Por Gleice Sousa

Publicado em 18/05/2020. | Atualizado em 27/05/2020


Precisa ou quer trabalhar de casa e está com dúvidas de como montar um home office funcional? Então continue a leitura desse artigo e coloque em práticas as nossas dicas!

Trabalhar em home office não é apenas passar o dia trabalhando com um notebook deitado na cama. É importante ter uma boa delimitação e organização do seu ambiente de trabalho em sua residência para que a sua produtividade seja maximizada.

Neste post, daremos algumas dicas de como montar um escritório home office funcional, para que você consiga trabalhar com tranquilidade e foco, assim como se estivesse em uma empresa fisicamente.

1. Separe um local para o seu home office funcional

Trabalhar na cama ou no sofá pode parecer tentador, entretanto, não é nada funcional: seu corpo já está acostumado a relaxar quando fica nesses lugares, fazendo com que a sua produtividade seja reduzida.

Por isso, separe um cantinho especial na sua casa para servir de home office. Assim, quando você estiver nele, seu corpo e mente estarão mais focados em trabalhar e ser produtivo.

É importante que o cômodo escolhido seja sossegado e tenha o mínimo de distrações possíveis. Caso você more com outras pessoas, tente separar um espaço em que os demais moradores não transitem com frequência.

2. Invista em uma boa cadeira e mesa

É importante que o local escolhido para ser seu escritório em casa também seja confortável, afinal, você ficará um bom tempo sentado trabalhando e não pode ficar desconfortável, já que isso poderá atrapalhar o seu rendimento e até mesmo fazer mal para a sua saúde.

Adquira uma cadeira que tenha regulagem de altura e que seja confortável. Além disso, procure uma mesa da altura ideal e que tenha espaço para acomodar o seu computador e demais itens necessários no seu dia a dia profissional.

Para a mesa, escolha um modelo que tenha uma largura maior do que o espaço ocupado pelo monitor, além dele ficar a pelo menos um braço de distância do seu corpo. O mouse e o teclado também precisam ficar na mesma altura.

3. Organize o espaço

Você já montou o seu escritório em casa, começou a trabalhar e percebeu que o seu espaço de trabalho virou um caos em poucos dias. Trabalhar em um local bagunçado não é nada legal, já que você terá mais dificuldade em encontrar o que precisa, além de não ser visualmente estimulante para manter você focado.

Tire um período antes ou após o seu expediente para limpar e organizar toda a sua mesa. Separe os objetos que serão necessários naquele dia ou no dia seguinte e deixe tudo disposto de maneira bem visível.

Outra dica é adicionar um pequeno lixeiro em cima ou ao lado da mesa, para que você possa descartar mais rapidamente os papéis e outros tipos de lixo, evitando deixá-los sobre o home office ou ter que se levantar para descartá-los, o que pode comprometer seu foco.

Powered by Rock Convert

4. Tenha atenção com a iluminação

Para ter um home office funcional, é necessário que o local seja bem iluminado, já que ambientes mais escuros podem deixar você um pouco mais preguiçoso, além de dificultar encontrar objetos em algumas situações.

Caso não tenha uma boa iluminação natural ou uma lâmpada por perto, você poderá utilizar luminárias ou abajures para conseguir uma boa iluminação. Para quem quer economizar energia, a dica é trabalhar perto de uma janela.

Sabe aquele reflexo chato que vez outra aparece na tela do computador? É possível resolver esse problema investindo em uma iluminação aérea e atrás do monitor. Essa iluminação indireta não somente evita esses reflexos, mas também impede a fadiga visual.

5. Confira a ergonomia

Trabalhar com a postura errada ou em uma cadeira que não seja confortável pode trazer sérios danos à sua saúde e coluna. Por isso, é importante investir na compra de equipamentos adequados para o trabalho em uma empresa, além de prestar atenção na sua ergonomia.

Na hora de comprar a sua cadeira, verifique se ela tem braços, controle de altura, inclinação do encosto e rodízio. Na hora de regulá-la, deixe em uma altura na qual seus pés fiquem apoiados no chão.

Certifique-se de que seus antebraços fiquem apoiados nos braços da cadeira, mas de uma maneira cômoda, para facilitar a digitação e evitar lesões nos pulsos (ou que eles apresentem tensão). Ao não tomar esses cuidados, você poderá ser impedido de cumprir suas atividades por conta das dores e incômodos.

6. Evite acúmulos

É comum que os home officers de primeira viagem acabem colocando diversos itens que poderão ser utilizados futuramente, mas acabam ocupando muito espaço ou nem são utilizados.

Procure seguir padrões mais minimalistas e deixa na mesa apenas o que realmente está sendo utilizado no seu trabalho. Assim, você terá um local mais limpo e organizado para trabalhar a todo vapor.

Assim, colocando em prática as nossas dicas de como ter um home office funcional, você trabalhará de maneira mais produtiva em sua residência, além de ter uma saúde e postura em bom estado!

7. Se planeje para as visitas

Trabalhar em casa significa que o seu escritório está alocado na sua residência, ou seja, talvez você precise lidar com situações profissionais como a visita de chefes, clientes ou colegas de trabalho.

Por isso, procure deixar o ambiente bastante organizado e com uma aparência profissional, além de oferecer todo o conforto possível —  como cadeiras apropriadas e pequenos lanchinhos, caso seja uma visita mais longa.

8. Leve alegria para o seu ambiente de trabalho

Não é porque você está trabalhando que o seu espaço de trabalho não pode ser divertido e inspirador. Na verdade, trazer um pouco mais de cor para o seu home office fará com que você se sinta incentivado a ser mais produtivo.

Coloque alguns objetos de decoração na sua mesa ou pinte uma parede com uma cor de que você goste. O azul, por exemplo, favorece a sensação de confiança, e o verde estimula a criatividade. Outra cor que pode ser utilizada é o laranja, que ajuda a levantar o astral do cômodo.

Quer mais conselhos de como criar o seu home office perfeito? Baixe nosso e-book e confira o nosso passo a passo de como montar o ambiente de trabalho perfeito em casa!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto