Por Mariana Cavadas

Redatora em tempo integral, apaixonada por gatos e viciada em Netflix.

Publicado em 03/07/2020. | Atualizado em 03/07/2020


No mundo freelancer, a mudança constante é uma das únicas certezas. Se você quiser ser um freela de sucesso, chegou a hora de trabalhar a sua adaptabilidade. Saiba como fazer!

Foi em 1973 que Raul Seixas lançou um de seus maiores sucessos: “Metamorfose Ambulante”. Embora os versos do Maluco Beleza tenham algumas décadas, eles permanecem atuais — ainda mais para quem é freelancer. Se você atua por conta própria, é hora de descobrir o poder da adaptabilidade.

Essa competência não tem nada a ver com conhecimento técnico ou especialização e, sim, com o seu comportamento. Por isso é considerada uma das soft skills necessárias do mercado — ainda mais para quem é o próprio chefe.

Já que essa habilidade comportamental tem tudo a ver com o sucesso, separamos o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é a adaptabilidade?

Você já viu como um camaleão muda de cor? De modo simples, ele “processa” a iluminação do ambiente, e o corpo faz com que os pigmentos da pele fiquem de acordo com essas informações. Trata-se de um mecanismo para sobreviver e ter sucesso nas suas caçadas.

No universo freelancer, esse “superpoder” é traduzido pela adaptabilidade. Basicamente, essa característica envolve a capacidade de mudar a forma como você trabalha, de acordo com as exigências de cada momento.

Só que a mudança não acontece sem propósito. A ideia é ser capaz de se ajustar a novas situações, condições ou necessidades. É preciso alinhar as suas prioridades de acordo com cada demanda. Essa qualidade permite priorizar a realização de um ajuste ou daquela tarefa urgente de um cliente de destaque, por exemplo.

Por que a adaptabilidade é importante para um freelancer?

Um bom freela deve ter muitas qualidades, e uma delas é a capacidade de se moldar às situações. Afinal, esse é um dos pontos essenciais para driblar os desafios e aumentar as suas chances de sucesso. Então, que tal entender melhor os benefícios de ser um freela capaz de se adaptar?

Simplifica as mudanças

Mudar requer esforço, e é por isso que ficar parado é sempre mais cômodo. No entanto, a etapa fica especialmente difícil quando você sente que não precisa ou que não deveria passar por esse processo.

Como se transformar é essencial se não quiser ser deixado para trás, ter adaptabilidade torna tudo mais simples. Você conseguirá abraçar as mudanças necessárias e terá melhores resultados com tudo isso.

Mantém a sua relevância

Se já tiver ouvido falar na Teoria da Evolução, de Charles Darwin, sabe que quem sobrevive não é o mais forte e nem o mais inteligente. Na verdade, é o indivíduo que se adapta melhor às condições do ambiente. No mundo dos freelas, é a mesma coisa.

Conseguir encaixar-se em novos cenários e situações faz toda a diferença para se manter atualizado e em alta. Além disso, é uma forma de usar melhor os recursos disponíveis e limitados (como o tempo), o que gera resultados melhores.

Ajuda a encarar as crises

Na maioria das vezes, as crises são acompanhadas de oportunidades por quem sabe aproveitá-las. Enquanto freelancer, você precisa estar preparado para algo que não sai como o previsto ou momentos desafiadores. Ao ter adaptabilidade, é mais simples passar pelas dificuldades.

Se for capaz de alterar sua oferta ou sua forma de trabalhar, por exemplo, poderá alcançar um volume maior de clientes. Ainda terá a chance de diversificar a sua renda e, assim, reduzir os impactos de possíveis problemas.

Aumenta o destaque sobre outros profissionais

Ocupar uma posição de destaque é um dos segredos para ter sucesso como freela. Você precisa vencer a competição para conquistar (e fidelizar) os clientes, por exemplo. Também é uma forma de consolidar o seu nome e fortalecer sua carreira.

Com um bom nível de adaptabilidade, você terá o preparo para topar novos desafios e encarar situações inéditas. Isso permite largar à frente de outros profissionais, o que auxilia o seu posicionamento no mercado.

5 dicas para saber se adaptar melhor no ambiente profissional

A adaptabilidade não é um talento ou uma característica que nasce conosco. Como qualquer habilidade, pode ser desenvolvida com a ajuda dos hábitos certos. Inclusive, vale a pena começar a trabalhar esse ponto desde já. Dê os primeiros passos rumo a essa soft skill com as nossas 5 dicas!

1. Exercite a inteligência emocional

A inteligência emocional faz com que lidemos com nossos sentimentos de uma forma positiva. Como toda mudança gera um pouco de receio e até de medo, é essencial saber conviver com essa sensação para se adaptar mesmo assim.

O exercício da inteligência emocional é fortalecido, principalmente, pelo autoconhecimento. Entenda quem você é, quais são suas qualidades e seus pontos fracos e questione-se sobre o que impede você de mudar. Ao lidar melhor com os próprios sentimentos, será possível abrir o caminho a essa “reorganização”.

2. Pense com criatividade

Não é preciso “inventar a roda” para se adaptar. Na verdade, faz mais sentido usar o que já tem e conhece e fazer as coisas de um jeito diferente. O segredo? Usar a criatividade!

Diante das situações, entenda como você pode agir de forma diferente e sair do senso comum. Pense em novas formas de apresentar seu portfólio, de captar clientes e de comunicar-se com eles. Afinal, ser criativo é um dos segredos do sucesso do freelancer.

3. Esteja sempre atualizado

Quanto mais preparado estiver para os diferentes cenários, menos complicado será adaptar-se a eles. Como conseguir isso? Por meio do conhecimento e da atualização constantes.

Esteja sempre atrás de informações, tendências, novidades e desafios do seu mercado. Fique de olho nas previsões dos especialistas e procure saber o que vem por aí. Estar um passo à frente vai garantir que consiga fazer as mudanças com mais calma e de modo efetivo.

4. Foque os resultados

Sabe aquela ideia do funcionário que sempre fez tudo de certa maneira e pretende fazer assim pelo resto da vida? Pois é, isso não tem nada a ver com ser freelancer, já que novas necessidades surgem o tempo todo. Então, em vez de se apegar ao método de trabalho, foque os resultados.

Entenda que o objetivo é atender às expectativas do cliente e consolidar-se no mercado, mesmo que os meios sejam diferentes em certos períodos. Assim, você consegue se preparar para a mudança, sem perder o foco no que importa.

5. Tenha a mente aberta

Estar aberto ao novo é essencial para realmente desenvolver adaptabilidade. Não é porque algo dá certo agora que não pode ser melhorado ou ser feito de forma diferente no futuro.

É indispensável estar disposto a tentar coisas novas e experimentar outros meios de alcançar sucesso na carreira. Quanto maior for sua disposição em tentar e até em errar, mais desenvolvida será essa qualidade.

Adaptabilidade é uma competência fundamental no mercado de trabalho, inclusive para quem é freelancer. Agora que você já sabe como essa característica funciona, é hora de colocá-la em prática no mercado profissional!

Já que estamos falando em ser freela, aproveite e baixe nosso e-book gratuito. Desvende todos os segredos do trabalho freelancer!

Trabalho FreelancerPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *