Anitta um exemplo para empreendedores

Anitta: um exemplo para empreendedores, autônomos e freelancers!

Com apenas 25 anos, Anitta já superou nomes como Beyoncé e Lady Gaga na Bilboard, além de ter uma legião de fãs nas redes sociais e uma série de músicas que se tornaram hits. O que autônomos, freelancers e empreendedores podem aprender com Anitta? Veja agora!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Inúmeras são as histórias de empreendedores de sucesso, mas quando podemos ter uma como referência sendo alguém da nossa “realidade”, como a Anitta, gente como a gente, fica mais fácil ter o exemplo.

Anitta tem apenas 25 anos, mas com sua música já ultrapassou nomes como Beyoncé e Lady Gaga na Bilboard em 2017. Hoje suas canções estão sempre nas primeiras das listas de aplicativos como Spotfy e Youtube. Sem contar a legião de fãs nas redes sociais que passa dos 35 milhões.

Mas se você pensa que a carreira começou em 2012, quando lançou seus primeiros álbuns se engana. A cantora sempre sonhou com a música e fez disso seu objetivo de vida.

O que nós, como autônomos, freelancers ou empreendedores podemos aprender com a Anitta? Continue a leitura e descubra.

Mantenha o foco nos seus sonhos

A primeira lição empreendedora que podemos aprender com Anitta é sobre manter o foco.

Antes de alavancar sua carreira como cantora, ela precisou trabalhar, concluir escola e curso técnico de Administração aos 16 anos, mas em nenhum momento deixou de sonhar.

Ela conta que trabalhava durante o dia e fazia pequenos shows em sua comunidade à noite. Tinha noção da realidade e isso fazia parte do processo para que pudesse chegar aos grandes palcos.

Quando conseguiu se tornar famosa ela deixou de lado seu foco na música? Jamais! Continuou focada em ser cada vez melhor. Continuou focada em ser referência na música.

Nós, como futuros empreendedores, precisamos pegar de exemplo seu foco. A vida acontece no meio do caminho, mas ter em mente o que você quer, quem você quer ser e o que vai fazer para chegar lá deve estar sempre presente.

Tenha um planejamento, mas esteja aberto às mudanças

Para conseguir viver como autônomo é preciso ter muito planejamento, afinal, os lucros são variáveis e a todo o momento podem aparecer imprevistos no caminho.

Por esse mesmo motivo, estar aberto às mudanças torna você um profissional mais tranquilo para as adversidades.

Muitas vezes começamos um plano, está tudo muito bem traçado, mas no meio do caminho coisas melhores aparecem e, se você não tiver disposto a aceitar desafios, pode perder excelentes oportunidades.

É possível ver isso mesmo na carreira da Anitta. Ela não tinha como plano gerenciar a própria marca, mas no meio da sua jornada precisou fazer isso para se satisfazer e ver sua empresa crescer mais.

Aja com determinação para alcançar os objetivos

Ela mesma conta em seu documentário que seu sucesso não foi um fato isolado, foi um conjunto de ações determinantes para que isso acontecesse.

A carreira de autônomo ou empreendedor não é nada fácil, é uma construção diária de ações para chegar aos pontos positivos. Ter resiliência para passar pelas diferentes situações pode ajudar você a seguir esse caminho de uma maneira mais leve.

Tenha seus objetivos claros, trace metas alcançáveis e mude a cada uma que bater. Isso lhe dá motivação para nunca desistir.

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

Prepare-se para críticas, mas não deixe que te derrubem

Se você conhece os primeiros álbuns de Anitta deve saber o quanto ela foi criticada no início da sua carreira. Mas isso não a impediu de desistir dos seus sonhos. As críticas surgem de todos os lados seja lá qual for a sua escolha na vida.

