Por Marina Alves

Publicado em 26/10/2015. | Atualizado em 16/06/2017


Parece mágica: seu escritor favorito lança pelo menos 300 maravilhosas páginas por ano. Aquela sua amiga que é redatora há muito menos tempo que você já está planejando as próxima viagem com o dinheiro de todos os artigos incríveis que ela entrega diariamente. Seu tio encontrou uma editora e está escolhendo os poemas que irão […]

Parece mágica: seu escritor favorito lança pelo menos 300 maravilhosas páginas por ano. Aquela sua amiga que é redatora há muito menos tempo que você já está planejando as próxima viagem com o dinheiro de todos os artigos incríveis que ela entrega diariamente. Seu tio encontrou uma editora e está escolhendo os poemas que irão para o primeiro livro.

Enquanto isso, você continua aí. Parado. Olhando para a tela em branco e esperando que, em algum momento, as palavras decidam aparecer. Talvez depois de mais um café.

Talvez colocando uma musiquinha de fundo… Não: a criatividade, necessária no trabalho de qualquer redator web, é, antes de tudo, uma maneira de ver o mundo, que começa muito antes de você abrir o editor de textos. Ficou curioso? Entenda melhor:

Inspire-se nas crianças

Você já viu um bebê que não se atentasse profundamente a tudo que acontece ao seu redor? E qual criança cresce sem fazer perguntas e mais perguntas sobre as coisas mais simples do nosso cotidiano?

O mundo dos pequenos é completamente novo, por isso, é importante para eles que a curiosidade esteja sempre ligada no máximo, fazendo com que sejam alunos constantes.

Olhar ao seu redor dessa maneira ajudará a ressignificar as coisas que, de tão frequentes no seu dia a dia, você nem nota mais.E isso é essencial para criar relações inusitadas entre objetos e conceitos e se tornar ainda mais criativo!

Saia da rotina

Falando em dia a dia, é preciso lembrar que um dos maiores inimigos da criatividade é a rotina. Uma pessoa criativa consegue ter tantas boas ideias porque entrou em contato com vários ambientes, pessoas e pontos de vista durante a vida.

O que ela tem, portanto, é uma bagagem maior de experiências, que serão combinadas nas horas em que é necessário inovar. Portanto, vá além da sequência casa-trabalho-casa.

Viaje para um lugar o qual você nunca foi. Mude seus hábitos alimentares por uma semana. Faça aulas de yoga, francês, origami. De repente, você verá que uma lei da física pode ser perfeita para servir como metáfora naquele seu texto sobre marketing digital.

saia_da_inercia-750x200

Permita o erro

Uma das causas mais comuns de uma página sempre em branco é o medo de que o texto fique ruim. Afinal, se o texto foi delegado a você, é porque confiam na sua capacidade de escrevê-lo e, por isso, você não pode deixar a desejar.

O problema é que esse tipo de pensamento acaba criando um medo muito grande de escrever algo ruim, ou mesmo de tentar ousar um pouco mais no texto. Mas acabamos nos esquecendo de que um texto ruim é melhor do que texto nenhum — basta consertá-lo. Portanto, vá em frente e escreva!

Descanse

Você provavelmente sabe o que várias noites maldormidas acumuladas fazem com sua capacidade cognitiva. Seu cérebro está tão ocupado tentando manter suas funções básicas que não sobra energia para ter boas ideias. Além disso, é durante os momentos de descanso que você faz conexões entre ideias antes desconexas, a matéria-prima da criatividade.

Escreva assim mesmo

Mesmo que as ideias não venham de maneira alguma, não deixe que isso se torne desculpa para a procrastinação. Afinal, a criatividade é importante, mas mais importante ainda é entregar um texto claro e informativo no prazo certo.

Se você não consegue ter boas ideias de jeito nenhum, finja que consegue. Escreva assim mesmo. Eventualmente, elas virão. E você, tem mais alguma dica para adicionar a essa lista? Qual é o seu segredo pessoal para conseguir ter boas ideias?

 

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *