Por Guilherme Pimenta

Designer e escritor, percebi que era melhor desenhando com palavras.

Publicado em 01/10/2020. | Atualizado em 01/10/2020


Você está pensando em mudar de carreira? Além de ser uma oportunidade para se reinventar, o aperfeiçoamento profissional nesse momento agrega ao que você já sabe para criar diferenciais de mercado. Veja por que é tão importante estar sempre melhorando suas habilidades!

O mercado atual tem oportunidades como nunca antes foi possível, tanto em posições quanto em variedade de funções que podem virar uma especialização.

Mas toda essa explosão de formas de expor seu trabalho também significa mais competitividade. Empresas e clientes exigem muito mais capacitação e uma gama maior de habilidades para contratar um colaborador ou prestador de serviço.

É por isso que não podemos parar de aprender! Neste artigo, quero falar com você sobre a importância do aperfeiçoamento profissional constante e como isso é ainda mais relevante quando você está buscando um novo caminho para a sua carreira. Vamos lá?

Por que é importante continuar se aperfeiçoando

Se tem uma coisa que a tecnologia nos ensinou nas últimas décadas, é como paradigmas que são tão familiares podem mudar de um dia para o outro.

Funções que não existiam 15 anos atrás hoje são fundamentais para empresas. Por outro lado, profissões muito valorizadas no fim do século passado nem existem mais.

A maior consequência disso é que quem quer ter uma carreira que dê satisfação pessoal e compensação profissional precisa ser muito mais versátil na forma como lida com suas próprias habilidades.

Um sapateiro em 1800 seria um sapateiro para o resto da sua vida. Por outro lado, um trabalhador hoje tem bastante liberdade para explorar técnicas, capacidades e gostos. O foco está muito mais no nosso crescimento do que em uma identidade baseada em uma descrição de cargo.

Mas toda liberdade traz responsabilidades. Com acesso mais livre a informações e com a praticidade de aprender, a competição do mercado acaba tornando o aperfeiçoamento uma obrigação.

Há uma convergência das demandas do mercado com as aspirações do-s profissionais. O aprendizado constante possibilita novas formas de produzir, de gerir e de comunicar.

Ao mesmo tempo, também permite que pessoas busquem um maior reconhecimento do seu esforço, salários melhores, complemento de renda e até mesmo a chance de criarem seu próprio sucesso autonomamente.

Portanto, o aperfeiçoamento não é mais um luxo, é uma necessidade. É a forma como você acompanha o mercado e se mostra relevante para as empresas.

Qual é o papel do aperfeiçoamento profissional em uma nova carreira

Agora que já conversamos sobre o contexto geral, eu quero focar um pouco em pessoas como você, que estão buscando oportunidades diferentes de trabalho. Afinal, quando o assunto é aperfeiçoamento profissional para novas carreiras, a conversa é ainda mais necessária.

Nesse caso, a busca por informação e capacitação é quase como um rito de passagem. A sua vantagem entre as pessoas que já competem na área é uma visão nova e fresca sobre processos e técnicas que podem ser integrados em uma nova fase da sua vida.

Sim, quem muda de carreira traz consigo a bagagem da anterior. Muitas pessoas veem essa transição tardia como uma desvantagem, mas a forma como você se porta pode ter um efeito bem diferente.

Aperfeiçoamento nunca substitui conhecimento. Ele sempre soma e agrega. Para quem está recomeçando, o gosto por aprender é vital. Seja para quem vai mudar de especialização, seja para quem está transformando completamente seu caminho profissional.

Não é uma questão apenas de fazer mais e melhor. É também uma forma de criar diferenciais que destaquem seu trabalho entre os competidores.

Como aprimorar suas habilidades

É claro que falar é sempre mais fácil do que fazer. No entanto, é bem simples preparar sua rotina e seu planejamento para aprimorar-se profissionalmente, criando diferenciais de mercado.

Não acredita? Então veja algumas dicas simples e diretas que vão ajudar muito nesse momento de transição.

Defina um objetivo

Certo, você quer mudar de carreira. Mas em que condições? Pretende trabalhar como? Ganhar quanto? Exercer qual atividade dentro de uma especialização?

O mais importante de traçar metas para a sua carreira é que elas darão uma direção ao seu estudo. Você pode focar seu tempo e esforço em habilidades e técnicas que realmente façam a diferença. Assim, alcançará seus objetivos muito mais rápido.

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

Busque cursos de várias naturezas

A mudança de carreira é uma excelente oportunidade para treinar novas habilidades, mas não foque apenas na parte operacional do que quer fazer.

Soft skills são capacidades não diretamente ligadas à função em si, mas que permitem o melhor desempenho e melhores resultados dentro dela.

Comunicação, gestão de tempo, análise de dados e metodologias de produtividade são exemplos de soft skills muito valorizadas hoje por empresas.

Participe de comunidades na área

Muito do conhecimento de uma área não vem de conteúdo técnico. É possível também buscar conhecimento, habilidades e insights em fóruns, redes e comunidades de profissionais da carreira que você escolheu.

Converse, interaja e opine. Principalmente, pergunte! Saiba ouvir e internalizar lições interessantes. Esses outros olhares vão expandir sua visão sobre uma especialização, deixando seu trabalho ainda mais rico.

E, claro, é assim que você vai identificar e entender novas tendências. O contato com a comunidade é muito importante para profissionais modernos.

Invista em ferramentas melhores

Muitas profissões exigem ferramentas específicas de trabalho. Claro, há um consenso de que o que importa no final é a habilidade de uma pessoa em usá-las.

Contudo, equipamentos, softwares e serviços podem facilitar tanto o aprendizado quanto a execução. Busque na própria comunidade soluções que vão acelerar o seu aprimoramento.

Trabalhe como freelancer

Uma questão importante sobre o crescimento de carreira é que é impossível se tornar um profissional completo apenas na teoria.

Aí entra a famosa contradição que sempre sentimos na pele: o mercado quer gente com experiência, mas não dá para ganhar experiência sem entrar no mercado.

A melhor saída para isso é o trabalho freelancer. Para quem está migrando para uma nova carreira, é interessante buscar alguns trabalhos menores a fim de dar seus primeiros passos e sentir na prática como você está se tornando uma nova pessoa.

Ser freelancer, na verdade, é acelerar o processo. Você aprende mais rápido, ganha mais experiência e cria seu portfólio. Além disso, gera uma renda extra enquanto busca novas oportunidades.

Esse aperfeiçoamento profissional na prática é tão vantajoso que você pode pegar gosto por essa forma de trabalhar. Afinal, ter a própria rotina, os próprios clientes e o próprio negócio pode ser o caminho mais incrível para sua nova fase.

Se você já está pensando nisso, que tal ir mais a fundo nas suas possibilidades como freelancer? Veja neste artigo especial como profissionalizar essa carreira!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *