Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 03/02/2017. | Atualizado em 06/06/2018


O alinhamento à esquerda é mais escaneável do que o justificado para leitura na web. Saiba o porquê.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

A maioria dos softwares editores de texto e ferramentas de blog oferecem opções diversas de formatação textual. Se você produz conteúdo para web, o alinhamento do texto é um componente da formatação que você deve usar frequentemente.

Nesse caso, são oferecidas quatro opções: alinhamento justificado, centralizado, à esquerda e à direita. Qual delas você mais utiliza para formatar os seus textos?

Se você tem o hábito de escrever e formatar seus conteúdos utilizando o alinhamento justificado, precisamos conversar!

O alinhamento justificado pode até parecer a melhor opção para o visual do seu texto, pela sensação de organização e uniformidade que produz. Entretanto, essa formatação pode prejudicar – e muito! – a leitura dos visitantes de um blog. Quer saber por que? Continue lendo o post de hoje!

O que é o alinhamento justificado?

O alinhamento justificado é aquele que cria um bloco homogêneo de texto, com as linhas preenchidas totalmente e alinhadas nos dois extremos da página.

Considerando que as palavras têm tamanhos diferentes, a extensão das linhas pode ficar muito desuniforme ao longo do texto.

Uma forma de uniformizar as linhas é adotar o alinhamento justificado na formatação, que aumenta o espaço entre as palavras, usa o hífen para separá-las quando são muito grandes e melhorar a disposição das palavras no espaço.

Como e onde é utilizado?

O alinhamento justificado é muito utilizado em textos impressos, como livros, revistas e jornais. Também faz parte do padrão de normas para formatar trabalhos acadêmicos e artigos científicos.

No momento da diagramação dessas peças, é definida a disposição de cada texto em uma página, levando em conta o espaço disponível, a posição das imagens, artes e outros elementos.

Nos impressos, as fontes podem inclusive ser alteradas levemente para tornar a leitura mais agradável, ficando mais largas ou finas, para reduzir os espaços entre as palavras e melhorar a leitura.

Além de parecer mais organizado e limpo visualmente, o alinhamento justificado funciona bem nos impressos pela flexibilidade do formato.

Ao folhear um jornal ou revista, podemos usar nossos dedos para nos guiar pelas linhas, aproximar ou afastar o papel de nossos rostos, e até dobrar as páginas grandes do jornal para melhorar a visibilidade. Assim, as linhas totalmente preenchidas não nos prejudicam em nenhum momento.

Por que não o utilizar na escrita web?

Na escrita para web a leitura acontece de uma maneira um pouco diferente. Para começar, não é muito confortável aproximar ou afastar um computador de nossos olhos.

Como a tela de um dispositivo tem um tamanho limitado, quanto maior o zoom, menor a quantidade de texto exibida na tela. Com isso, o leitor precisa usar a barra de rolagem, e um texto curto pode acabar demandando mais tempo do que o previsto.

Além disso, blocos massivos de texto em uma página web são mais desagradáveis visualmente. A escaneabilidade é um critério importantíssimo para o sucesso dos conteúdos web, como nós já falamos por aqui algumas vezes.

Ao percorrer a página com um olhar rápido, os blocos quadrados de texto são vistos como um emaranhado interminável de palavras, pouco interessante e nada convidativo.

Assim, o alinhamento justificado pode ser um fator que afasta leitores do seu conteúdo, antes mesmo da leitura começar, por mais que você cumpra outros critérios de qualidade textual.

Por fim, os espaços entre as palavras são um grande problema do alinhamento justificado. O que acontece é que a leitura acaba sendo interrompida por esses espaços, porque o leitor precisa fazer uma pausa para o olhar alcançar a próxima palavra.

Alguns blogs desconsideram essa questão, então é bem possível que você já tenha enfrentado esse desafio de tentar compreender uma ideia parando a cada duas ou três palavras. Por conta dessas questões, o formato mais recomendado para a web é o alinhamento à esquerda.

Por que adotar o alinhamento à esquerda?

A escrita para web deve ser pensada de modo dinâmico. Atualmente, são raros os casos em que uma pessoa apenas lê textos pela tela do computador, tendo em vista as vantagens que os smartphones e tablets oferecem.

É comum que as pessoas leiam enquanto estão no carro ou no ônibus, locais em que o movimento torna bem difícil se guiar entre as linhas. Além disso, as telas dos dispositivos têm tamanhos bem diferentes, e cada navegador exibe as páginas de uma forma.

É impossível prever qual dispositivo ou navegador cada leitor vai utilizar para ler seu texto. Por isso, é necessário agir de forma preventiva, adotando um estilo de formatação que satisfaça, se não todas, a maioria das preferências dos seus leitores.

Estudos de comportamento detectaram um padrão nos olhares dos leitores, mostrando algumas conclusões bem interessantes:

  • Ao se deparar com um texto, o leitor em geral faz uma leitura horizontal das primeiras linhas do conteúdo;
  • Depois de ler essas primeiras linhas, os olhos do leitor passam a ler cada vez menos palavras das linhas seguintes;
  • Por último, os leitores passam a escanear o lado esquerdo do texto, na vertical, dando atenção apenas às primeiras palavras.

Dessa observação, nasceu a Regra do F, chamada assim porque o comportamento do olhar segue o formato da letra F: uma leitura horizontal completa, seguida de uma leitura menor das linhas abaixo, e finalizando com um olhar vertical pela esquerda do texto.

Materiais e conteúdos recomendados:
Como usar palavras-chave: escreva para pessoas, não para buscadores
Conteúdo confiável: o que é preciso para identificar um?
5 assuntos que todo redator deve dominar para se dar bem em 2018
Marketing de conteúdo para não-marketeiros: entenda
A carreira freelancer é realmente para você? Faça o teste e descubra!

Como isto impacta a experiência do leitor?

Seguindo essas descobertas, o formato que mais condiz com o comportamento dos leitores é o alinhamento à esquerda, como o que você está vendo aqui nesse post. O alinhamento à esquerda dá um formato semelhante à letra F ao texto, o que favorece a fluidez da leitura.

Com essa formatação, as palavras não ficam apertadas demais nas linhas, favorecendo uma leitura mais rápida. Além disso, as quebras das linhas são muito mais perceptíveis, tornando desnecessário usar os dedos, a seta do cursor ou outros acessórios para seguir as palavras na tela.

Textos alinhados à esquerda também evitam o desconforto causado pelo alinhamento justificado. O espaçamento igual entre as palavras confere ritmo à leitura, melhorando a experiência do leitor.

Visualmente, o texto formatado à esquerda pode te dar a impressão de desorganização, mas fique tranquilo porque é apenas uma impressão. Na verdade, como você viu por aqui, o alinhamento à esquerda torna a leitura muito mais simples e efetiva!

Você tem outras dicas para a formatação ideal de um texto para web, ou já teve alguma experiência muito ruim com textos mal formatados? Conte para nós nos comentários!

Guia do texto perfeito

Posts populares com esse assunto