Quando você decidiu ser redatora, por exemplo, deve ter escutado coisas do tipo “mas como você vai sobreviver com isso?” “ninguém mais lê blog hoje em dia”, coisas normais de se ouvir quando você resolve ser freelancer, o que você deve evitar é que isso seja tomado como uma verdade na sua vida.

Anitta fala em uma de suas entrevistas que queria ser lembrada positivamente, mas que no meio de tantas críticas chegou a pensar em desistir. Felizmente sua mãe a lembrou de que aquilo era o sonho dela, não das pessoas que a criticavam e isso fez com que ela seguisse em frente.

O mesmo vale para empreendedores ou autônomos. Você prefere aceitar as críticas e viver a vida que as pessoas julgam ideal para você ou ignorá-las e viver o seu sonho?

Fique atento às tendências do seu mercado

Para estourar com um novo ritmo no Brasil a cantora viajou por diversos países, compreendeu a cultura, foi às festas e escutou o que tocava por lá. Descobriu que o reggeaton estava em alta e trouxe essa experiência em primeira mão.

Participe de eventos, workshops, cursos online ou webinars sobre o seu mercado, já é uma boa oportunidade de estar em contato com tendências e com pessoas experientes, caso você não possa fazer esse tipo de viagem como Anitta fez.

Felizmente hoje, muitas pessoas estão dispostas a compartilhar conhecimento de qualidade gratuitamente na internet. Quem sabe você não tem algum insight sobre seu mercado assistindo esses influenciadores?

Eduque-se

Assim como ficar por dentro do seu mercado é possível até sem sair de casa, o mesmo vale para educação.

Anitta fala abertamente que não tinha noção nenhuma sobre gestão quando resolveu ser a própria gestora da sua marca. Precisou estudar muito, pois não tinha experiência e nem conhecimento para tal função.

Fez, errou muitas vezes, mas acertou tantas outras. Assim é a carreira de um empreendedor, é preciso estudar sempre. Aprender cada vez mais para errar menos e acertar mais, principalmente se você está começando.

No início de uma carreira é bem comum você ser todos os setores de uma empresa, por isso o quanto antes incluir uma rotina de estudos sobre diferentes áreas na sua vida, melhor.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

Faça com as armas que tem

Você acha que o vídeo que colocou Anitta em contato com as primeiras pessoas importantes para a sua carreira foi uma super produção? Não. Era uma gravação simples, mas viram ali um potencial e conteúdo relevante para um primeiro contato, uma aposta no funk.

Você acha que grandes gênios sempre foram assim? Não. Todo mundo começa pequeno, criando o nome com as armas que se tem. Se aprimorando e ganhando experiência, sempre em busca de ser um profissional a cada dia.

Qual é o seu diferencial?

Anitta já estava em alta na sua carreira, mas ainda assim insatisfeita. Ambiciosa, queria mais, queria ser diferente. Incomodada, achando que a sua carreira estava muito parecida com a de outros cantores brasileiros foi em busca de gerenciar ela mesma para poder fazer algo diferente.

Foi quando começou a produzir sua estratégia chamada de Chekmate ao longo de 2017, lançando um hit por mês, de setembro a dezembro daquele ano.

Em 2018, sua marca ficou registrada pelas parcerias internacionais, já para 2019 é continuar com as parcerias lançando ainda mais hits do que seus álbuns anteriores.

Seth Godin, autor consagrado no Marketing, tem o conceito de “Vaca Roxa” onde é preciso colocar algo inovador, diferente, fora do comum em tudo que se faz.

E na sua carreira como autônomo, qual o seu diferencial? Pelo que você se destaca?

Não importa qual seja o seu mercado, ter foco, planejamento, determinação e resiliência ajudam a chegar ao topo, assim como Anitta. Além desses segredos, tem algum outro para compartilhar? Deixe seu comentário.

Pensou em algum outro exemplo da Cultura Pop que pode se tornar um belo artigo para o blog? Então confira o formulário abaixo e escreva para a gente contando sobre esse case! 😉
powered by Typeform