design, marketing, redação, revisão, programação e edição de vídeo, entre outras possibilidades de trabalho online.

20. Freelancer.com

Se você é profissional autônomo, precisa conhecer esse aplicativo. O Freelancer.com é uma grande plataforma que une os serviços de diferentes profissionais com clientes de todo o mundo.

Com o Freelancer.com, você pode optar por trabalhos remotos e, dessa maneira, trabalhar de casa para grandes empresas espalhadas por diferentes países.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens
Storytelling: a arte de contar histórias pode mudar os rumos de sua carreira!

21. GetNinjas

Assim como outros aplicativos para ganhar dinheiro com prestação de serviços, o GetNinjas conecta freelancers e empresas, ou outras pessoas. O site permite que você ofereça serviços como aulas particulares, domésticos, consertos, design e até consultoria.

22. Hotmart

A Hotmart é um portal que, além de compartilhar conteúdos digitais, permite que afiliados possam colaborar dentro da plataforma. É nessa parte que você, como pessoa física ou jurídica, pode garantir um dinheiro extra na sua renda atual.

Como produtor de conteúdo, você pode criar vídeo-aulas, cursos, e-books e muito mais. Ou então, pode se tornar um afiliado e vender os produtos disponíveis de outros colaboradores. É uma plataforma completa para lucrar.

23. Udemy

Temos certeza de que você conhece a Udemy pela quantidade de cursos que disponibiliza em diversos segmentos. Mas você sabe como arrecadar um dinheiro extra com esse aplicativo?

Com essa plataforma, você tem a oportunidade de criar o seu próprio curso com qualidade e lucrar com isso. É especializado em alguma área? Passe seu conhecimento adiante com a Udemy.

24. Workana

A Workana é um portal para freelancers de diferentes segmentos, sejam eles redatores, designers, programadores, do setor jurídico ou marketing. Você pode anunciar seus serviços por lá. Empresas de diferentes segmentos contratam especialistas pela plataforma.

Outras formas de ganhar dinheiro extra

Como você pode perceber, existem muitas opções para renda extra. O mercado está se tornando cada vez mais versátil e o trabalhador autônomo tende a crescer.

Além desses aplicativos para ganhar dinheiro, temos outras profissões em que você pode se encaixar, como:

  • redator;
  • revisor;
  • tradutor;
  • programador;
  • fotógrafo;
  • marketing digital;
  • designer e web designer;
  • consultor;
  • personal organizer;
  • programa de afiliados.

Como cuidar do seu dinheiro

Depois de conhecer os aplicativos para ganhar dinheiro, é importante também ficar de olho na educação financeira e aprender rapidamente como cuidar do dinheiro que você vai ganhar com o uso desses aplicativos e sites, em especial, com o objetivo de economizar — veja aqui um passo a passo para ter sucesso nessa tarefa.

Além disso, você pode aprender sobre como economizar e investir com um canal de muito sucesso no YouTube: o Me Poupe!, em que a jornalista Nathalia Arcuri fala de assuntos importantes para as finanças de todos os profissionais por meio de vídeos bastante descontraídos. Vale a pena conferir!

As oportunidades para quem quer se tornar autônomo estão por todos os lados e você pode começar a se educar sobre o assunto agora mesmo, se especializar em algo e construir a sua carreira com aplicativos para ganhar dinheiro ainda este ano.

A Rock Content é uma excelente oportunidade para isso. Com cursos gratuitos sobre marketing de conteúdo, o freelancer pode começar os primeiros passos dessa carreira e, além disso, você também pode fazer parte do grupo de freelancers.

Ficou interessado em escrever para a Rock Content? Então, faça parte do nosso Banco de Talentos!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto